terça-feira, 31 de agosto de 2010

A PIRACEMA acabou!

É com muita satisfação que venho anunciar o fim da PIRACEMA.

E digo "satisfação" porque o I Encontro de Teatro Amador de São Paulo foi um verdadeiro e estrondoso sucesso! Nos quatro sábados de Agosto, quatro grupos de teatro amador de várias partes da Grande São Paulo se encontraram para trocar experiências nas diversas atividades realizadas no evento.

As Vivências trouxeram um pouco da realidade prática de cada grupo, propondo um verdadeiro intercâmbio de exercícios. Foi divertidíssimo ver "Peixes", "Fulanos", "Vitalinos" e "Artejovianos" interagindo em exercícios de improvisação ou suando a camisa em pesados aquecimentos corporais.

As Mesas-Redondas foram o grande chamariz do Encontro, trazendo assuntos pertinentes e dando origem a debates muito bem-embasados. O senso crítico unido ao domínio teórico e à experiência de diversos atores fez com que os debates seguissem caminhos realmente produtivos. O que é raro de se ver, hoje em dia. Normalmente, quando grupos de teatro se juntam para debater, só vemos discussões e brigas bobas. Mas na PIRACEMA, não. Não houve UMA briga sequer. Nada! O que demonstra, uma vez mais, o alto grau de profissionalismo e a clareza de pensamento que imperou no colóquio.

As Oficinas com o nosso queridíssimo Rafael Rios foram um show à parte! E, confesso, se transformaram na grande atração da PIRACEMA. Todo mundo queria participar, não importa o que fosse. Além de divertidas, as oficinas do Rafael foram realmente esclarecedoras. Acredito que tenha sido um grande diferencial ter trazido um profissional tão experiente e tão aberto quanto o Rafa para participar do Encontro. Quantas palavras valorosas, quantas dicas preciosas e quantos ensinamentos ele nos trouxe. Não só em termos técnicos, mas em termos humanos. Foram lições que levaremos por toda a nossa vida... Obrigado, Rafa!

E os Espetáculos...ah...os Espetáculos! Era um mais aguardado que o outro! A curiosidade imperava! Um grupo nunca (ou quase nunca) tinha visto o outro em ação. Não sabíamos o que esperar! Que sensação deliciosa! E que surpresas nos aguardavam: a proposta de integração social do Vital; o resgate de linguagem dos Peixes; a poesia imagética do Arte Jovem; o dinamismo cômico dos Fulanos. Propostas tão diferentes, tão singulares, mas que nos permitiram a aproximação artística e o desenvolvimento da análise crítica. Como foi bom ver e ouvir cada um de vocês. Saber um pouco mais. E, é claro, foi tão bom ver todos tão abertos ao diálogo, à análise, às propostas.

Em suma, gostaria de dizer que essa experiência foi mais que enriquecedora. Ali não entramos em contato apenas com outros grupos, mas estabelecemos fortes elos, criamos grandes amizades. E é dessa amizade que novas ideias, novas propostas, novos projetos, surgirão.

Nosso objetivo é tornar a PIRACEMA um evento periódico, fixo, que cresça ano após ano, atingindo proporções estaduais e, quem sabe um dia, nacionais. O primeiro passo nós demos: a primeira edição do Encontro foi um sucesso, em forma e conteúdo! O segundo passo está se formando: com o término da PIRACEMA, sugeriu-se que pequenos encontros fossem realizados, periodicamente, entre uma PIRACEMA e outra. Tal medida pode, quem sabe, viabilizar o surgimento de um Núcleo de Teatro Amador na cidade de São Paulo. Quem sabe não estejamos diante de uma nova formação da falecida Cooperativa de Teatro Amador de São Paulo?

O futuro é promissor. Mas há muito o que fazer! E é por esse futuro que os Peixes lutarão. E é tão bom saber que não lutaremos sozinhos...

A primeira PIRACEMA chegou ao fim. E voltamos para casa agradecidos, felizes por termos ao nosso lado pessoas tão queridas. Aos amigos do Grupo Vital, Novos Fulanos e Arte Jovem, ao precioso Rafael Rios, ao grande companheiro Almir, fica aqui registrado o nosso muito obrigado!

Voltamos para casa agradecidos...mas contentes por saber que a segunda PIRACEMA vem aí. Até lá, só nos resta a lembrança de momentos tão felizes nunca antes vividos até Agosto de 2010.

Esse é o consolo de subir o rio: a jornada é longa e repleta de perigos, mas sabemos que não estamos fazendo-a sozinhos.


A PIRACEMA começou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário