sexta-feira, 23 de março de 2012

[INFORME] Ao mestre, com carinho!

Hoje, dia 23 de Março de 2012, tivemos a tristeza de ver mais um de nossos mestres partir!

Aos 80 anos, Chico Anysio, um dos maiores (senão O maior) humoristas desse país, nos deixou. Ficar, nesse momento, remoendo os porquês de sua morte ou contando sua história seria chover no molhado. A notícia já está dada, a manchete estampada. Chorar também não é uma opção. Não. Não para esse verdadeiro gênio do riso.

Neste momento, devemos celebrar a vida de Chico Anysio, que tanto nos ensinou! Ao lado de grandes artistas como Dercy Gonçalves, Zé Trindade, Grande Otelo, Oscarito, Zezé Macedo e tantos outros, este cearense de Maranguape nos encantou e divertiu. De humor inteligente, extremamente rápido e perspicaz, Chico Anysio ficou conhecido pelos seus muitos personagens. Ao todo, foram 209, um completamente diferente do outro, tanto na voz, quanto no aspecto. Uma escola viva de interpretação e construção de personagens. Todos se lembram de Alberto Roberto, Professor Raimundo, Coalhada, Painho e, meu predileto, Bento Carneiro. E como não lembrar? Foram personagens que ocuparam boa parte de nosso imaginário infantil (até os mais novos devem se lembrar, pelo menos, da "Escolinha do Professor Raimundo").

Hoje à tarde, ao saber de seu falecimento, escrevi uma pequena mensagem em meu facebook, a qual transcrevo abaixo:

"Mais um mestre nos deixa. E agora? Cada perda que temos nos traz uma sensação de responsabilidade. Quem ficará em teu lugar, mestre? Será que essa nova geração de artistas honrará teu nome? Será que seremos bons o bastante? Sábios o bastante? Dignos? Nós, da Cia. Teatral Um Peixe, partidários de um humor puro e ingênuo, lamentamos mais esta lacuna que aparece em nosso meio. E é em teu nome, Chico Anysio, que prometemos estudar cada vez mais. Nunca seremos como você. Mas tentaremos dar o nosso melhor! É o mínimo que você merece de nós, artistas. Somos seus herdeiros!"

E é com essa singela homenagem que desejamos a você uma boa subida, mestre! Sabemos que você finalmente se reuniu com tantos bons amigos perdidos no decorrer dessa jornada. 

Por fim, vale citar um de seus inúmeros personagens - Professor Gavião:

"O humorismo é uma coisa muito fácil de se fazer: tem que ser discreto." 

Chico, você nos ensinou em todos os momentos, mestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário