domingo, 26 de setembro de 2010

Fim de Semana movimentado...



No último fim de semana (18 e 19 de Setembro), os Peixes tiveram uma experiência extremamente nova e - por que não? - completamente insana!

Pela primeira vez na história do grupo, saímos de São Paulo e levamos o espetáculo "A Mansão Veit" para o 1º Festival de Teatro de Cerquilho.
Cerquilho é uma cidadezinha com cerca de 35 mil habitantes e está localizada a 140km de São Paulo. Ao que tudo indica, a atual gestão tem incentivado muito o desenvolvimento cultural da cidade. Com isso, em 2008 foi inaugurado o Teatro Municipal de Cerquilho (esse lindão da foto acima) e, agora em 2010, realizou-se seu primeiro festival de teatro.

O Festival de Teatro de Cerquilho é uma mostra não-competitiva, tendo como objetivos o diálogo e a troca de experiências entre grupos de todo o Estado de São Paulo. Nessa primeira edição, participaram 7 grupos: Cia. Teatral Um Peixe (de São Paulo), Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada (Sorocaba), Grupo de Ninguém (Campo Limpo Paulista), Grupo Teatral Art em Cena (Pereiras), Cia Teatral 4 Cantos (Quadra), Escola de Teatro ETAC (Sorocaba) e Grupo Miniaturas Teatrais de Teatro Estudantil da Estação Cultura de Cerquilho (Cerquilho).

Por ser uma mostra não-competitiva, os grupos receberam troféus simbólicos pela participação, além de um prêmio Destaque e prêmios de valorização de trabalho. Os Peixes ficaram com o Destaque de Proposta e os prêmios de valorização em Cenografia e Figurinos.

Fica aqui o nosso agradecimento a toda a coordenação do evento (principalmente a Meire e ao Flávio), a toda equipe do teatro municipal e aos demais grupos participantes. Parabéns a todos pela realização desse festival que tem tudo para se destacar entre os mais conhecidos do Estado.




E foi no domingo (19) que a parte da insanidade começou. Saímos de Cerquilho por volta das 0h, chegamos em São Paulo às 2h e, às 11h, já estávamos no Parque Anhanguera participando do 1º Festival da Primavera de Perus!

Esse festival (que ocorreu nos dias 18 e 19) tinha como objetivo proporcionar à comunidade um fim de semana repleto de atividades culturais: oficinas, teatro, música, contação de histórias e até passeio de Maria-Fumaça.

Infelizmente, percebemos que a organização do evento ainda estava tateando em busca de uma coordenação ideal para algo tão grandioso. O resultado foi uma falta de estrutura básica para a realização de alguns trabalhos (principalmente teatro). Chegamos no local no horário combinado e nos deparamos com divergências gritantes na estrutura que solicitamos para a realização do espetáculo (erro na medida da estrutura de treliça metálica - que deveria estar a 4,5m de altura, e não a 6m... -, falta de equipamento de som etc.).

De qualquer forma, os Peixes deram a volta por cima, num exemplo nítido de profissionalismo, e, mesmo sem o mínimo necessário para a realização do espetáculo fizemos uma senhora apresentação. Misteriosamente, mais de 200 pessoas estavam presentes (entre elas, inúmeras crianças, sentadas bem na borda do anfiteatro) e foram extremamente participativas, o que transformou uma apresentação que "tinha tudo para dar errado" em uma das maiores realizações do grupo.

No final, o público em massa veio tirar fotos com a companhia, numa demonstração de respeito, carinho e admiração.

Para finalizar, repito: foi uma das experiências mais insanas que já tivemos mas, sinceramente, não nos arrependemos. Muito pelo contrário! Foi motivo de orgulho e, com certeza, vai entrar para a história dos Peixes!

2 comentários:

  1. Parabéns pela apresentação de vocês aqui em Cerquilho no 1º FETEC, e parabéns pelos reconhecimentos, você deram um show!!!

    Grande abraço e até a proxima!

    Eric
    ETAC Sorocaba

    ResponderExcluir
  2. como faço pra fazer deste teatro !? oque tenho que fazer? cel 97215304 pra mais informaçoes me li9gue

    ResponderExcluir