sexta-feira, 29 de julho de 2011

Grupo Vital



O Grupo Vital nasceu em 26 de novembro de 1990 pela preocupação de sua fundadora, Elisabeth, com os jovens da periferia da Zona Sul de São Paulo. Sua filha tinha como costume reunir amigos no quintal de casa aos finais de semana para ouvir músicas. Com o passar do tempo, Elisabeth foi percebendo que aquele grupo de jovens aos poucos desaparecia.

Perguntado o porquê, sua filha relatava "Aquele foi preso, o outro morreu trocando tiro com a polícia, a outra engravidou e saiu até da escola" e assim por diante. Elisabeth falou mal dos governantes, dos pais, não poupou nem mesmo Deus e, de repente, pensou "de que adianta? Vou é fazer alguma coisa pra mudar, se não o mundo, pelo menos parte dele".

Assim surgiu o Grupo Vital. Aproveitando alguns textos que, desde os 16 anos, ela escrevia, transformou em peças teatrais e começou a apresentar ali mesmo na laje de sua residência. O trabalho fluiu e o grupo começou a apresentar em casas de cultura, hospitais, escolas, teatros, CEUs, bares, praças, bibliotecas, festas de rua, enfim, todos os locais para onde eram convidados.

Em 2005, participou do festival de teatro Semearte, onde obteve o prêmio de atriz revelação e duas indicações de melhor atriz.

Em 2006, participando do FESTCAL (Festival de Teatro do Campo Limpo), recebeu premiação de ator coadjuvante, duas indicações de melhor atriz, cenário e coreografia. Ganhou também certificados de honra ao conjunto de obras e participação no festival.

O Grupo Vital não possui patrocínio e nenhum tipo de ajuda, porém sobrevive "aos trancos e missas". O teatro é apenas conseqüência de seu trabalho que vai muito além. Seu objetivo é formar seres humanos melhores. Mostrar aos jovens que eles tudo podem, que têm o livre arbítrio de escolher seu destino, que a cultura é a porta escancarada para seu desenvolvimento e evolução.


ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Intervenção "Thriller"
(Dia 6 de Agosto - 14:30h)
Esse ano o grupo está trabalhando e pesquisando dança. Com isso, contam com o coreógrafo Diego Lima, que integrou e ajudou a fundar a Cia de dança Trapos e Farrapos. Por fazer cover de  Michael Jackson, Diego apresentará a coreografia Thriller.

Espetáculo "O sapato malhado e os recicláveis desprezados"
(Dia 6 de Agosto - 19h) 
O "Sapato malhado" traça uma radiografia patética do ser humano e o desprezo pelo lixo que fabricamos no decorrer da vida e descartamos sem nenhuma preocupação de qual será seu destino e o mal que causará a nós mesmos. O espetáculo reflete, com  hora humor e hora tragédia, a preocupação e responsabilidade que devemos ter com o lixo que se acumula no planeta de forma assustadora e insana.

Mesa-redonda "Desprezáveis ou recicláveis?"
(Dia 20 de Agosto - 17h)
O Grupo Vital está se empenhado em estudar profundamente o projeto que virou moda nesses últimos anos. SUSTENTABILIDADE. Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados. Qual a solução que estamos encontrando para lâmpadas queimadas, óleo doméstico usado, lixo hospitalar, bateria de celulares, pneus, esgotos que são derramados nos rios? Garantir os recursos naturais necessários para as próximas gerações virou ponto de honra para o Vital e queremos abordar e passar o que estudamos sobre o assunto, colaborando para a manutenção de recursos naturais e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário