domingo, 15 de janeiro de 2012

Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012

REGULAMENTO


I – APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS


Art. 1º - A Cia. Teatral Um Peixe, com o apoio do Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil, realizará a 3ª edição do ciclo de Oficinas “Redescobrindo o Circo-Teatro” de 03 de Março a 08 de Dezembro de 2012, sempre aos sábados, das 8h às 12h. As oficinas são gratuitas e têm como objetivo: a) a comunicação do gênero Circo-Teatro, sua história e suas características; b) a formação de público e novos agentes culturais; e c) o estabelecimento e manutenção de um público que se interessa em fazer e discutir teatro. Para tanto, serão disponibilizadas 40 vagas cuja seleção encontra-se discriminada no artigo 5.

Art. 2º - A Oficina “Redescobrindo o Circo-Teatro” compreenderá as seguintes atividades:
·     História do Circo-Teatro;
·     Interpretação circense;
·     Expressão corporal e vocal;
·  Oficinas técnicas de cenografia, figurino, maquiagem, iluminação e música para teatro;
·     Análise e interpretação de textos circenses;
·     Montagem de conclusão de curso. 

II – INSCRIÇÕES E SELEÇÃO


Art. 3º - A Oficina “Redescobrindo o Circo-Teatro” disponibilizará 40 vagas para o ano letivo de 2012. Os interessados devem possuir 16 (dezesseis) anos ou mais, sem a necessidade de experiência em circo ou teatro.

Art. 4º - As inscrições estarão abertas de 16 de Janeiro a 20 de Fevereiro e deverão ser feitas através do blog da Cia. Teatral Um Peixe (http://ciateatralumpeixe.blogspot.com) mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição. As fichas preenchidas deverão ser encaminhadas para o email ardalpha@ig.com.br.

Art. 5º - Caso o número de inscritos supere o número de vagas, a seleção dos artistas-aprendizes se dará por meio de sorteio realizado no dia 25 de Fevereiro. A lista de convocação e de suplentes será divulgada no mesmo dia no blog supracitado.  

Art. 6º - A matrícula será efetivada presencialmente no dia 03 de Março, às 8h. O selecionado deverá estar munido de documento oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação etc.) e duas fotos 3x4.

Art. 7º - A ausência no dia 03 de Março será entendida como desistência do selecionado e sua vaga será transmitida a um suplente, obedecendo a ordem pré-estabelecida no dia do sorteio.

Art. 8º - A convocação dos suplentes se dará no dia 03 de Março via e-mail. O selecionado deverá comparecer ao Centro Cultural do Jabaquara no dia 10 de Março, às 8h, com os documentos citados no artigo 6º, devidamente trajado para a execução de atividades físicas e de posse dos materiais pedidos nos artigos 14, 17 e 18.

Art. 9º - Não haverá nova convocação após o dia 10 de Março, tendo as vagas sido preenchidas ou não.

Art. 10º - Os selecionados menores de idade deverão entregar, no ato de matrícula, autorização dos pais ou responsáveis autenticada em cartório.

III – REALIZAÇÃO


Art. 11º - Todas as atividades da Oficina “Redescobrindo o Circo-Teatro” serão gratuitas (salvo atividades de campo, como idas ao teatro ou ao circo). É de responsabilidade do aluno a compra e manutenção de materiais para as disciplinas de maquiagem, figurino e cenografia.

Art. 12º - As atividades serão realizadas nas dependências do Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil (Centro Cultural do Jabaquara), localizado à Rua Arsênio Tavolieri, 45, Jabaquara, São Paulo/SP, Telefone: (11)5011-2421, sempre aos sábados das 8h às 12h.

Art. 13º - As aulas compreenderão, sempre, preparação vocal e corporal, aulas de história e interpretação, e atividades técnicas (cenografia, iluminação, figurino, maquiagem e música) de acordo com a programação divulgada no início das oficinas.

Art. 14º - Os artistas-aprendizes deverão trajar roupas adequadas para exercícios físicos intensos: short, bermuda, calça de moleton, camiseta, regata. Proibido o uso de calças jeans, vestidos, saias, minissaias e roupas com decotes; Levar um par de chinelos para locomover-se pelo espaço sem a necessidade de ficar calçando o tênis.

Art. 15º - É proibido sair durante os exercícios para ir ao banheiro ou beber água. Sugerimos que cada aluno leve sua própria garrafa de água.

Art. 16° - Todo e qualquer objeto pessoal é de RESPONSABILIDADE do aluno. Evite deixar bolsas, mochilas e demais pertences espalhados pelo local.

Art. 17º - Levar sempre uma toalha e outros itens de higiene pessoal que o artista-aprendiz julgar importantes.

Art. 18º - Levar um caderno, agenda, caderneta ou bloco de anotações, além de lápis, borracha e caneta para anotar conteúdos teóricos, tarefas para casa, indicações de livros, filmes e espetáculos.

Art. 19º - Chegar com quinze minutos de antecedência para ir ao banheiro, se trocar e conversar com os colegas. A oficina começará pontualmente às 8 horas.

 

IV – INFORMAÇÕES


Centro Cultural do Jabaquara: (11)5011-2421 (Almir ou Fátima)
Cia Teatral Um Peixe: (11)9871-4901 (André) e (11)9236-4557 (Carmem)


2 comentários:

  1. Vale ressaltar: essa é a única oficina de Circo-Teatro do Brasil! São 9 meses de atividades onde os artistas-aprendizes terão aulas de história, interpretação, cenário, figurino, maquiagem...enfim, o básico para um ator circense! E tudo isso com possibilidade de continuidade após a conclusão do curso! Os formandos são incentivados a montar seu próprio grupo, realizar temporadas e participar de festivais!

    Isso é algo que você só encontra aqui, com a Cia. Teatral Um Peixe!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, amei participar da oficina “Redescobrindo o Circo-Teatro”...
    Foi dureza levantar cedo aos sábados, mas valeu muito apena, foi muito gratificante...
    Tem muitos exercícios que faram o corpo doer, mas o importante é respirar que no final tudo dará certo... e dará mesmo... ^^ Muitas surpresa, muitas aulas ótimas sejam elas teóricas ou praticas e o mais importante pessoas lindas, amáveis, adoráveis, incríveis, significantes os coordenadores e diretores... enfim todos em geral.
    Vale muito apena mesmo, quem se inscrever, não se arrependerá... Garanto!
    Beij o o ss
    U

    ResponderExcluir