segunda-feira, 13 de junho de 2011

[INFORME] PIRACEMA - II Encontro de Teatro Amador

Saudações!

Como anunciamos semana passada, a segunda edição da PIRACEMA - Encontro de Teatro Amador está chegando. A PIRACEMA é um evento não-competitivo realizado pela Cia. Teatral Um Peixe, através do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) da Secretaria Municipal de Cultura, e busca reunir coletivos teatrais ligados ao movimento amador oriundos das mais variadas regiões do município de São Paulo e cidades vizinhas. 

O objetivo do Encontro é, aos poucos, formar um grande núcleo de teatro amador na cidade de São Paulo. Nosso foco está na troca de experiências, na comunicação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos grupos, no intercâmbio sócio-cultural, fazendo com que realidades (sociais, políticas e econômicas) diferentes dialoguem, propiciando a reflexão acerca do fazer teatral e do movimento amador na metrópole. A PIRACEMA não é um "Festival", não é um espaço para, simplesmente, apresentarmos peças de teatro. A PIRACEMA é um Movimento e, como tal, gera vínculos, propõe a reflexão e estimula a pesquisa teatral.

O único pré-requisito para participar da PIRACEMA é ser um grupo de teatro AMADOR. Na primeira edição, quatro grupos participaram do evento. Esse ano, a ideia é dobrar o número de participantes. Para que isso acontecesse, cada grupo participante em 2010 recomendou um novo grupo para esta nova edição. Nesse final de semana, concluímos a convocação. Os grupos que participarão do evento em 2011 são:

- Cia. Teatral Um Peixe (anfitriã)
- Grupo Vital de Teatro
- Grupo de Teatro Arte Jovem
- Novos Fulanos Grupo Teatral
- Riso Curativo
- Cia. Máscaras
- Grupo de Teatro Amador Kainotomia
- Seres Família de Teatro

Os grupos participarão de oficinas com profissionais das artes cênicas, mesas-redondas organizadas pelos grupos "sêniores" (Peixes, Vital, Arte Jovem e Novos Fulanos) e 12 intervenções. Também teremos apresentações de dois espetáculos por dia (exceto no segundo dia, quando teremos a participação de uma orquestra) e uma grande exposição montada no saguão do Centro Cultural do Jabaquara.

E, já que a ideia é ampliar sempre a PIRACEMA, estamos pensando novas estratégias para organizar a participação de grupos nas edições futuras do Encontro. Uma das propostas é a criação de um Cadastro de Grupos Amadores. A ideia será discutida esse ano e, se todos concordarem, em breve ela estará em funcionamento.

Falando em discussão, nas próximas semanas teremos a primeira reunião com os representantes dos grupos participantes da edição 2011 onde trataremos do cronograma da PIRACEMA. Assim que a programação estiver fechada, faremos a divulgação.

Por enquanto, já anotem na agenda: PIRACEMA - II Encontro de Teatro Amador. Dias 6, 13, 20 e 27 de Agosto, das 13h às 21h, no Centro Cultural do Jabaquara. Entrada gratuita em todas as atividades!

E, para quem tiver curiosidade em ver como a PIRACEMA funciona, basta baixar o REGULAMENTO.

Venha fazer novos amigos!!!

Nos vemos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário