quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Os Peixes em números

Peixes no SESI Vila Leopoldina

Desde o ano de 2010, o projeto “Redescobrindo o Circo-Teatro” vem recebendo apoio de Leis de Incentivo municipais, contribuindo, dessa forma, para com o avanço na pesquisa da teatralidade circense, o desenvolvimento de novas técnicas e estéticas da linguagem, e a formação de novos artistas interessados em difundir tal conhecimento. Com isso, a oficina “Redescobrindo o Circo-Teatro” acabou se diferenciando de outras oficinas do gênero por:

1. Ser a única oficina de Circo-Teatro de longa duração no Estado de São Paulo;

2. Desenvolver nos artistas-aprendizes conhecimentos acerca da História do Circo Universal e do Circo Brasileiro, História Política e Econômica do Brasil Colonial, História do Teatro Brasileiro no século XIX e Estéticas do Circo-Teatro no início do século XX;

3. Ministrar aulas técnicas de Cenografia para Circo-Teatro; Maquiagem, Figurinos e Adereços circenses; Iluminação; e Música para Teatro;

4. Ter um programa pedagógico que valoriza o artista iniciante, desenvolvendo técnicas de interpretação circense, expressão corporal plástica, expressão vocal para ambientes abertos e introdução a movimentos básicos de acrobacia de solo;

5. Possuir atividades inteiramente gratuitas, permitindo, dessa forma, a comunicação do conhecimento às camadas com menor acesso à educação e à cultura;

6. Viabilizar a continuidade do trabalho dos artistas-aprendizes, inserindo-os em companhias de Circo-Teatro ou incentivando a criação de novos grupos, a realização de apresentações e a participação em festivais e encontros de nível estadual;

7. Apoiar os artistas-aprendizes já formados através de programas de consultoria e treinamento continuado, adotando um sistema de parceria entre grupos-aprendizes e grupo-mestre.


Sendo assim, a Cia. Teatral Um Peixe pretende contribuir, cada vez mais, para com a pesquisa e desenvolvimento de técnicas e estéticas da teatralidade circense, gênero esse tão desprovido de referenciais teóricos e práticos no atual cenário circense.
 
Desde o ano de 2010, a Cia. Teatral Um Peixe tem realizado seu maior projeto, “Redescobrindo o Circo-Teatro”, tendo a oficina de teatralidade circense como principal ação. Em sua primeira edição, a oficina recebeu cerca de 30 inscritos, dos quais apenas 15 tornaram-se artistas-aprendizes. Como projeto de conclusão de curso, os aprendizes montaram o espetáculo “Eles são Seis Cômicos”, de criação coletiva. Hoje, o espetáculo tem circulado por todo o Estado de São Paulo, participando de Festivais de nível estadual, e angariando diversos prêmios e indicações.

A segunda edição da oficina, ainda em andamento, recebeu aproximadamente 120 inscritos para as 40 vagas disponíveis, atingindo, dessa forma, diversas regiões do município de São Paulo e arredores, conforme o gráfico:


Também foi percebido, na edição 2011, um aumento do interesse entre as pessoas com mais de 30 anos (no ano de 2010, foram apenas 2 ocorrências). No entanto, a faixa etária mais atendida pelo projeto “Redescobrindo o Circo-Teatro” continua sendo entre 20 e 22 anos de idade.


O próximo gráfico mostra a procura de acordo com o gênero dos candidatos a artistas-aprendizes. Como se pode ver, aproximadamente 67% das pessoas que procuram as oficinas são mulheres:


Por fim, o último gráfico demonstra o grau de instrução dos candidatos. Por “Inexperientes” considerou-se pessoas com pouca ou nenhuma experiência em circo ou teatro. “Experientes” são, então, pessoas que já participaram de alguma atividade teatral ou circense, em escolas, grupos ou espaços culturais:


A partir da análise dos gráficos, concluímos que as oficinas “Redescobrindo o Circo-Teatro” atingem grande parte do município de São Paulo, atendendo representantes de todas as regiões da cidade, com destaque para os habitantes da Zona Sul, Leste e Centro Sul. Também é visível a alta procura por parte de pessoas de fora do município. No quesito idade, nota-se o aumento na procura por parte de pessoas com mais de 30 anos. Gera interesse saber que o público atendido é formado, em sua maioria, por mulheres e por pessoas com certa experiência no campo artístico (apesar da pouca diferença quantitativa entre as duas categorias: 47 inexperientes x 55 experientes). Por fim, é importante ressaltar que esta análise foi feita a partir das fichas de inscrição dos artistas-aprendizes, tendo em vista que nem todas encontravam-se completas e, portanto, não foram computadas no levantamento.

Com isso, a Cia. Teatral Um Peixe assume um compromisso com a sociedade, buscando atingir cada vez mais pessoas nas várias regiões do município, independente de idade, gênero, condição financeira e experiência teatral, tendo sempre como foco as ações em regiões desprovidas de equipamentos públicos ou onde seja necessária a formação de público. Para tanto, investiremos sempre na qualificação de nossos profissionais, procurando levar ações de qualidade artística à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário