sexta-feira, 29 de julho de 2011

Doutores do Riso Curativo



O grupo formou-se em 2003, com a origem da Dellart Teatro Escola - que oferecia Oficinas de Teatro Livre Infantil, Jovem e Adultos na cidade de Guarulhos, bem como aulas de dança - tendo como finalidade produzir arte na cidade de Guarulhos.

O primeiro espetáculo que a Dellart Teatro Escola produziu em suas oficinas foi "Profanu Medievo", uma peça Medieval de autor anônimo, com linguagem de teatro de rua, linguagem essa na qual o grupo se especializou justificando, inclusive, o nome da Escola. Daí por diante foram vários os espetáculos produzidos pela Dellart Teatro Escola, como: "Os Saltimbancos" (2004); "Amor por Anexis" (2004); "A Revoluação das Mulheres" (2005); "Romeu e Julieta" (2005); "Quem casa quer casa" (2006); "A Cinderela que não era bela por ser branca demais" (2006); e "A Farsa do Advogado Pathelin" (2007). Espetáculos que estiveram em cartaz na sede da escola na Rua Abrahan Linconl, no anfiteatro da Biblioteca Municipal de Guarulhos, Teatro Nelson Rodrigues e no Teatro Adamastor (no Centro de Guarulhos), assim como várias apresentações de rua. Esses trabalhos consolidaram o grupo.

Já em 2005, a Dellart Teatro Escola migra seu trabalho para as ações clownescas, dos Doutores do Riso Curativo, onde já há 6 anos realiza visitas aos leitos hospitalares infantis pelos Doutores Palhaços.

Em 2009, o Projeto dos Doutores do Riso Curativo é contemplado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e tem como empresas parceiras já de imediato, a Verbo e Ação Projetos de Comunicação e a Verde Letra Editorial.

Produziu, já como Doutores do Riso Curativo, várias peças: "O que aconteceu com Peter Pan?" (2009); "Política, Educação, Cultura e Religião - A saga" (2009); "O Picadeiro que é o fim da picada" (2009); "Convenção Médica - Uma comédia" (2010); e "Descanso Médico" (2011).

Realiza oficinas de clown para iniciantes e para pessoas que se interessam pelo voluntariado, sempre com apresentação final com peças: "O nascimento dos Clowns" (2010); "Como é possível?" (2011); "Palhaçada reunida" (2011); "O que eu faria?" (2011).

Ainda em 2010, tem mais um projeto aprovado pelo Funcultura - Lei de fomento à cultura na cidade de Guarulhos, e produz o espetáculo de rua itinerante: "Profanu´s nas ruas da cidade" (2010), percorrendo mais de 20 praças e parques de Guarulhos, além de uma temporada no teatro em 2011, tendo como cenário uma vila medieval e uma carroça com mais de 4 metros de altura.

É coordenado por Estefânia Zonaro, diretora, atriz e clown, formada pela FPA com mais de 15 anos de experiência na produção sócio-cultural.



ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Espetáculo "Descanso Médico"
(Dia 20 de Agosto - 15h)
Traz ao palco as peripécias desses médicos especialistas em patologias, porcologias, marrecologias, gansologias e besteirologia, e que saíram de férias. Hospedados no Hotel Maksoud Piada, encontram as mais diversas maneiras de rir de si e dos outros. Claro que não deixam de trabalhar nunca pois, mesmo em férias, eles “lançam” seu mais “novo lançamento”: O PACderme, o protetor solar que vai revolucionar o seu conceito em tomar sol. Você não pode perder!



Um comentário:

  1. Doutores do Riso, parabéns, e que Deus abençoe o trabalho que vocês estão fazendo!
    Leiam no meu Blog O DÍZIMO, A BÍBLIA E A ERA DA GRAÇA, endereço ─ www.odizimoabibliaegraca.blogspot.com , no qual faço singela homenagem ao trabalho de vocês no parágrafo de número 115.
    Atenciosamente JORGE VIDAL

    ResponderExcluir