sexta-feira, 29 de julho de 2011

Grupo Os Seres



O Grupo Seres surgiu em março de 2008, no “Centro Cultural Jacob Salvado Zveibil”, através do Programa Teatro Vocacional, cuja finalidade é desenvolver a vocação artística para o teatro em jovens e adultos. A artista orientadora do grupo foi Valéria Lauand, que acreditou e deu apoio aos jovens após cumprir sua temporada junto à companhia. O primeiro contato dos Seres com o palco foi na encenação de “Céu & Inferno” onde uma garota, ao saber que iria morrer no tempo de 60 minutos, precisaria decidir entre ir para o Céu ou o Inferno para descansar de sua jornada na terra. A história surpreende a todos em um grande e envolvente mistério.

O segundo trabalho surgiu através de depoimentos dos atores, registrados em diários de quando eram crianças. O grupo tirou de lá seus medos esquecidos (o medo da chuva, da escuridão, de perder a liberdade) e assim nasceu o espetáculo “Qual é o seu Medo?”. Em 2009, três células desse grupo (Leandro Costa, JhOo D'Oliver e Chico Tomaz) resolveram homenagear Valéria Lauand com o espetáculo “Vestir o Pai”, de Mário Viana.

O que era para ser apenas uma homenagem acabou se espalhando e transbordando quando o grupo entrou para o programa “Toda Terça Tem Teatro”, apresentando-se em 7 CEUs da Cidade de São Paulo e no CCJ (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso), onde tiveram o grande prazer de conhecer grandes artistas como Teca Espera, Walter Portela, Roberto Morettho, entre outros. Em 2010, continuou seu antigo trabalho com "Qual é o seu Medo?" enquanto estudava outros projetos.

No começo, Os Seres contavam com 44 integrantes, mas essa corrente foi sendo quebrada quando algumas células começaram a se despedir do palco. Hoje, o grupo possui 9 integrantes que agora, em 2011, começaram os ensaios de mais um espetáculo: “Cabaré – Clarice Taylor Parffur”, escrito por JhOo D'Oliver e Chico Tomaz. O espetáculo tem tudo para ser um belíssimo musical, tornando-se “perigoso para quem vive e delicioso para quem sente”.


ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Espetáculo "Vestir o pai"
(Dia 6 de Agosto - 15h)
Vestir o pai trata do relacionamento de uma família composta por Alzira, esposa e mãe dedicada à família, e seus dois filhos, Regina e Júnior, no momento em que o patriarca esta à beira da morte. A cena, que teria tudo para possuir um forte potencial dramático, é transformada em comédia quando, no quarto ao lado, os filhos Regina e Júnior e a futura viúva Alzira tentam decidir qual roupa o homem utilizará no caixão. A escolha acaba por trazer à tona os interesses mesquinhos na herança, o passado da família e alguns aspectos das relações familiares.

Intervenção "Cabaret Clarice Taylor Parffur"
(Dia 27 de Agosto - 14:30h)
A peça trata da vida de algumas meninas que entraram para a prostituição. Umas, por necessidade, outras, por prazer, abordando a questão das escolhas e preconceitos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário