sexta-feira, 25 de março de 2011

[OFICINA] Respeitável público! Com vocês, o Primeiro Dia!


Saudações a todos!

No dia 19 de Março de 2011 iniciamos as Oficinas "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2011. Foi um dia repleto de alegrias, onde estreitamos um pouco mais os laços com nossos novos artistas-aprendizes.

O dia já começou em ritmo de festa! Logo de cara, os artistas-aprendizes já marcaram de se encontrar no metrô Jabaquara da forma mais inusitada possível: carregando plaquinhas à la aeroporto.


Chegando ao Centro Cultural do Jabaquara, os artistas-aprendizes tiveram que realizar sua matrícula presencial. Logo em seguida, às 9h, as portas do teatro se abriram e todos foram recebidos no melhor estilo circense: o Mestre-Pista surge para anunciar o início do espetáculo "Eles são Seis Cômicos", peça de conclusão da oficina 2010.


Mas é claro que as atividades do dia não pararam por aí!
Logo em seguida, partimos para uma grande apresentação. Primeiro, falamos um pouco sobra a Cia. Teatral Um Peixe e o trabalho que desenvolvemos. Em seguida, foi a vez dos artistas-aprendizes se apresentarem. Por fim, cada um dos Peixes também falou um pouco sobre si. Para fechar o dia, como o tempo já estava quase se esgotando, fizemos um exercício clássico dos Peixes: o Zip-Zap-Zop. Essa atividade, além de funcionar como um primeiro "quebra-gelo" também trabalha com domínios motor, cognitivo e afetivo-social. Elementos como lateralidade (a boa e velha "direita-e-esquerda") e a partilha de informações possoais são essenciais para o bom funcionamento desse jogo cooperativo, e costumam gerar muitas risadas, além de um bom corre-corre.


Infelizmente, o dia acabou sendo curto para tudo que tínhamos em mente. Mas tudo bem! Teremos um ano inteiro pela frente e os novos artistas-aprendizes parecem bem dispostos!

No próximo fim de semana comemoraremos o Dia Nacional do Circo. Em nossa oficina, teremos a primeira aula de Figurino e de História do Teatro. E, já que falamos em comemoração, não poderia deixar de divulgar as ações que ocorrerão no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso nesse fim de semana:

Dia 26/03 - Espetáculo "À la Carte"
Grupo: La Mínima. Direção: Leris Colombiani. Elenco: Domingos Montagner e Fernando Sampaio. Roteiro: Paulo Rogério Lopes. Num subúrbio perdido no espaço e no tempo, duas pessoas convivem onde o conforto passa longe e a segurança desconhece o endereço. Neste terreno impreciso, onde da mesma fonte brota o alimento e a arma letal, a fantasia se faz tão fundamental quanto o trigo que sacia a fome. O espetáculo traz um roteiro cheio de magias, técnicas circenses e números musicais.

Sábado, 20h. Anfiteatro.

150 lugares. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência na recepção.


Dia 27/03 - Exposição "Circo Nerino"
A exposição percorre quase 70 anos de atuação do Circo Nerino com 68 imagens de formatos variados, distribuídas em painéis de madeira e lona, presos por amarrações e nós circenses. São fotografias de Roger Avanzi (o Picolino II), Pierre Verger e Luiz Alfredo, além de imagens de autores desconhecidos. A curadoria é de Verônica Tamaoki.

A abertura contará com a presença de Roger Avanzi, o palhaço Picolino – um dos palhaços mais antigos ainda em atividade no mundo – e com diversas intervenções circenses que tornarão a ocupar este espaço durante o período da exposição.

Abertura: Dia 27/03, domingo, 16h30. Hall de Entrada.

Período de Visitação: de 29/03 a 27/04, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.


Dia 27/03 - Espetáculo circense "Noite de Gala"
O CCJ, em parceria com a Trixmix Produções, apresenta mais uma Noite de Gala Especial, e desta vez em dupla comemoração: ao Dia Nacional do Circo e ao Aniversário de 5 anos do CCJ! Dentre as atrações estão: Solas de Vento (circo-teatro), Circo Amarillo, Ricardo Napoleão, Take Five (malabaristas do Circo Zanni), Norton do Carmo (boleaderas), Dupla Par Anorma (mágica e mentalismo), Rhena de Farias (a Mademoiselle Blanch do Jogando no Quintal). Circo, humor e muita diversão com qualidade para todas as idades!

Domingo, 18h. Teatro de Arena.

300 lugares. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência na recepção.


Estamos tentando montar uma "caravana" no domingo. Se alguém tiver interesse, é só entrar em contato conosco e marcamos um ponto de encontro!


Por enquanto, é só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário