REGULAMENTO
I – APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS
Art. 1º - A Cia. Teatral Um Peixe, em parceria com o Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil, realizará a 3ª edição da PIRACEMA – Encontro de Teatro Amador de São Paulo, de 04 de Agosto a 01 de Setembro de 2012, das 13:30h às 21:30h, um evento não-competitivo que possui o intuito de estimular e difundir a produção teatral independente; promover o intercâmbio entre as produções artísticas dos vários municípios do Estado de São Paulo; incentivar o estudo do teatro, através da pesquisa teórica e do desenvolvimento prático de novas metodologias e técnicas; e propiciar a formação de um núcleo teatral amador no município de São Paulo.
Art. 2º - A 3ª PIRACEMA compreenderá as seguintes atividades:
· 10 apresentações de espetáculos seguidas de debates;
· 5 mesas-redondas;
· 5 oficinas teatrais;
· Exposição;
· 15 intervenções artísticas.
II – INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
Art. 3º - A PIRACEMA não possui processo de seleção de grupos participantes. Em cada edição do evento, são convidados quatro grupos de teatro amador de regiões diversas do Estado de São Paulo.
Art. 4º - Grupos que desejarem participar de edições futuras da PIRACEMA deverão preencher o Cadastro de Grupos Amadores, disponível para download no blog http://ciateatralumpeixe.blogspot.com.
Art. 5º - Os grupos convidados deverão entregar o seguinte material à Coordenação do Encontro:
· Ficha cadastral devidamente preenchida
· Logo do grupo ou companhia, em formato jpg;
· Ficha técnica completa, sinopse e release (máximo de 200 caracteres) do espetáculo ou intervenção;
· Mapa de luz, cenário e descritivo contendo o tempo de duração do espetáculo ou intervenção, montagem e desmontagem de palco;
· Projeto contendo nome da mesa-redonda e descrição dos temas que serão abordados na mesma (grupos categoria B);
· Fotos de cenas do espetáculo ou intervenção (opcional);
· Histórico do grupo.
§1º - As fotos e o logo não devem ser enviados anexados em documentos de texto.
Art. 6º - O material deverá ser entregue, através do email ardalpha@ig.com.br, impreterivelmente até o dia 15 de Junho de 2012.
Art. 7º - Todo o material enviado, constante no Art. 5º, não será devolvido aos participantes e passará a fazer parte do acervo da PIRACEMA.
Art. 8º - Toda e qualquer alteração feita na ficha técnica ou no projeto deverá ser informada à Coordenação no prazo máximo de uma semana após a entrega do material.
Art. 9º - Caso os grupos participantes possuam menores de idade como integrantes, os mesmos deverão portar uma autorização dos pais e/ou responsáveis legais reconhecida em cartório (conforme legislação em vigor).
Art. 10º - Os grupos que optarem por realizar a apresentação de espetáculo em espaço alternativo (arena, ocupação de espaço, itinerante) deverão enviar, junto com o restante do material, a proposta de encenação.
Art. 11º - Os grupos que se enquadrarem no Art. 10º deverão, obrigatoriamente, visitar o espaço com antecedência para conferir, junto à coordenação do mesmo, a viabilização da proposta de encenação.
Art. 12º - Os participantes da 3ª PIRACEMA receberão Certificados de Participação no final do Encontro.
III – REALIZAÇÃO
Art. 13º - A Coordenação do Encontro se responsabilizará por disponibilizar, sem qualquer ônus aos grupos participantes, o local de realização do evento em perfeitas condições de uso.
Art. 14º - O Encontro se realizará nas dependências do Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil (Centro Cultural do Jabaquara), localizado à Rua Arsênio Tavolieri, 45, Jabaquara, São Paulo/SP. Telefone: (11)5011-2421.
Art. 15º - O espaço disponibilizará, para a realização do Encontro, o auditório – para a realização das oficinas, mesas-redondas e apresentações - e o saguão de entrada – para a realização da exposição e intervenções.
Art. 16º - Qualquer outro ambiente que se deseje utilizar no evento deverá ser requerido com antecedência à Coordenação do Encontro.
Art. 17º - O auditório do Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil é equipado com sistema elétrico de 4 refletores tipo Fresnel, 4 refletores tipo Par e 2 refletores tipo Set Light, palco com 10m x 5m, cortinas com roldana manual, lotação para 180 pessoas (com cadeiras móveis), equipamento de som (mesa de 10 canais e caixas de som) e luz (mesa com dimmer de 12 canais independentes) e tensão elétrica de 110 e 220 volts.
Art. 18° - Por razões de logística, não há possibilidade de ensaio de palco durante a PIRACEMA. Se os grupos assim desejarem, deverão entrar em contato com a Coordenação do Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil para marcar um ensaio de acordo com a disponibilidade do espaço.
Art. 19º - É de total responsabilidade dos grupos participantes providenciar o transporte de cenário e elenco até o Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil e seu retorno, além de responsabilizar-se pelos materiais cênicos e técnicos necessários para a realização de sua mesa-redonda e apresentação de espetáculo.
Art. 20º - O espaço não disponibilizará técnicos de iluminação e sonoplastia. A necessidade desses serviços deverá ser informada à Coordenação no prazo máximo de uma semana antes do início do Encontro.
Art. 21º - A Coordenação fornecerá apoio no carregamento de cenários dentro do espaço se necessário, mas não se responsabilizará por equipe técnica de montagem e desmontagem de espetáculos. A desmontagem deverá ser realizada imediatamente após as apresentações.
Art. 22º - Os grupos deverão desocupar todo o palco e espaços anexos (depósito, camarim) imediatamente após sua apresentação. A Coordenação do Encontro e do espaço não se responsabilizarão por qualquer material que os grupos venham a deixar no local durante ou após a realização do Encontro.
§1º - Os materiais de espetáculo deverão ser guardados em espaço reservado ao grupo dentro das dependências do auditório;
§2º - Objetos pessoais (bolsas, mochilas etc.) deverão permanecer com os participantes.
Art. 23º - A Coordenação da PIRACEMA não se responsabilizará por eventuais taxas junto à SBAT, ABRAMUS e/ou ECAD, ficando sob exclusiva responsabilidade dos grupos participantes.
Art. 24º - Todas as atividades do Encontro deverão ser realizadas rigorosamente nos horários anunciados, salvo problemas publicamente conhecidos e, como tal, aceitos pela Coordenação.
Art. 25º - É vetada a entrada de pessoas que não pertençam aos grupos nos locais reservados aos artistas (coxias, camarins etc.), salvo membros da Coordenação do Encontro ou do espaço.
Art. 26º - A entrada do público deverá ser, obrigatoriamente, gratuita em qualquer uma das atividades realizadas no Encontro.
Art. 27º - Após a apresentação do espetáculo haverá debate sobre os objetivos, propostas e execução da montagem, entre artistas e público.
Art. 28º - Durante a realização da PIRACEMA, competirá à Coordenação:
· Disponibilizar o espaço limpo e em perfeitas condições de uso;
· Preparar e disponibilizar a documentação, programas e divulgação geral do evento;
· Receber e orientar os grupos participantes;
· Organizar as atividades, montar equipamentos de luz e som, e organizar o lanche coletivo.
Art. 29º - Durante a realização da PIRACEMA, competirá aos grupos:
· Transporte de todos os integrantes do grupo e do material cenográfico;
· Produção de todo o material cenográfico e figurinos;
· Levar um prato de comida (salgado ou doce) por integrante do grupo para integrar o lanche coletivo;
· Levar um refrigerante de dois litros ou suco para cada dois integrantes do grupo para integrar o lanche coletivo;
· Cumprir rigorosamente todas as determinações da coordenação do Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil quanto à utilização de equipamentos e espaços;
· Ter, no mínimo e obrigatoriamente, 50% do número total de integrantes do grupo participando de todas as atividades do Encontro;
· Providenciar, se necessário, autorização do SBAT, ABRAMUS ou ECAD.
Art. 30º - Em todo o material de divulgação do Encontro (impresso ou virtual) deverá constar:
· PIRACEMA – III Encontro de Teatro Amador de São Paulo;
· Realização: Cia. Teatral Um Peixe e Prefeitura de São Paulo – Subprefeitura do Jabaquara.
§1º - Se os grupos assim desejarem, a Coordenação disponibilizará os respectivos logos para divulgações impressas.
§2º - Os grupos podem, se assim desejarem, fazer divulgação individual de seus espetáculos desde que obedeçam às regras contidas no artigo 30. A Comissão só se responsabilizará pela divulgação geral do evento, onde constarão dados sobre todas as atividades do Encontro.
Art. 31º - Os grupos participantes serão divididos em categorias, tendo direito a realizar as seguintes atividades:
CATEGORIA | ATIVIDADES |
A (ingressante em 2010) | Intervenção |
B (ingressante em 2011) | Espetáculo teatral e mesa-redonda |
C (ingressante em 2012) | Espetáculo teatral |
Art. 32º - As atividades terão a seguinte duração máxima:
ATIVIDADE | DURAÇÃO |
Intervenção | 30 minutos |
Oficina | 60 minutos |
Mesa-redonda | 60 minutos |
Espetáculo | 90 minutos |
Art. 33º - Poderão ser convidados outros grupos (além dos quatro ingressantes em 2012) para compor o quadro de intervenções.
Art. 34º - Os casos omissos neste Regulamento serão deliberados pela Coordenação da 3ª PIRACEMA.
André Domicciano
Curador da PIRACEMA – Encontro de Teatro Amador de São Paulo
e Coordenador da Cia. Teatral Um Peixe
São Paulo, 18 de Abril de 2012.
Informações: (11) 9871-4901 / email: ardalpha@ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário