terça-feira, 28 de junho de 2011

[PEIXES] Sumaré estava pra Peixe!

Saudações, amigos dos Peixes!

Nesse último feriadão, viajamos até a cidade de Sumaré (na região metropolitana de Campinas) para participar do VIII Festival de Peças Curtas com o espetáculo "Eles são Seis Cômicos". Vale lembrar: esse espetáculo foi concebido para encerrar a Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2010 e é formado por diversas gagues criadas pelos próprios alunos (que, hoje, integram o elenco oficial dos Peixes). Como discutimos ao final do ano, é um espetáculo que veio para suprir uma lacuna no repertório da Cia. Teatral Um Peixe. É um espetáculo curto, passível de modificações e adaptações de acordo com as necessidades com as quais nos deparamos. Sendo assim, não pensamos duas vezes em inscrevê-lo no Festival de Peças Curtas de Sumaré. O resultado: fomos o único grupo da cidade de São Paulo em um festival que contava com mais de 25 grupos de todo o Estado.

Saindo de São Paulo
Por cair justamente em um feriado prolongado, decidimos que ficaríamos na cidade de Sumaré durante TODO o Festival. Chegamos lá na quinta-feira de manhã e começamos a busca pelo alojamento. Apesar de ficarmos hospedados em uma escola infantil (com direito a cadeiras de crianças, banheiros diminutos e almoço em pratos de plástico, canecas e colheres), a experiência foi fantástica! Conhecemos muita gente no alojamento e fizemos muitos amigos! Acreditamos que tenha sido uma típica passagem dos Peixes: com muita alegria, energia, simpatia, humildade e respeito.

A mestre-de-cerimônia, Maristela Mota 
Mas vamos ao que interessa: as peças!

Infelizmente, não conseguimos acompanhar todos os espetáculos. Alguns aconteceram na quarta-feira à noite (dia de abertura do Festival) e um ou outro imprevisto nos impossibilitaram de ver uma ou duas peças nos dias que se seguiram. Mesmo assim, assistimos à maioria! Nos deparamos com grupos que ainda possuem aquele brilho no olho, aquela vontade de fazer teatro. Alguns, muito novos ainda, cheios de energia mas ainda carecendo da segurança que só a experiência e o estudo proporcionam. Outros, mais velhos, cheios de técnica, possuidores de trabalhos realmente sólidos. Foi um Festival que surpreendeu. A cada 30 minutos, uma nova proposta, uma nova estética. Rimos com as discussões de casais e nos emocionamos com a dor da perda (...Sara?).  

Abertura de "Eles são Seis Cômicos"
Então, chegou o terceiro dia. E, com ele, a apresentação de "Eles são Seis Cômicos". Até então, tínhamos percebido que, num todo, o Festival vinha muito "escuro". Figurinos sóbrios, maquiagens sérias, cenários minimalistas. Decidimos que seria função nossa colocar um pouco de cor no evento. E assim foi! Com nossas ribaltas a todo vapor, entramos com as dez na mão. E isso não passou despercebido. Ao final do espetáculo, os jurados deram um retorno extremamente positivo ao grupo. Comentaram as cores do cenário e do figurino, elogiaram nosso "humor puro" e relembraram a infância com nossos números circenses.

Cena "Os Náufragos"
Claro que também vieram as críticas e sugestões para melhorarmos o espetáculo, como investigar o trabalho da Academia de Palhaços, em Campinas, e repensar a categoria do espetáculo (Adulto, infantil etc.). Aliás, é importante frisarmos essa questão da categoria. A discussão surgiu porque, segundo uma dos jurados, se nosso espetáculo estivesse listado como "Infantil", nós teríamos levado o prêmio de melhor espetáculo na categoria. Então, ela nos deu a dica: da próxima vez, nos inscreveremos como adulto E infantil.


Mas não é só de espetáculos que vive um Festival. No caso do Festival de Peças Curtas, também são oferecidas diversas oficinas (voz, corpo, interpretação). Infelizmente, não encontramos tempo para participarmos das aulas. Mesmo assim, não deixamos de, de certa forma, contribuir com a experiência. Sem querer, acabamos ministrando as "Oficinas de Circo na Madrugada". Começou como uma brincadeira: pegamos os Peixonetes e começamos a saltar. Quando vimos, pessoas de outros grupos estavam pedindo para que ensinássemos cambalhotas, segunda-altura etc. Foi bem divertido! Durante dois dias, das 23h às 3h, ensinamos um pouco de acrobacias pra galera do alojamento. Demais!

Aula de rolamento
E então chegou o último dia! O dia de encerramento e, é claro, de premiação. Quem seriam os indicados aos prêmios de melhor maquiagem, figurino, cenário, sonoplastia, ator e atriz mirim, ator e atriz coadjuvantes, revelação, texto, ator, atriz, direção, espetáculo infantil e adulto? Chegamos ao teatro e, logo de cara, fomos agraciados com o melhor prêmio que um grupo poderia ganhar: uma homenagem. Nossos "alunos" nas oficinas da madrugada utilizaram alguns dos movimentos ensinados em sua peça de conclusão das oficinas oficiais do Festival. A homenagem foi precedida de um agradecimento público por parte da organização do Festival, que parabenizou nossa iniciativa. Para os Peixes, a noite já poderia terminar. Tínhamos ganhado o maior de todos os troféus!
  
Os Peixes indo para a Premiação

Os grupos reunidos
Mas a noite não acabou aí. Tínhamos muita coisa para comemorar ainda! Primeiro, vieram as indicações aos prêmios de Melhor Figurino, Maquiagem e Cenário. Depois, o tão esperado prêmio de Melhor Sonoplastia. Achávamos que a nossa festa já tinha acabado quando veio a surpresa: mais DUAS indicações. E ambas foram na categoria Melhor Ator. Uma indicação para Danilo Gomes e outra para Rafael Garcia. Dois Peixes concorrendo ao prêmio de melhor ator foi simplesmente uma grande conquista!
 
Ricardo "Chu" Schünemann recebendo o troféu de Melhor Sonoplastia

O tão-sonhado prêmio!
E assim terminou o VIII Festival de Peças Curtas de Sumaré. Fizemos muitos amigos, nos divertimos um bocado, mostramos um pouco do nosso trabalho e voltamos com várias conquistas dentro das malas. Fica aqui o nosso agradecimento a toda a comissão organizadora do Festival, ao corpo de jurados e a equipe técnica do teatro. E parabéns a todos os grupos participantes! Foi uma experiência única! Esperamos nos reencontrar em breve, tanto em Sumaré quanto em outros festivais pelo Brasil afora.

Um grande abraço a todos!



...




Sara?


segunda-feira, 20 de junho de 2011

[DIVULGAÇÃO] Humor & Companhia

Desde Março deste ano, estão rolando diversos encontros no Centro Cultural Banco do Brasil para tratar de assuntos relacionados à temática "Humor". Infelizmente, só ficamos sabendo agora mas, mesmo com um certo atraso, fazemos questão de divulgar:



"Uma das vocações do Centro Cultural Banco do Brasil é oferecer ao público espaço para o debate e para a reflexão. Como um local de arte e pensamento, procura estimular a consciência crítica por meio do exercício da observação e discussão sobre a sociedade e suas formas de expressão.

Ao realizar Humor & Companhia - O Humor na Mídia e nas Artes, o CCBB visa reavivar antigos questionamentos sobre o poder do riso, da comédia e do humor nas relações humanas, trazendo o assunto à discussão por meio de atrações culturais e debates com o público.

Para pensar e mostrar as facetas do humor, a série reúne jornalistas, pensadores e artistas de referência e atuação na TV, internet, teatro, cinema, circo, literatura, música e artes plásticas. Nos encontros mensais, de março a novembro, o público vai ter a oportunidade de rever conceitos, tais como o da importância do gênero cômico ou do riso como exclusividade humana.

Ao patrocinar mais este evento, o Banco do Brasil espera colaborar para a ampliação do repertório cultural do cidadão, promovendo o acesso e a reflexão sobre o tema, desde uma visão clássica até a mais inovadora, sobretudo no humor brasileiro."

Centro Cultural Banco do Brasil  


21 de Junho
CIRCO
OS NOVOS PALHAÇOS
Se algumas décadas atrás o circo era uma forma de entretenimento ao vivo para populações periféricas, hoje o picadeiro ganhou novo status e jovens artistas se dedicam cada vez mais a ele. Quem são os novos palhaços dos palcos brasileiros?
Debatedores: Fernando Sampaio e Wellington Nogueira
Mediação: Mário Viana
Apresentação de um desafio de palhaços

12 de Julho
MPB
BREGA-CHIC
Desde que o samba é samba, a MPB se deixou contaminar pelo humor e pela sátira social. O que a nossa música popular tem que as outras não têm? A alegria, como queria Oswald de Andrade, é a prova dos nove?
Debatedores: Eduardo Dusek e Nelson Motta
Mediação: Pedro Alexandre Sanches
Apresentação pocket de Eduardo Dusek

30 de Agosto
INTERNET
A DISSEMINAÇÃO DA STAND UP
A comédia stand up vem conquistando uma legião de fãs, no teatro e principalmente na internet. Quais as características desse tipo de comédia? Por que ela faz tanto sucesso entre os jovens?
Debatedores: Paulinho Serra e Rafael Cortez
Mediação: Xico Sá
Apresentações pocket de Paulinho Serra e Rafael Cortez

20 de Setembro
TEATRO
A COMÉDIA POPULAR
O que define a comédia popular brasileira? O que ela tem de universal? Qual a contribuição de Ariano Suassuna para o gênero?
Debatedores: Amir Haddad e Luís Alberto de Abreu
Mediação: Lucas Neves
Apresentação pocket da Fraternal Cia. de Arte e Malas-Artes

18 de Outubro
ARTES PLÁSTICAS
IRREVERÊNCIA E REBELDIA NOS ANOS 1970/80
No final dos anos 1970 e começo dos 80, os artistas se mostravam insatisfeitos tanto com a ditadura quanto com o regime das artes no país. Como essa insatisfação se manifestou na produção artística do período? De que forma o humor e a irreverência ajudaram a subverter a atmosfera vigente?
Debatedores: Leda Catunda e Tadeu Chiarelli
Mediação: Maria Hirszman
Exibição de imagens de artistas dos anos 1970/80

22 de Novembro
MÍDIA IMPRESSA
CRÔNICA E HUMOR
Espaço democrático e bem-humorado, a crônica é uma das modalidades jornalísticas mais apreciadas na mídia impressa. Podemos afirmar que o humor é um dos elementos essenciais da crônica brasileira?
Debatedores: Antonio Prata e Tutty Vasques
Mediação: Ubiratan Brasil
Leitura de crônicas


Todos os debates ocorrerão às 19:30h no Centro Cultural Banco do Brasil, localizado à Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo/SP. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô. A entrada é gratuita.

Maiores informações: (11) 3113-3651, 3113-3652 ou pelo site.


Os Peixes recomendam! 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

[INFORME] PIRACEMA - II Encontro de Teatro Amador

Saudações!

Como anunciamos semana passada, a segunda edição da PIRACEMA - Encontro de Teatro Amador está chegando. A PIRACEMA é um evento não-competitivo realizado pela Cia. Teatral Um Peixe, através do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) da Secretaria Municipal de Cultura, e busca reunir coletivos teatrais ligados ao movimento amador oriundos das mais variadas regiões do município de São Paulo e cidades vizinhas. 

O objetivo do Encontro é, aos poucos, formar um grande núcleo de teatro amador na cidade de São Paulo. Nosso foco está na troca de experiências, na comunicação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos grupos, no intercâmbio sócio-cultural, fazendo com que realidades (sociais, políticas e econômicas) diferentes dialoguem, propiciando a reflexão acerca do fazer teatral e do movimento amador na metrópole. A PIRACEMA não é um "Festival", não é um espaço para, simplesmente, apresentarmos peças de teatro. A PIRACEMA é um Movimento e, como tal, gera vínculos, propõe a reflexão e estimula a pesquisa teatral.

O único pré-requisito para participar da PIRACEMA é ser um grupo de teatro AMADOR. Na primeira edição, quatro grupos participaram do evento. Esse ano, a ideia é dobrar o número de participantes. Para que isso acontecesse, cada grupo participante em 2010 recomendou um novo grupo para esta nova edição. Nesse final de semana, concluímos a convocação. Os grupos que participarão do evento em 2011 são:

- Cia. Teatral Um Peixe (anfitriã)
- Grupo Vital de Teatro
- Grupo de Teatro Arte Jovem
- Novos Fulanos Grupo Teatral
- Riso Curativo
- Cia. Máscaras
- Grupo de Teatro Amador Kainotomia
- Seres Família de Teatro

Os grupos participarão de oficinas com profissionais das artes cênicas, mesas-redondas organizadas pelos grupos "sêniores" (Peixes, Vital, Arte Jovem e Novos Fulanos) e 12 intervenções. Também teremos apresentações de dois espetáculos por dia (exceto no segundo dia, quando teremos a participação de uma orquestra) e uma grande exposição montada no saguão do Centro Cultural do Jabaquara.

E, já que a ideia é ampliar sempre a PIRACEMA, estamos pensando novas estratégias para organizar a participação de grupos nas edições futuras do Encontro. Uma das propostas é a criação de um Cadastro de Grupos Amadores. A ideia será discutida esse ano e, se todos concordarem, em breve ela estará em funcionamento.

Falando em discussão, nas próximas semanas teremos a primeira reunião com os representantes dos grupos participantes da edição 2011 onde trataremos do cronograma da PIRACEMA. Assim que a programação estiver fechada, faremos a divulgação.

Por enquanto, já anotem na agenda: PIRACEMA - II Encontro de Teatro Amador. Dias 6, 13, 20 e 27 de Agosto, das 13h às 21h, no Centro Cultural do Jabaquara. Entrada gratuita em todas as atividades!

E, para quem tiver curiosidade em ver como a PIRACEMA funciona, basta baixar o REGULAMENTO.

Venha fazer novos amigos!!!

Nos vemos lá!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

[INFORME] O meio do ano está pra Peixe!

Saudações a todos!

Estamos passando hoje para divulgar as ações promovidas pelos Peixes no meio do ano de 2011.


VIII FESTIVAL DE PEÇAS CURTAS DE SUMARÉ

Cartaz de "Eles são Seis Cômicos"

Primeiramente, gostaríamos de lembrar a todos que, dentro de duas semanas, a Cia. Teatral Um Peixe estará viajando até a cidade de Sumaré para participar do VIII Festival de Peças Curtas com o espetáculo "Eles são Seis Cômicos". A peça abrirá o terceiro dia (24 de Junho) do Festival, às 14h, no Anfiteatro Dirce P. Dalben (localizado à Avenida Brasil, 1.111, no bairro de Nova Veneza). A entrada é gratuita! Ah...vale lembrar que somos o único representante do município de São Paulo no Festival. Ou seja, haja responsabilidade!


FESTIVAL INVERNO EM CENA
"A Mansão Veit" em 2007
Também gostaríamos de notificar que, em Julho, estaremos de volta ao palco da Sala Gil Vicente, no Teatro Ruth Escobar, após longos quatro anos. Para quem não se lembra, os Peixes iniciaram sua carreira justamente nesse palco, em Julho de 2007. Agora, estamos de volta e, para mostrar a evolução do grupo nesses quatro anos, decidimos levar o espetáculo "Vamos à Guerra, Filhos da Terra!". As apresentações serão nos dias 18, 19 e 20 de Julho (segunda, terça e quarta-feira) às 21h. Mais uma vez, a entrada é gratuita!


PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR
E, em Agosto, começa a segunda edição da PIRACEMA! Neste ano, 8 grupos participarão do único encontro voltado ao Teatro Amador na cidade de São Paulo. O evento acontecerá em todos os sábados de Agosto (6, 13, 20 e 27), das 13h às 21h, e contará com uma mostra de espetáculos ou estudos teatrais, uma apresentação de música orquestrada, quatro mesas-redondas, quatro oficinas com profissionais das artes cênicas, doze intervenções e uma exposição. A entrada, como sempre, é gratuita!

Regulamento AQUI


Esperamos vê-los em alguma dessas ações!



Até lá!