sexta-feira, 29 de julho de 2011

Grupo de Teatro Arte Jovem


O Grupo de Teatro Arte Jovem deu início a suas atividades no dia 10 de junho de 2006, como um projeto para o Programa Escola da Família. Com pouco mais de dois meses montando o espetáculo "Clarão nas estrelas", de Vladimir Capella, juntou-se ao Grupo Arte Mirim - um projeto paralelo com crianças de oito a doze anos.

Iniciou-se, então, uma nova montagem do espetáculo “A Era do Poder”, de autoria própria, que retratava as relações entre traição, amizade e amor em meio a uma disputa entre o bem e o mal. “A Era do Poder” traz estes temas de forma leve, com personagens do mundo imaginário do público infantil, como fadas, duendes, bruxas e bruxos, seres que, desde muito cedo, habitam nossa mente.

Entre essas montagens, o Grupo de Teatro Arte Jovem trabalhou um pouco do riquíssimo folclore brasileiro, com peças como “A história do Bumba-meu-boi”, “O livro de lendas da Dona Carochinha” e fazendo participações em peças montadas pelo Grupo de Teatro Arte Mirim.

No começo de 2007, foi lançado ao Grupo o desafio de montar o espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado. Que, utilizando-se da fábula, fala sobre o amor entre seres diferentes, preconceito, o falso moralismo, entre outros temas que podem facilmente ser identificados na obra já adaptada por Vladimir Capella. No entanto, por ser um texto com direitos autorais, cabia ao Grupo Arte Jovem fazer sua própria releitura. O resultado foi apresentado na MAC 2007 no mês de julho. Um mês depois, também foi apresentado "A Era do Poder" no mesmo evento.


No mês de abril de 2007, o grupo iniciou uma parceria com o “Operação Cidadania”, um projeto da Secretaria de Assistência Social que visa levar arte, informação e serviços às comunidades de bairros carentes na cidade de Guarulhos. Nesse projeto, o grupo levou a sua montagem de “Gato Malhado” para escolas de diversos bairros, inclusive com apresentações no Poupatempo Guarulhos, recebendo, posteriormente, convite para apresentação em um evento voltado para as crianças no CIC (Centro de integração e cidadania) no bairro dos Pimentas.

No ano de 2008, o grupo se focou na pesquisa do “ser” em suas variadas formas, tentando trazer para o corpo todas as angústias do ser humano e mostrar a subjetividade que há em cada pessoa.

Assim, o grupo recebeu a proposta de trabalhar com poemas do poeta guarulhense João José de Macedo que acabara de lançar seu livro “Sombras do Crepúsculo”. A princípio, o grupo trabalhou apenas com poemas de forma a vivê-los tendo como proposta o “ser sombra” e o “ser crepúsculo” e a significância disso. Ao decorrer dos meses, essa mesma intervenção foi adaptada e melhorada, de forma que, inspirada na obra do poeta, foi escrito um novo texto que ainda leva o nome “Sombras do Crepúsculo”, visando o estudo mais aprofundado de todas as angústias e sentimentos envolvido no ser humano. A peça foi vencedora da Mostra de Artes Cênicas de Guarulhos (MAC 2008), na categoria vocacional.

Em 2009, o Grupo aprimorou e continuou trabalhando com o espetáculo "Sombras do Crepúsculo" na cidade de Guarulhos, com ocupação de teatros.

Em 2010 participou da I Piracema, organizada pela Cia. Teatral Um Peixe.

Em 2011, o Grupo aprofundou sua pesquisa em tormentos humanos e iniciou uma caminhada dentro de experimentações com improvisos.

Também em 2011, no dia 25 de Junho, o Grupo Arte Jovem faz sua ultima apresentação do espetáculo “Sombras do Crepúsculo” no auditório 8 do Centro Cultural Adamastor, no centro de Guarulhos, encerrando, assim, mais um ciclo e formatando seu elenco.



ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Espetáculo "Experimento 1: 100 Direção, 100 Sentido!"
(Dia 20 de Agosto - 19h)
Trata-se de um experimento, onde o foco é o sentimento causado no ator pela imagem, som, e elementos contidos no espaço e em objetos cênicos, sendo o ator um próprio objeto desse espaço, Sendo assim, cada ator torna-se personagem ímpar de si mesmo, trazendo à tona suas mazelas e interferindo no improviso do outro.

Mesa-redonda "A vivência do ator e sua influência no processo criativo"
(Dia 27 de Agosto - 17h)
Sendo o ator-criador, peça indispensável dentro de um esquema de teatro livre, qual é a real interferência de suas vivências e experiências adquiridas para o processo de criação e qual a interferência de sua maturidade dentro desse processo?



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário