segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012: Cenografia

A oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" diferencia-se de outras oficinas por oferecer aos artistas-aprendizes uma formação básica completa. Nos 9 meses de oficina, os alunos recebem aulas de História do Circo-Teatro, Interpretação Circense, Expressão Corporal e Técnicas de Acrobacia, Expressão Vocal, Figurino, Maquiagem, Cenografia, Iluminação e Música.

Ao final do processo, os artistas-aprendizes realizam uma montagem completa de um espetáculo circense, preparando seu próprio figurino, cenário e maquiagem. Dessa forma, após formados, os artistas-aprendizes são considerados aptos a seguir seus estudos participando de algum grupo de circo-teatro ou criando sua própria cia. e realizando seus próprios projetos.

Hoje, falaremos mais detalhadamente das aulas de Cenografia.
Aula de Maquete
Aula de Maquete
Aula de Maquete

Antes de mais nada, é importante salientar o que definimos por "Cenografia". O Dicionário do Teatro Brasileiro (Perspectiva, 2ª ed., 2009) cita os mestres Gianni Ratto e Cyro del Nero (dois dos nossos maiores cenógrafos), definindo "Cenografia" com a expressão "grafia de cena". A função da cenografia, entretanto, não é especificamente técnica (a esta chamamos "cenotecnia" ou "cenotécnica") e, sendo assim, citamos Pamela Howard para uma melhor definição: 

"Cenografia é o espaço cênico dramatizado [...]. Dramático no sentido de encontrar uma atmosfera, comover por meio do espaço. Ser teatral. Um espaço só se torna cenografia quando inserido num contexto dramático, em cena, com a presença de uma narrativa, de atores, de luz e de som" (HOWARD, 2002, p.13).


Elemento cenográfico: a fabulosa máquina do Inglês Maquinista 
É dentro dessa visão que os artistas-aprendizes da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012 exercitarão as técnicas de Cenografia. As aulas abordarão desde os diferentes tipos de espaço cênico e de cenografia (iconográfica, pictográfica etc.) até algumas técnicas de cenotecnia, como o estudo de textos circenses, a elaboração de um projeto cenográfico, a construção de maquetes e a confecção de elementos cênicos.


Confecção de bonecão

As aulas serão ministradas pelo coordenador do Núcleo de Cenografia da Cia. Teatral Um Peixe, Plínio Garcia, ganhador do prêmio de melhor cenografia no I Festival de Teatro de Cerquilho com o espetáculo "A Mansão Veit" e indicado ao mesmo prêmio no VIII Festival de Cenas Curtas de Sumaré e no 3º Festival de Teatro Cidade de São Paulo com o espetáculo "Eles são Seis Cômicos".

Ao final do curso, os alunos confeccionarão seu próprio cenário, figurino e maquiagem
Venha estudar com um grupo que é sinônimo de qualidade! Fala a verdade: oficina gratuita com tudo isso você nunca viu, né!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário