sábado, 26 de março de 2011

[OFICINA] "NÃO PENSA, FAZ!"


E o segundo dia da Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2011 começou com tudo!

Como é de praxe, iniciamos nossas oficinas com grande carga teórica. Essa ênfase em teoria nos acompanhará durante um bom tempo, dando espaço para que falemos um pouco sobre o teatro do século XIX, o surgimento e decadência do Circo-Teatro e o advento do Circo Novo. Com o passar do tempo, as oficinas ficarão menos teóricas e mais práticas.

A primeira aula do dia foi da disciplina "Figurino", ministrada pela coordenadora de Figurino & Maquiagem da Cia. Teatral Um Peixe: Luanda Mangeni. Nessa aula, foram abordados assuntos referentes ao surgimento do teatro. Questões acerca do mito e da ligação com o sagrado introduziram o conceito de Teatro Ritual, deixando um gancho para a criação de espaços e elementos cênicos.


Em seguida, iniciamos as aulas de História e Interpretação, ministradas pelo diretor André Domicciano. Num primeiro momento, detivemo-nos no conceito de palhaço e na diferenciação entre "palhaço" e "clown". Também foram abordadas as questões referentes a Arquétipo e construções arquetípicas "de dentro para fora" e "de fora para dentro". Além disso, levantamos a questão do "não pensar" e do "fazer".

Mas nem tudo é teoria! Passada essa introdução, nos concentramos em trabalhar uma das características fundamentais dos Peixes: os extremos dos atores. A primeira etapa focava o pé do ator. Uma boa sessão de massagem, alongamento de dedos e "surra" serviu de prefácio para o bom e velho "Andando" (sim, vocês ouvirão muito isso durante o ano!). Foram trabalhadas as bases e o ritmo do ator. Depois, foi a vez do outro extremo: os olhos. Exercícios de relação de olhar foram realizados e, sinceramente, ficamos surpreendidos com o desapego dos artistas-aprendizes. O início desse exercício é sempre complicado: a timidez impera. Mas dessa vez, mesmo tendo se conhecido há uma semana, todos estavam se permitindo olhar e ser olhados. Fabuloso!


Logo após, mais um clássico: Quadro de Cena. E, para finalizar, a boa e velha composição de cena através da Foto. Apesar daquela bagunça já esperada, demos muitas risadas com as cenas inusitadas que se formaram. Uma primeira experiência de palco repleta de criatividade e, o mais importante, potencial artístico. Com certeza iremos nos lembrar por um bom tempo do "Mijão da Sé" e do "Estuprado na Praça da República". É desse tipo de brincadeira que fizemos hoje que gostamos! Excelente material!


Na semana que vem, o dia começa com a aula de Maquiagem e, em seguida, assistiremos ao filme "Os Palhaços", de Federico Fellini.

Espero que vocês tenham gostado do dia tanto quanto nós gostamos!
Quero ver muita alegria nessa oficina! Vamos agitar o Jabaquara!

Até sábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário