domingo, 5 de maio de 2013

PIRACEMA - IV Encontro de Teatro Amador de São Paulo


REGULAMENTO 

I – APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

Art. 1º - A Cia. Teatral Um Peixe, em parceria com o Espaço Cultural Tendal da Lapa, realizará a 4ª edição da PIRACEMA – Encontro de Teatro Amador de São Paulo, de 04 de Agosto a 01 de Setembro de 2013, das 13:00h às 21:00h, um evento não-competitivo que possui o intuito de estimular e difundir a produção teatral independente; promover o intercâmbio entre as produções artísticas dos vários municípios do Estado de São Paulo; incentivar o estudo do teatro, através da pesquisa teórica e do desenvolvimento prático de novas metodologias e técnicas; e propiciar a formação de um núcleo teatral amador no município de São Paulo.

Art. 2º - A 4ª PIRACEMA compreenderá as seguintes atividades:
  •          10 apresentações de espetáculos seguidas de debates;
  •          5 mesas-redondas;
  •          10 oficinas teatrais (5 fechadas e 5 abertas);
  •          Exposição;
  •          15 intervenções artísticas. 


 II – INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
  
Art. 3º - A participação na PIRACEMA pode se dar de duas formas: a) através da indicação de grupos que já participaram de outras edições do Encontro; b) através do preenchimento do cadastro de grupos amadores (disponível no blog http://ciateatralumpeixe.blogspot.com).

Art. 4º - Tanto a indicação quanto o preenchimento da ficha cadastral não garantem por si só a participação na PIRACEMA. O material do grupo será avaliado pela curadoria e, em caso de aprovação, os responsáveis pelo grupo serão notificados.

Art. 5º - Os grupos deverão, no ato de inscrição, entregar o seguinte material à Coordenação do Encontro:
  •      Ficha cadastral devidamente preenchida
  •      Logo do grupo ou companhia, em formato jpg;
  •      Ficha técnica completa, sinopse e release (máximo de 200 caracteres) do espetáculo ou intervenção;
  •    Mapa de luz, cenário e descritivo contendo o tempo de duração do espetáculo ou intervenção, montagem e desmontagem de palco;
  •      Fotos de cenas do espetáculo ou intervenção (opcional);
  •      Histórico do grupo.

§1º - As fotos e o logo não devem ser enviados anexados em documentos de texto.

Art. 6º - O material deverá ser entregue, através do email ardalpha@ig.com.br, impreterivelmente até a meia-noite do dia 07 de Junho de 2013 (sexta-feira). 

Art. 7º - Todo o material enviado, constante no Art. 5º, não será devolvido aos participantes e passará a fazer parte do acervo da PIRACEMA.

Art. 8º - Toda e qualquer alteração feita na ficha técnica ou no projeto deverá ser informada à Coordenação no prazo máximo de uma semana após a entrega do material.

Art. 9º - Caso os grupos participantes possuam menores de idade como integrantes, os mesmos deverão portar uma autorização dos pais e/ou responsáveis legais reconhecida em cartório (conforme legislação em vigor).

Art. 10º - Os grupos que optarem por realizar a apresentação de espetáculo em espaço alternativo (arena, ocupação de espaço, itinerante) deverão enviar, junto com o restante do material, a proposta de encenação.

Art. 11º - Os grupos que se enquadrarem no Art. 10º deverão, obrigatoriamente, visitar o espaço com antecedência para conferir, junto à coordenação do mesmo, a viabilização da proposta de encenação.

Art. 12º - Os participantes da 4ª PIRACEMA receberão Certificados de Participação ao final do Encontro.

III – REALIZAÇÃO
  
Art. 13º - A Coordenação do Encontro se responsabilizará por disponibilizar, sem qualquer ônus aos grupos participantes, o local de realização do evento em perfeitas condições de uso.

Art. 14º - O Encontro se realizará nas dependências do Espaço Cultural Tendal da Lapa, localizado à Rua Guaicurus, 1100 (com acesso pela Rua Constança, 72), Lapa, São Paulo/SP. Telefone: (11)3862-1837. Email: tendal.dalapa@yahoo.com.br

Art. 15º - Para a realização do Encontro serão disponibilizados os seguintes espaços:
  •       Palco A (Espetáculos)
  •       Palco B (Intervenções)
  •       Espaços alternativos (Intervenções)
  •       Oficina A
  •       Oficina B
  •       Corredor de Exposições
  •       Espaço Debate


Art. 16º - Qualquer outro ambiente que se deseje utilizar no evento deverá ser requerido com antecedência à Coordenação do Encontro.

Art. 17º - Os espaços contarão com recursos mínimos de som e iluminação. Pedimos aos participantes que, se possível, entrem em contato com a Coordenação do Encontro para que parcerias sejam firmadas quanto à cessão/doação/utilização de equipamentos particulares. A Cia. Teatral Um Peixe cederá, durante a realização do Encontro, mesa de luz com dimmer e 10 canais, mesa de som com 10 canais, uma caixa de som ativa, um set light 1000W, três refletores “ímpares” e um datashow.

Art. 18° - Por razões de logística, não há possibilidade de ensaio de palco durante a PIRACEMA. Se os grupos assim desejarem, deverão entrar em contato com a Coordenação do Espaço Cultural Tendal da Lapa para marcar um ensaio de acordo com a disponibilidade do espaço.

Art. 19º - É de total responsabilidade dos grupos participantes providenciar o transporte de cenário e elenco até o Espaço Cultural Tendal da Lapa e seu retorno, além de responsabilizar-se pelos materiais cênicos e técnicos necessários para a realização de sua mesa-redonda e apresentação de espetáculo/intervenção.

Art. 20º - O espaço não disponibilizará técnicos de iluminação e sonoplastia. A necessidade desses serviços deverá ser informada à Coordenação no prazo máximo de uma semana antes do início do Encontro.

Art. 21º - A Coordenação fornecerá apoio no carregamento de cenários dentro do espaço se necessário, mas não se responsabilizará por equipe técnica de montagem e desmontagem de espetáculos. A desmontagem deverá ser realizada imediatamente após as apresentações.

Art. 22º - Os grupos deverão desocupar todo o palco e espaços anexos imediatamente após sua apresentação. A Coordenação do Encontro e do espaço não se responsabilizarão por qualquer material que os grupos venham a deixar no local durante ou após a realização do Encontro.
§1º - Os materiais de espetáculo deverão ser guardados em espaço reservado ao grupo dentro das dependências do Espaço Cultural Tendal da Lapa;
§2º - Objetos pessoais (bolsas, mochilas etc.) deverão permanecer com os participantes.

Art. 23º - A Coordenação da PIRACEMA não se responsabilizará por eventuais taxas junto à SBAT, ABRAMUS e/ou ECAD, ficando sob exclusiva responsabilidade dos grupos participantes.

Art. 24º - Todas as atividades do Encontro deverão ser realizadas rigorosamente nos horários anunciados, salvo problemas publicamente conhecidos e, como tal, aceitos pela Coordenação.

Art. 25º - É vetada a entrada de pessoas que não pertençam aos grupos nos locais reservados aos artistas (coxias, camarins etc.), salvo membros da Coordenação do Encontro ou do espaço.

Art. 26º - A entrada do público deverá ser, obrigatoriamente, gratuita em qualquer uma das atividades realizadas no Encontro.

Art. 27º - Após a apresentação do espetáculo haverá debate sobre os objetivos, propostas e execução da montagem, entre artistas e público.  

Art. 28º - Durante a realização da PIRACEMA, competirá à Coordenação:
  •          Disponibilizar o espaço limpo e em perfeitas condições de uso;
  •      Preparar e disponibilizar a documentação, programas e divulgação geral do evento;
  •         Receber e orientar os grupos participantes;
  •         Organizar as atividades, montar equipamentos de luz e som, e organizar o lanche coletivo.


Art. 29º - Durante a realização da PIRACEMA, competirá aos grupos:
  •          Transporte de todos os integrantes do grupo e do material cenográfico;
  •          Produção de todo o material cenográfico e figurinos;
  •        Levar um prato de comida (salgado ou doce) por integrante do grupo para integrar o lanche coletivo;
  •          Levar um refrigerante de dois litros ou suco para cada dois integrantes do grupo para integrar o lanche coletivo;
  •        Cumprir rigorosamente todas as determinações da coordenação do Espaço Cultural Tendal da Lapa quanto à utilização de equipamentos e espaços;
  •          Ter, no mínimo e obrigatoriamente, 50% do número total de integrantes do grupo participando de todas as atividades do Encontro;
  •          Providenciar, se necessário, autorização do SBAT, ABRAMUS ou ECAD.


Art. 30º - Em todo o material de divulgação do Encontro (impresso ou virtual) deverá constar:
  •          PIRACEMA – IV Encontro de Teatro Amador de São Paulo;
  •          Realização: Cia. Teatral Um Peixe e Espaço Cultural Tendal da Lapa

§1º - Se os grupos assim desejarem, a Coordenação disponibilizará os respectivos logos para divulgações impressas.
§2º - Os grupos podem, se assim desejarem, fazer divulgação individual de seus espetáculos desde que obedeçam às regras contidas no artigo 30. A Comissão só se responsabilizará pela divulgação geral do evento, onde constarão dados sobre todas as atividades do Encontro.

IV - ATIVIDADES

Art. 31º - Em sua 4ª edição, a PIRACEMA oferecerá 40 atividades (10 Espetáculos, 10 Oficinas, 5 Mesas-Redondas e 15 Intervenções) além da Exposição. As atividades terão a seguinte duração máxima:

ATIVIDADE
DURAÇÃO
Intervenção
30 minutos
Oficina
90 minutos
Mesa-redonda
90 minutos
Espetáculo
90 minutos


Art. 32º - Ao preencher a fichacadastral, os grupos devem informar em que modalidade querem se inscrever (Espetáculo ou Intervenção).
§1º - Por Intervenção entende-se peças curtas, de caráter experimental ou não, com até 30 minutos de duração e facilidade para adaptar-se em espaços variados, com ou sem recursos técnicos (iluminação, som etc);
§2º - Por Espetáculo entende-se peças entre 30 e 90 minutos, com maior exigência de recursos técnicos (iluminação, som etc).

Art. 33º - Todos os grupos participarão das Mesas-Redondas que, em 2013, serão temáticas e compostas por aproximadamente 4 ou 5 grupos. Os temas serão divulgados posteriormente e os grupos participantes terão tempo para estudar o objeto de debate.

Art.34º - As Oficinas serão divididas em duas categorias: a) Abertas ao público e b) Fechadas. As Oficinas Fechadas terão um número máximo de participantes que deverão se inscrever durante o mês de Julho. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Para melhor atender aos interessados, a Oficina Fechada tratará do mesmo tema durante todos os dias de Encontro. As Oficinas Abertas são abertas ao público em geral, sem a necessidade de inscrição e sem limite de participantes.

Art.35º - Todos os grupos deverão levar materiais para compor a Exposição. Cartazes expositivos deverão sem impressos em formato A1 ou Banner, não sendo permitidos cartazes escritos à mão (salvo cartazes que se caracterizem como objetos cênicos). Também será permitida a exposição de objetos de cena, peças de figurino (preferencialmente em manequins), adereços, partes de cenário, fotos e outros materiais que o grupo julgue interessantes. Todas as peças deverão ser etiquetadas com o nome do grupo. A Organização do Encontro não se responsabilizará pelo sumiço ou depredação de qualquer material.

Art. 36º - Os casos omissos neste Regulamento serão deliberados pela Coordenação da 4ª PIRACEMA.



André Domicciano
Curador da PIRACEMA – Encontro de Teatro Amador de São Paulo
e Coordenador da Cia. Teatral Um Peixe

São Paulo, 05 de Maio de 2013.

Informações: (11) 992621902 / email: ardalpha@ig.com.br

Um comentário:

  1. Gente pra quem não viu
    "Desgarrados do Céu",dia 25/08 é a
    grande oportunidade!A Cia Yow de
    Teatro de São Paulo estará
    no Festival de Piracema!No tendal da
    LAPA em SP!GRATUITO!
    Pra quem já viu...Nosferato
    ,Raleca,Regina,Lucinha e
    Batráquio te convidam para uma
    nova experiência com eles!E pra
    quem não viu...É a chance de ver ao
    espetáculo que emocionou várias
    pessoas!
    Afinal,quem é louco em nossa
    sociedade?

    ResponderExcluir