domingo, 11 de março de 2012

Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012 - Segundo dia

Ontem, dia 10 de Março, iniciamos as aulas propriamente ditas da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012. Agora, vamos a um pequeno resumo do dia.

Oficina Técnica - Figurino
Alunos entretidos na aula de Figurino
A primeira aula do dia foi de Figurino, com a coordenadora do Núcleo de Figurino & Maquiagem da Cia. Teatral Um Peixe, Luanda Mangeni. Como trataremos de uma linguagem específica em nossa oficina, não teria sentido começar com uma aula prática de figurino. Por isso, este primeiro dia foi destinado a um estudo histórico do teatro universal, abordando o que é considerado o início da representação: o ritual. A partir do estudo do xamanismo, falou-se sobre a "proto" invenção dos muitos elementos que compõem a representação: espaço cênico, maquiagem, indumentária, sonorização, iluminação, cenografia, texto e a própria interpretação. Por fim, foi pedido aos alunos que, divididos em grupos, pesquisassem esses elementos da representação em quatro religiões: Cristianismo, Islamismo, Budismo e Candomblé. O resultado da pesquisa será apresentado no dia 24/03.

Expressão Corporal
Exercício dos Oitos
Depois, foi a vez de Danilo Gomes, o preparador corporal do grupo, assumir o comando com suas aulas de expressão corporal. Os artistas-aprendizes tiveram, então, seu primeiro contato com o exercício dos oitos e, em seguida, com o conceito de desequilíbrio. Mais importante que isso, foi salientado, em diversos momentos, o cuidado e o respeito com o corpo (o seu e o do outro), mostrando que a intenção dessas aulas não é machucar ou "torturar" o aluno, e sim despertar a consciência corporal, a noção de espaço e as possibilidades do corpo enquanto ferramenta. Educar o corpo e ultrapassar limites (muitas vezes impostos pelo racional) são duas metas dessas aulas.

História e Interpretação
Exercício de relação de olhar em 10 tempos
Por fim, os artistas-aprendizes tiveram sua primeira aula de História do Circo-Teatro e Interpretação Circense com o diretor André Domicciano. O tema trabalhado foi o conceito de "Não pensa, faz!". Em primeiro lugar, propôs-se uma pequena discussão acerca do eterno conflito "Palhaço x Clown", onde foram levantadas diferenças significativas na técnica de criação destes personagens: o primeiro, uma criação arquetípica externa; o outro, interna. Para o estudo do Circo-Teatro, é de extrema importância que o artista-aprendiz entenda essa diferença, já que nos valeremos exclusivamente de construções externas. Também foi falado sobre as características e os tipos de palhaços, dando ênfase à dupla cômica: Clown (Branco) e Excêntrico (Augusto). Em seguida, partimos à parte prática, trabalhando os extremos do ator: pés e olhos. Para finalizar, dois exercícios básicos: Quadro de Cena (para introduzir questões de posicionamento de palco) e Foto (para quebrar de uma vez a questão do racionalismo).
Foto "Roubando hóstia na Igreja" 

Na próxima aula, os artistas-aprendizes terão Oficina Técnica de Cenografia e assistirão ao filme "Os Palhaços", de Federico Fellini, seguido de debate e análise.

Sejam todos muito bem-vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário