quarta-feira, 1 de maio de 2013

Peixes completam 7 anos de vida! - Parte 7

O FUTURO: CARTOLAS, MONSTROS E BARÕES

Plínio e Garcia - Comicidade sem fala
Não poderíamos encerrar esse "especial" sem falar um pouco das realizações mais recentes dos Peixes e um pouco dos projetos futuros que já se encontram em andamento. Após o sucesso alcançado com "Eles são Seis Cômicos", o grupo passou a investir mais em um teatro experimental, com base na criação coletiva. Com isso, em 2012, surgiu o espetáculo "Viagem ao Fundo da Cartola".

André Domicciano
Baseado nas ideias (muitas vezes insanas) dos atores Plínio e Rafael Garcia (não, eles não são irmãos, apesar do mesmo sobrenome), o espetáculo conta a história de dois aprendizes de mágico que, um dia, caem dentro de uma cartola. Na tentativa de entender esse novo mundo que encontram (e, consequentemente, tentar voltar para casa), acabam se deparando com inúmeras situações-problema. As soluções, obviamente, não poderiam obedecer outra lógica senão a da dupla cômica do Circo (Clown/Branco e Augusto/Excêntrico). O espetáculo teve como proposta trabalhar em cima do silêncio (ou a ausência de). Para tanto, foi realizado um amplo trabalho de comicidade gestual/corporal, focando sempre na plasticidade e na precisão dos movimentos. Esse foi um grande desafio durante a criação do espetáculo, pois o grupo vem de uma escola "textocentrista". Comunicar, fazer a comédia acontecer e instaurar o riso na plateia através do movimento foi um grande aprendizado que vem refletindo nos demais trabalhos dos Peixes.

Músicos de "Viagem ao Fundo da Cartola"
A estreia do espetáculo se deu no IX Festival de Peças Curtas de Sumaré, onde arrancou, além do riso da plateia, excelentes críticas dos jurados, angariando, dessa forma, dois prêmios (melhor sonoplastia e maquiagem), uma indicação (melhor figurino) e a menção honrosa de melhor pesquisa em linguagem cênica infantil. Um mês depois, fomos até o Festival Curtas de Teatro de Osasco, onde conseguimos a 3ª colocação na categoria Melhor Espetáculo, o prêmio de melhor sonoplastia e as indicações de melhor operação de luz e figurino. Em Outubro, participamos pela terceira vez do Festival de Teatro Cidade de São Paulo, recebendo a indicação ao prêmio de melhor ator.

Rumo a um mundo mágico
Agora, um novo festival nos aguarda! Nessa última segunda-feira (29 de Abril), recebemos a notícia de que "Viagem ao Fundo da Cartola" havia sido aprovada no 5º Profest de Congonhas (MG). Será o primeiro festival de nível nacional dos Peixes!

Além desse trabalho experimental, continuamos a pesquisa em torno da teatralidade circense. Após a estreia de "Vamos à Guerra, Filhos da Terra!", começamos a preparar o terreno para "O Monstro de Jackson". Primeiro, foi realizada uma série de seminários para falar sobre medo, monstros e sociedade, tentando responder à pergunta "por que criamos monstros?". O resultado dessa pesquisa foi o texto "O Monstro de Jackson", que ficou pronto no final de 2010. Desde então, o grupo vem preparando o espetáculo (que, até o momento, tem se mostrado bem exigente).

"Vida dos Pássaros"
Ao mesmo tempo, seguindo os moldes de "Eles são Seis Cômicos" e "Viagem ao Fundo da Cartola", os Peixes começam um novo processo experimental chamado "O Manto do Barão". A proposta é unir contação de histórias e circo-teatro, trabalhando a relação existente entre a esfera do real e do imaginário. É um espetáculo que está num processo bem inicial ainda, mas que já mostra boas possibilidades. No geral, queremos que o público tenha a sensação de que está lendo um livro infantil cheio de gravuras (da mesma forma que "Viagem" fez em relação aos desenhos animados e "Seis Cômicos" com o universo do imaginário infantil).

"A caçada"
Projeto é o que não falta para a Cia. Teatral Um Peixe. Recentemente, realizamos a Mostra de Experimentos Teatrais do Jabaquara e, dentro de três meses, teremos a 4ª edição da PIRACEMA - Encontro de Teatro Amador. Também temos o mutirão de revitalização do Tendal da Lapa e mais uma série de ideias que, aos poucos, vão surgindo. Infelizmente, não podemos divulgar todas as nossas ideias (porque, como muitos sabem, infelizmente existem pessoas que preferem apropriar-se de boas ideias a tê-las por conta própria), mas podemos garantir que muita coisa boa está por vir!

Caindo até o fundo da cartola
Esses foram nossos primeiros 7 anos! Vamos lutar para que esse número se multiplique muitas e muitas vezes! 

Obrigado a todos que fizeram e fazem parte de nossa história!

Obrigado a Aline, Camila, Carmem, Danilão, Hagen, Pedro, Ramon, Chu, Tales, Jéssica, Toninho, Aelson, Hernandes, Plínio, Thiaguinho, André Guimarães, Biel, Mateus, Gabi, Covanzi, Garça, Luanda, Gabs, Bela, Quel, Alan, Aura, Flávio, Thithi, Jessilaine, Mari, Alvinho, Dani, Danilo, Dalila, Bia, Lene, Flávia, Magá, Nicolau, Pri, Joísco, Alê, Tina, Bhárbara, Isa, Ingrid, Jack, Luciano, Cauê, Ju, Nayara, Guto e Vi por acreditarem e tornarem tudo isso possível! Obrigado também a todos os alunos da Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" e aos muitos amigos queridos que fizemos em nossas jornadas, em especial Rafael Rios, Luís Carlos Laranjeiras, Almir, a equipe do Centro Cultural do Jabaquara e os muitos grupos que conhecemos por aí!

VOCÊS são a nossa história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário