terça-feira, 23 de agosto de 2011

PIRACEMA - Dia 2: Faltou espaço no Jabaquara!

Faltou espaço no Centro Cultural do Jabaquara no segundo dia de PIRACEMA - II Encontro de Teatro Amador!

Sem sombras de dúvida, foi o dia mais lotado da história da PIRACEMA. E se você não fez parte desse aglomerado de artistas que saía pelo ladrão do CCJ, confira conosco (com certo atraso, admito) o resumão semanal!

Oficina "Figurinos" - Rafael Rios (EAD/USP)


Todo dia de PIRACEMA começa com a transmissão de conhecimentos do querido Rafa Rios. Já é uma tradição no Encontro que algum profissional conceituado (preferencialmente um mestre de algum curso superior em Artes Cênicas) dê sua contribuição, passando um pouco de sua experiência aos artistas mais jovens. Essa é uma proposta que você só encontra na PIRACEMA!


Nessa semana, a oficina tratava de Figurinos, levantando um pequeno debate sobre como a indumentária deve se portar em cena. Em um de seus comentários, Rafa Rios mencionou o hábito que alguns grupos possuem de "pegar roupas no armário do avô, do tio...". Uma prática muito comum, diga-se de passagem. Pode fazer isso? Pode! Mas essa roupa deve sofrer algum tipo de personalização. Não pode vir direto do cabide pro corpo do ator. Então, aos grupos que ainda possuem essa prática, fica a dica: customizem, modifiquem essas roupas. Sempre lembrem-se das quatro características que todo figurino deve ter OBRIGATORIAMENTE: cor, textura, forma e volume.


Após uma breve explanação sobre a indumentária, os participantes foram divididos em grupos, recebendo pequenos textos de Garcia Lorca. A proposta é que, com algumas peças de tecidos variados, os grupos compusessem um figurino (utilizando a técnica de moulage) que traduzisse o texto.

O resultado, você confere abaixo:






Mesa-redonda "Teatro Amador e seus Espaços" - Cia. Teatral Um Peixe (Pinheiros)

Após a oficina, os grupos se dirigiram ao saguão do Centro Cultural para participar da mesa-redonda ministrada pelos Peixes. O debate focava na questão do espaço do teatro amador. Espaço físico E ideológico.


Logo de cara, após uma breve introdução ao assunto, foi passado um episódio da série "Ensaio aberto", que tratava da oposição teatro de grupo x teatro mercadoria.

O vídeo pode ser conferido AQUI.

Voltamos ao debate. O objetivo era tentar responder à pergunta: "qual a responsabilidade do teatro amador?". Para isso, os grupos - em geral - devem começar a se ver enquanto agentes da história, não como espectadores.


Em geral, foi uma mesa-redonda um tanto quanto provocativa, onde tratamos de alguns conceitos básicos para o fazer teatral: trabalho colaborativo, contrapartida social, políticas públicas etc.


Quarteto de Saxofones "Saxofonando" (Taboão da Serra/SP)

Voltando ao auditório, os grupos foram agraciados com a fabulosa apresentação do quarteto de saxofones "Saxofonando", de Taboão da Serra. O trabalho do grupo traz a formação original, francesa, de um quarteto de saxofones: soprano, tenor, baixo e contra-alto; e busca mostrar composições, preferencialmente, nacionais ou próprias, sem, é claro, descartar os compositores internacionais ou as obras clássicas. Em suma, um trabalho extremamente eclético e de qualidade.


O público se deliciou com a execução de obras como "Carinhoso" e se divertiu a beça - além de ter se surpreendido - com "Pantera Cor-de-rosa" (acompanhada por estalos de dedos da plateia) e "Looney Tunes" (que levantou a plateia, recebendo aplausos em pé).


Intervenção "Jogos de Improviso Intergrupos"

Enquanto o palco era desmontado, os participantes ocuparam a Arena com alguns jogos de improviso. A intenção dessa intervenção era fazer com que os grupos saíssem um pouco de suas "panelinhas" e interagissem de forma prática. Para isso, nada melhor que propor algumas brincadeiras clássicas e exercícios teatrais.


No geral, foi um momento feito para rir. Uns minutos de pura bagunça (e bota bagunça nisso!)!


Intervenção "Redescobrindo o Circo-Teatro" - Alunos Cia. Teatral Um Peixe

Terminada a sessão de improvisações, foi a vez dos Peixes-aprendizes (também chamados de "Girinos" - apesar de girino não ser filhote de peixe. Vai entender...) ocuparem a Arena com sua intervenção. A apresentação consistia em um apanhado de quatro cenas de influência circense que foram trabalhadas no mês de Julho na oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro". Foram escolhidas duas cenas de um período anterior ao Circo-Teatro (mas que já carregavam todas as características que encontramos na encenação circense), uma circense e uma contemporânea.


Sendo a primeira apresentação junto ao público dos Peixes-aprendizes, a experiência serviu também como uma avaliação do processo de aprendizagem. Foram observadas as técnicas passadas nesse primeiro semestre de oficina (construção de personagens arquetípicos, marcas fixas, partitura corporal, entradas e saídas, policiamento, triangulação etc), o desempenho/evolução individual e o aproveitamento nas aulas técnicas (maquiagem, figurino, cenografia, música...).


Podemos dizer, enquanto artistas-orientadores, que ficamos muito felizes - e emocionados - com o desempenho nessa primeira experiência de nossos artistas-aprendizes. Nosso maior objetivo era ver se eles tinham entendido como o Circo-Teatro funciona. E não é que eles entenderam?


Como sempre dizemos, o circo é apaixonante. No final da apresentação, os alunos foram rodeados por pessoas querendo tirar fotos com as personagens. Até autógrafo deram. É um excelente começo!


Espetáculo "Casamento Futebol Clube" - Grupo de Teatro Kainotomia (Jabaquara)

Se até então nós achávamos que o Centro Cultural estava lotado, quando chegou a vez do grupo Kainotomia se apresentar a coisa se confirmou. Não parava de entrar gente no auditório e tivemos que arranjar mais algumas cadeiras na plateia. O lugar estava lotado!


E não foi pra menos. Todo mundo queria ver a última apresentação de "Casamento Futebol Clube". E, garanto, ninguém se decepcionou. O espetáculo arrancou risadas do começo ao fim. Trazendo o clássico embate de sexos, a montagem do Kainotomia surpreende pelo capricho. Surpreende por se tratar de um grupo novo (apesar de seus componentes já terem uma certa bagagem) e pela montagem ter sido realizada em poucos meses. Mesmo assim, percebe-se o grau de qualidade que o Kainotomia queria atingir: nada foi feito às pressas, nada foi deixado de lado. É um trabalho que demonstra o nível de preocupação dos atores. E isso é bom!


Como foi comentado no bate-papo (que sempre é realizado após a apresentação de algum espetáculo no Encontro), é possível ver a qualidade técnica dos atores (de forma individual), com trabalhos de construção de personagem bem nítidos. Por fim, não tem como deixar de falar do trabalho do autor (que também assina a direção): como é bom ver um espetáculo onde predomina a visão do autor! O texto é uno e conta muito bem essa história que, muitas vezes, poderia cair no banal pela recorrência do tema. Felizmente, em "Casamento Futebol Clube", isso não acontece. E as risadas incessantes do público (um público exigente, diga-se de passagem) são prova disso. Parabéns!


Intervenção "Mirian Muniz" - Rafael Rios (EAD/USP)

"Eu sou Mirian com dois Ns!"


Com certeza essa frase não saiu da cabeça dos participantes da PIRACEMA durante bons dias. Rafa Rios levou, como sempre, seu talento (e experiência) ímpar para a Arena do Encontro, fechando mais um dia de PIRACEMA. Dessa vez, a cena trazia a figura "bagaceira" de Mirian Muniz (de quem Rafa foi aluno).


Vestido curto, sapatos excêntricos, peruca desgrenhada e maquiagem carregada. Desde sua entrada em cena, não houve um minuto em que Mirian Muniz não arrancou gargalhadas da plateia. Trazendo a história que vai da fama à decadência, Rafa Rios com certeza nos conquistou, merecendo os aplausos intermináveis que se seguiram à apresentação.


A voz rouca, as caretas e o vestido que insistia em subir toda vez que Mirian sentava, mostrando as pernas cabeludas e a cueca do ator. Uma verdadeira aula de comédia. Sem ser apelativo, sem ser vulgar ou banal. Simples. Extremamente simples. E, ao mesmo tempo, técnico. Técnica que só nos é conferida com o tempo, com a experiência.


Mais do que uma apresentação. O que Rafael Rios faz todo fim de dia na PIRACEMA é nos dar uma aula de interpretação que não teremos em faculdade nenhuma!

2 comentários:

  1. adorei a matéria muito bem escrita. Parabéns a todos que tem participado da piracema.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela oportunidade de participar deste grande evento. Tenho a certeza que todos nós, grupos participantes, organizador e publico estão sendo beneficiados pelo PIRACEMA!

    ResponderExcluir