segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Fim de ano é com os Peixes!

O final de 2011 se aproxima e, com ele, o encerramento das atividades dos Peixes.

Após um ano extremamente movimentado (oficina, PIRACEMA, temporada no Teatro Ruth Escobar e cinco Festivais de Teatro), é hora de arrumar as coisas para um tradicional fim de ano com os Peixes.

O grande atrativo desse período fica por conta das apresentações de conclusão de curso da Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2011. Nessa edição, escolhemos dois espetáculos circenses (um tradicional e um contemporâneo) para montar com nossos alunos. Abaixo, maiores informações sobre cada um deles:


SE O ANACLETO SOUBESSE...


Um dos textos de Circo-Teatro mais tradicionais, "Se o Anacleto soubesse..." caracteriza-se por ser um espetáculo montado até hoje por cias. teatrais (independentemente de serem circenses ou não) e por ter uma autoria duvidosa (existem pelo menos três autores que disputam o cargo). De todo modo, é o típico espetáculo que garante casa cheia no circo, fazendo o público rir do começo ao fim.

A peça conta a história de Anacleto, o típico marido libertino que tem suas vontades podadas pela esposa ditadora. Um dia, ele e seu amigo Tobias resolvem bolar um plano para enganar Filoca - a esposa - e sair para a farra. No entanto, a amante de Anacleto e a esposa de Tobias aparecem na casa, podendo colocar tudo a perder. Uma intriga repleta de quiproquós e disfarces, características das comédias circenses.


Se o Anacleto soubesse...
Texto tradicional circense
Direção: Luanda Mangeni e Plínio Garcia

Data e horário: Dia 10 de Dezembro, às 18:30h.
Local: Centro Cultural do Jabaquara (R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara, São Paulo/SP)

Classificação livre
Entrada gratuita



LÁ EM CIMA DO PIANO...


Um dos textos de André Domicciano mais montados em todo o território nacional (com destaque para as montagens realizadas em Salvador/BA, Mossoró/RN e Concórdia/SC), caracteriza-se por nunca ter sido encenado pela Cia. Teatral Um Peixe. 

O espetáculo conta a história do Dr. Paulão, dono de uma casa de repousos à beira da falência. Em um momento de desespero, o velho geriatra se vê obrigado a vender o imóvel para a Irmã Bernadete, uma freira ambiciosa, mesquinha e egoísta. Mas a visita do ilustre advogado Vaz de Lima, sobrinho de uma das internas; do bandido Sirigüela, o homem de duas mãos esquerdas; e o assassinato de Dona Concheta podem mudar todo o rumo da história. Quem poderá salvar os velhinhos da casa de repouso? Quem terá matado Dona Concheta? A única pista que existe é essa: lá, em cima do piano, tem um copo de veneno... 


Lá em cima do piano...
De André Domicciano
Direção: André Domicciano e Carmem Garcia

Data e horário: Dia 10 de Dezembro, às 20h.
Local: Centro Cultural do Jabaquara (R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara, São Paulo/SP)

Classificação livre
Entrada gratuita


Para finalizar oficialmente as atividades, os Peixes irão realizar a cerimônia de encerramento da Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2011 no dia 17/12, a partir das 18h, no Centro Cultural do Jabaquara. Será o dia em que daremos o retorno crítico das apresentações de conclusão aos nossos artistas-aprendizes, além, é claro, de entregarmos os certificados e comemorarmos com alguns comes e bebes. O convite, como não poderia deixar de ser, se estende a todos os nossos amigos e familiares. É uma festa para todos que fazem parte de nossa história!

Então, anotem na agenda: dia 10/12, apresentação de conclusão de curso da Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2011 a partir das 18:30h e dia 17/12, festa de encerramento, a partir das 18h. Ambas no Centro Cultural do Jabaquara!

Nos vemos lá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário