sexta-feira, 4 de maio de 2012

Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012 - Sétimo dia

O dia 28 de Abril de 2012 foi um divisor de águas na oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro"!

Tudo isso por dois simples motivos: o 1º diz respeito à primeira aula prática de maquiagem. O 2º, por conta da aula teórica sobre as características do Circo-Teatro. Mas vamos falar calmamente...

Oficina técnica - Maquiagem
A maquiagem é, de longe, uma das características que mais chamam a atenção na teatralidade circense. Para nós, não basta a combinação "pó e lápis". Pelo contrário! No circo-teatro, nós fugimos das propostas naturalistas/realistas e até a mais simples das maquiagens torna-se extremamente exagerada. No circo, trabalha-se com três cores fundamentais: branco, preto e vermelho. Nessa primeira aula prática de maquiagem, os artistas-aprendizes tiveram contato com a maquiagem branca.  



Algumas pessoas olham fotos dessas maquiagens e as consideram banais devido sua simplicidade, reproduzindo-as de forma irresponsável (e, na maioria das vezes, com materiais inadequados - o mais comum é a utilização do famoso "pinta-cara", aquela tinta facial de festinha infantil que você encontra em qualquer papelaria. Sugerimos a todos que queiram fazer esse tipo de maquiagem que utilizem pancake branco de boa qualidade - são mais caros, nós sabemos, mas o resultado é bem superior se comparado aos pancakes mais baratos - ou, para quem já domina a técnica, clown make up branco seguido de algum pó fixador - mas o controle de tonalidade é um pouco mais difícil). A maquiagem branca é, de longe, a mais reveladora das maquiagens. Mais do que tornar o seu rosto uma folha em branco pronta para ser desenhada, ela deixa todo e qualquer traço de expressividade em evidência. Olhos, boca, sobrancelhas, tudo fica mais nítido. Nesta experiência, os alunos puderam ver seus rostos "em branco" e, depois, com traços ressaltados (pintando sobrancelhas e olhos com lápis preto).

Por fim, uma das melhores partes: o momento de tirar a maquiagem. Limpar o rosto pode parecer um ato simplório, mas você já tentou limpar apenas metade dele e ver, lado-a-lado, rosto maquiado e limpo? É uma experiência reveladora! 


Expressão corporal
Na sequência, demos continuidade ao trabalho em cima do gesto com começo, meio e fim. Repetindo: o ator circense utiliza as mesmas estratégias corporais de um ator de pantomima. Ou seja, é necessário trabalhar o contegno, o gesto e a ostentio do ator. Isso é fundamental para que entendamos a partitura corporal.

História e interpretação

Por fim, um dos momentos mais importantes de nossa oficina: finalmente falamos o que é esse tal de Circo-Teatro. Esse é um assunto ao qual retornaremos milhares de vezes no decorrer do ano mas, para agora, é importante lembrarmos que a relação circo x teatro não é nenhuma novidade (pelo contrário, irá remontar às origens do que hoje chamamos circo) e que a teatralidade circense recebeu muitas influências das comédias de costumes e das farsas. Acima de tudo, devemos sempre lembrar de algumas características básicas do circo-teatro:
1 - O circense tem como regra "um espetáculo novo por dia", logo, são necessárias algumas estratégias que facilitem a criação de novas peças num curto período de tempo;
2 - A utilização de personagens-tipo;
3 - A intriga como desencadeadora da ação dramática, repleta de quiproquós e o caráter improvisacional que, muitas vezes, impera na dramaturgia circense;
4 - As marcas fixas;
5 - A máxima "comédia é pra rir, drama é pra chorar!" levada às últimas consequências.
No decorrer do ano, falaremos mais detalhadamente dessas e de outras características que aparecerão no Circo-Teatro. Agora, precisamos descobrir como tudo isso funciona na prática! Mas onde buscaremos registros visuais de técnicas como triangulação, corre-corre, bordões e disfarces? Isso nós iremos descobrir em nossa próxima aula! 

Um comentário:

  1. Senhores: acreditem todos. Morri de inveja. Parabéns pelo excelente trabalho. Um abraço...

    ResponderExcluir