terça-feira, 3 de maio de 2011

[INFORME] O Teatro Brasileiro perde um de seus mestres

Ontem, 2 de Maio de 2011, o dia amanheceu mais cinzento. Não era a chuva, nem a neblina. Era um dia de luto para todos os atores brasileiros. Aos 85 anos, um de nossos maiores ícones, o diretor José Renato Pécora, nos deixou.


Após anos fora dos palcos, José Renato estava em cartaz com o espetáculo "Doze Homens e Uma Sentença", em São Paulo. Durante a sessão de domingo, José Renato cometeu um erro em cena, confundindo a fala "o velho queria ganhar um pouco mais de atenção" com "o velho queria ganhar um pouco mais de tempo". Até parece que, inconscientemente, sabia o que estava por vir...

Saindo do espetáculo, jantou e, em seguida, se dirigiu à rodoviária para voltar ao Rio de Janeiro. Não gostava de avião, preferia as viagens de ônibus e gostava de ver o sol nascer na cidade maravilhosa. No entanto, não teve a oportunidade de ver o amanhecer uma última vez. Ainda em São Paulo, teve um infarte ao qual não resistiu.

Nós, da Cia. Teatral Um Peixe, lamentamos mais uma perda que sofremos nessa frente de batalha que é o teatro. Fundador do Arena, José Renato sabia muito bem o que é lutar.

A nós, resta uma missão: não deixar que toda a luta, todas as conquistas feitas por nossos mestres se percam. Não podemos ser simplórios ou preguiçosos. Não podemos nos contentar em ser medíocres. Honremos aqueles que vieram antes de nós. Honremos a memória de Guarnieri, de Paulo Autran, de Dercy Gonçalves e, agora, de José Renato.

É triste, mas é um fato: nossos mestres estão nos deixando. Será que estaremos à altura para assumir a responsabilidade de manter vivo um teatro sem mestres?

Nenhum comentário:

Postar um comentário