domingo, 28 de abril de 2013

Peixes completam 7 anos de vida! - Parte 6

CRIAÇÃO COLETIVA: ELES SÃO SEIS CÔMICOS 
Cena "Os Náufragos" no Festival de Sumaré
No final da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2010, tivemos como proposta a criação de um espetáculo a partir dos exercícios realizados no segundo semestre de aulas. Dessa forma, surgiu "Eles são Seis Cômicos" (na verdade, eles seriam SETE no início, mas um dos atores simplesmente desapareceu sem dar notícias), um espetáculo que brinca com a interpretação circense de diversas formas, seja através das gagues, das duplas cômicas, das acrobacias ou dos disfarces e quiproquós.

Cena "Madame Sinistra" na Mostra de Quadra
Cena "Os Náufragos" no Festival de Cerquilho
A primeira versão do espetáculo, apresentada em Dezembro de 2010, trazia um conjunto de 12 cenas, cada uma com uma proposta cênica diferente. Como se tratava de uma peça de conclusão de oficina, tudo nela era meio "improvisado" (cenário, figurino...). Mas, a partir do momento em que decidimos inseri-la no repertório dos Peixes, pudemos trabalhar um pouco melhor esses aspectos.
Cena "O Assalto" na Mostra de Barueri

Cena "O Assalto" no Festival de Cerquilho
No início de 2011, o espetáculo foi aprovado no VIII Festival de Peças Curtas de Sumaré. Com isso, era necessário modificar algumas coisas. Em primeiro lugar, refizemos todos os figurinos e pensamos melhor as maquiagens. Também afinamos melhor algumas cenas (como "O Assalto") e começamos a dar nova cara ao espetáculo. O resultado foi deveras positivo: recebemos o prêmio de melhor sonoplastia e as indicações aos prêmios de melhor cenário, figurino, maquiagem e ator (duas indicações nessa última).
Recepcionando o público na Mostra de Barueri
Mas não foi só esse retorno extremamente positivo que tivemos em Sumaré. No último dia, após a premiação, uma dos jurados me chamou num canto e contou que nós teríamos recebido o prêmio de melhor espetáculo infantil. Só não ganhamos porque, na época, tínhamos inscrito o espetáculo como adulto. E com razão! Nós nunca tínhamos feito um infantil na vida. Nunca paramos pra estudar as linguagens infantis. Imagine qual não foi nossa surpresa ao descobrir que o que tínhamos em mãos era um legítimo espetáculo infantil. Mais: um espetáculo infantil digno de ganhar um prêmio de melhor espetáculo.

Cena "Madame Sinistra" na Mostra de Quadra
A partir daí, nossa vida mudou. Começamos a dedicar nosso tempo ao estudo de espetáculos infantis também. "Eles são Seis Cômicos" foi totalmente reformulado. Muitas cenas foram deixadas de lado e outras foram criadas. No final, tínhamos um espetáculo de 1:15h composto por seis cenas (uma para cada cômico). Refizemos cenário. Repensamos, mais uma vez, as maquiagens e a própria proposta de encenação sofreu grandes mudanças. Três meses depois, pudemos testar essa nova versão no Festival de Teatro de Cerquilho e no XI Festival de Cenas Curtas de Paranapiacaba (dois eventos não competitivos), recebendo uma resposta muito positiva do público. 

Músicos na Mostra de Barueri
O espetáculo estava amadurecendo quando recebemos o convite para apresentarmos no SESC Leopoldina. Mesmo com chuva e sem energia, conseguimos encher o lugar de crianças! Então, chegou o Festival de Teatro Cidade de São Paulo! Devidamente inscritos na categoria infantil, os Seis Cômicos botaram o Teatro União Cultural abaixo. A resposta do público superou todas as expectativas. O resultado: mais um prêmio (agora na categoria melhor produção) e as indicações aos prêmios de melhor cenário, figurino, ator, direção e espetáculo. Felicidade pura! 
Cena "A Cobra" na Mostra de Quadra
As últimas grandes apresentações de "Eles são Seis Cômicos" aconteceram no início de 2012, na Mostra de Teatro Estudantil de Quadra e na Mostra de Teatro Amador de Barueri. Além dessas, houve uma rápida intervenção dos Seis Cômicos na 3ª edição da PIRACEMA. Mas é um espetáculo que ainda pode dar muita coisa! Em breve, voltaremos com ele, com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário