domingo, 12 de maio de 2013

Peixes vão a Congonhas (MG)



Por essa nem os Profetas de Congonhas esperavam! 

A Cia. Teatral Um Peixe estará no 5º PROFESTeatro com o espetáculo "Viagem ao Fundo da Cartola"! Em sua 5ª edição, o Festival Nacional de Teatro de Congonhas recebeu mais de 100 inscritos de todo o Brasil, sendo que apenas 21 foram selecionados para compor a programação do evento.

É a primeira vez que os Peixes saem do estado de São Paulo com um espetáculo e é a primeira vez que participamos de um festival nacional!

Abaixo, a programação completa:

29 DE MAIO

20h - O Auto da Compadecida (Grupo Circo Sem Pano - João Pessoa/PB)
21h - Frente à frente com Deus (Grupo Cultural da Universidade São Tomás de Moçambique - Maputo/Moçambique)


30 DE MAIO

14h - Mundo dos Sonhos (Cia. Show de Cenas - Angra dos Reis/RJ)
15h - As Peripécias da Nega e o Peido que a Nega deu (Grupo Teatral "É isso, é?!" - Joaíma/MG)
16h - Ophélia (Cia. de Teatro e Dança Pós-Contemporânea d'Improvizzo Gang - Jaboatão dos Guararapes/PE)

20h - No Meio a Rua (VI Turma CPPA ManiCômicos - São João Del Rei/MG)
21h - As Pererecas: Como se tornar uma Besta (Coletivo A Nau - Belo Horizonte/MG)
22h - Carlos e Neno (STCA Produções - Salto/SP)


31 DE MAIO

15h - Viagem ao Fundo da Cartola (Cia. Teatral Um Peixe - São Paulo/SP)
16h - Caixolhaço (Cia. Expressão de Arena - Gama/DF)
17h - Geografia da Palavra (Cia. Rogê - Uberaba/MG)

20h - Ao Revés do Papel (Grupo de Teatro Preto no Branco - São Carlos/SP)
21:30h - Pane no Circo (Grupo Trapo - São Paulo/SP)


01 DE JUNHO 

15h - A Fantástica Batalha do Viajante Maltrapilho (Grupo Fênix de Teatro - Tupã/SP)
16:30h - Só a Bailarina que não tem (Teatro Sem Esquinas - Brasília/DF)

20h - Kworo Kango - Histórias e Memórias (Grupo Fênix de Teatro - Tupã/SP)
21h - Mais do que se vê - Mundo Abstrato (CENARTE - Barbacena/MG)


02 DE JUNHO

16h - *555 (Núcleo Asteriskos de Investigação Teatral - São Paulo/SP)
17h - A Cantora Careca (Next - Núcleo Experimental de Teatro - Campo dos Goytacazes/RJ)


São os Peixes representando o Teatro Infantil de São Paulo! Torçam por nós!!!

domingo, 5 de maio de 2013

PIRACEMA - IV Encontro de Teatro Amador de São Paulo


REGULAMENTO 

I – APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

Art. 1º - A Cia. Teatral Um Peixe, em parceria com o Espaço Cultural Tendal da Lapa, realizará a 4ª edição da PIRACEMA – Encontro de Teatro Amador de São Paulo, de 04 de Agosto a 01 de Setembro de 2013, das 13:00h às 21:00h, um evento não-competitivo que possui o intuito de estimular e difundir a produção teatral independente; promover o intercâmbio entre as produções artísticas dos vários municípios do Estado de São Paulo; incentivar o estudo do teatro, através da pesquisa teórica e do desenvolvimento prático de novas metodologias e técnicas; e propiciar a formação de um núcleo teatral amador no município de São Paulo.

Art. 2º - A 4ª PIRACEMA compreenderá as seguintes atividades:
  •          10 apresentações de espetáculos seguidas de debates;
  •          5 mesas-redondas;
  •          10 oficinas teatrais (5 fechadas e 5 abertas);
  •          Exposição;
  •          15 intervenções artísticas. 


 II – INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
  
Art. 3º - A participação na PIRACEMA pode se dar de duas formas: a) através da indicação de grupos que já participaram de outras edições do Encontro; b) através do preenchimento do cadastro de grupos amadores (disponível no blog http://ciateatralumpeixe.blogspot.com).

Art. 4º - Tanto a indicação quanto o preenchimento da ficha cadastral não garantem por si só a participação na PIRACEMA. O material do grupo será avaliado pela curadoria e, em caso de aprovação, os responsáveis pelo grupo serão notificados.

Art. 5º - Os grupos deverão, no ato de inscrição, entregar o seguinte material à Coordenação do Encontro:
  •      Ficha cadastral devidamente preenchida
  •      Logo do grupo ou companhia, em formato jpg;
  •      Ficha técnica completa, sinopse e release (máximo de 200 caracteres) do espetáculo ou intervenção;
  •    Mapa de luz, cenário e descritivo contendo o tempo de duração do espetáculo ou intervenção, montagem e desmontagem de palco;
  •      Fotos de cenas do espetáculo ou intervenção (opcional);
  •      Histórico do grupo.

§1º - As fotos e o logo não devem ser enviados anexados em documentos de texto.

Art. 6º - O material deverá ser entregue, através do email ardalpha@ig.com.br, impreterivelmente até a meia-noite do dia 07 de Junho de 2013 (sexta-feira). 

Art. 7º - Todo o material enviado, constante no Art. 5º, não será devolvido aos participantes e passará a fazer parte do acervo da PIRACEMA.

Art. 8º - Toda e qualquer alteração feita na ficha técnica ou no projeto deverá ser informada à Coordenação no prazo máximo de uma semana após a entrega do material.

Art. 9º - Caso os grupos participantes possuam menores de idade como integrantes, os mesmos deverão portar uma autorização dos pais e/ou responsáveis legais reconhecida em cartório (conforme legislação em vigor).

Art. 10º - Os grupos que optarem por realizar a apresentação de espetáculo em espaço alternativo (arena, ocupação de espaço, itinerante) deverão enviar, junto com o restante do material, a proposta de encenação.

Art. 11º - Os grupos que se enquadrarem no Art. 10º deverão, obrigatoriamente, visitar o espaço com antecedência para conferir, junto à coordenação do mesmo, a viabilização da proposta de encenação.

Art. 12º - Os participantes da 4ª PIRACEMA receberão Certificados de Participação ao final do Encontro.

III – REALIZAÇÃO
  
Art. 13º - A Coordenação do Encontro se responsabilizará por disponibilizar, sem qualquer ônus aos grupos participantes, o local de realização do evento em perfeitas condições de uso.

Art. 14º - O Encontro se realizará nas dependências do Espaço Cultural Tendal da Lapa, localizado à Rua Guaicurus, 1100 (com acesso pela Rua Constança, 72), Lapa, São Paulo/SP. Telefone: (11)3862-1837. Email: tendal.dalapa@yahoo.com.br

Art. 15º - Para a realização do Encontro serão disponibilizados os seguintes espaços:
  •       Palco A (Espetáculos)
  •       Palco B (Intervenções)
  •       Espaços alternativos (Intervenções)
  •       Oficina A
  •       Oficina B
  •       Corredor de Exposições
  •       Espaço Debate


Art. 16º - Qualquer outro ambiente que se deseje utilizar no evento deverá ser requerido com antecedência à Coordenação do Encontro.

Art. 17º - Os espaços contarão com recursos mínimos de som e iluminação. Pedimos aos participantes que, se possível, entrem em contato com a Coordenação do Encontro para que parcerias sejam firmadas quanto à cessão/doação/utilização de equipamentos particulares. A Cia. Teatral Um Peixe cederá, durante a realização do Encontro, mesa de luz com dimmer e 10 canais, mesa de som com 10 canais, uma caixa de som ativa, um set light 1000W, três refletores “ímpares” e um datashow.

Art. 18° - Por razões de logística, não há possibilidade de ensaio de palco durante a PIRACEMA. Se os grupos assim desejarem, deverão entrar em contato com a Coordenação do Espaço Cultural Tendal da Lapa para marcar um ensaio de acordo com a disponibilidade do espaço.

Art. 19º - É de total responsabilidade dos grupos participantes providenciar o transporte de cenário e elenco até o Espaço Cultural Tendal da Lapa e seu retorno, além de responsabilizar-se pelos materiais cênicos e técnicos necessários para a realização de sua mesa-redonda e apresentação de espetáculo/intervenção.

Art. 20º - O espaço não disponibilizará técnicos de iluminação e sonoplastia. A necessidade desses serviços deverá ser informada à Coordenação no prazo máximo de uma semana antes do início do Encontro.

Art. 21º - A Coordenação fornecerá apoio no carregamento de cenários dentro do espaço se necessário, mas não se responsabilizará por equipe técnica de montagem e desmontagem de espetáculos. A desmontagem deverá ser realizada imediatamente após as apresentações.

Art. 22º - Os grupos deverão desocupar todo o palco e espaços anexos imediatamente após sua apresentação. A Coordenação do Encontro e do espaço não se responsabilizarão por qualquer material que os grupos venham a deixar no local durante ou após a realização do Encontro.
§1º - Os materiais de espetáculo deverão ser guardados em espaço reservado ao grupo dentro das dependências do Espaço Cultural Tendal da Lapa;
§2º - Objetos pessoais (bolsas, mochilas etc.) deverão permanecer com os participantes.

Art. 23º - A Coordenação da PIRACEMA não se responsabilizará por eventuais taxas junto à SBAT, ABRAMUS e/ou ECAD, ficando sob exclusiva responsabilidade dos grupos participantes.

Art. 24º - Todas as atividades do Encontro deverão ser realizadas rigorosamente nos horários anunciados, salvo problemas publicamente conhecidos e, como tal, aceitos pela Coordenação.

Art. 25º - É vetada a entrada de pessoas que não pertençam aos grupos nos locais reservados aos artistas (coxias, camarins etc.), salvo membros da Coordenação do Encontro ou do espaço.

Art. 26º - A entrada do público deverá ser, obrigatoriamente, gratuita em qualquer uma das atividades realizadas no Encontro.

Art. 27º - Após a apresentação do espetáculo haverá debate sobre os objetivos, propostas e execução da montagem, entre artistas e público.  

Art. 28º - Durante a realização da PIRACEMA, competirá à Coordenação:
  •          Disponibilizar o espaço limpo e em perfeitas condições de uso;
  •      Preparar e disponibilizar a documentação, programas e divulgação geral do evento;
  •         Receber e orientar os grupos participantes;
  •         Organizar as atividades, montar equipamentos de luz e som, e organizar o lanche coletivo.


Art. 29º - Durante a realização da PIRACEMA, competirá aos grupos:
  •          Transporte de todos os integrantes do grupo e do material cenográfico;
  •          Produção de todo o material cenográfico e figurinos;
  •        Levar um prato de comida (salgado ou doce) por integrante do grupo para integrar o lanche coletivo;
  •          Levar um refrigerante de dois litros ou suco para cada dois integrantes do grupo para integrar o lanche coletivo;
  •        Cumprir rigorosamente todas as determinações da coordenação do Espaço Cultural Tendal da Lapa quanto à utilização de equipamentos e espaços;
  •          Ter, no mínimo e obrigatoriamente, 50% do número total de integrantes do grupo participando de todas as atividades do Encontro;
  •          Providenciar, se necessário, autorização do SBAT, ABRAMUS ou ECAD.


Art. 30º - Em todo o material de divulgação do Encontro (impresso ou virtual) deverá constar:
  •          PIRACEMA – IV Encontro de Teatro Amador de São Paulo;
  •          Realização: Cia. Teatral Um Peixe e Espaço Cultural Tendal da Lapa

§1º - Se os grupos assim desejarem, a Coordenação disponibilizará os respectivos logos para divulgações impressas.
§2º - Os grupos podem, se assim desejarem, fazer divulgação individual de seus espetáculos desde que obedeçam às regras contidas no artigo 30. A Comissão só se responsabilizará pela divulgação geral do evento, onde constarão dados sobre todas as atividades do Encontro.

IV - ATIVIDADES

Art. 31º - Em sua 4ª edição, a PIRACEMA oferecerá 40 atividades (10 Espetáculos, 10 Oficinas, 5 Mesas-Redondas e 15 Intervenções) além da Exposição. As atividades terão a seguinte duração máxima:

ATIVIDADE
DURAÇÃO
Intervenção
30 minutos
Oficina
90 minutos
Mesa-redonda
90 minutos
Espetáculo
90 minutos


Art. 32º - Ao preencher a fichacadastral, os grupos devem informar em que modalidade querem se inscrever (Espetáculo ou Intervenção).
§1º - Por Intervenção entende-se peças curtas, de caráter experimental ou não, com até 30 minutos de duração e facilidade para adaptar-se em espaços variados, com ou sem recursos técnicos (iluminação, som etc);
§2º - Por Espetáculo entende-se peças entre 30 e 90 minutos, com maior exigência de recursos técnicos (iluminação, som etc).

Art. 33º - Todos os grupos participarão das Mesas-Redondas que, em 2013, serão temáticas e compostas por aproximadamente 4 ou 5 grupos. Os temas serão divulgados posteriormente e os grupos participantes terão tempo para estudar o objeto de debate.

Art.34º - As Oficinas serão divididas em duas categorias: a) Abertas ao público e b) Fechadas. As Oficinas Fechadas terão um número máximo de participantes que deverão se inscrever durante o mês de Julho. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Para melhor atender aos interessados, a Oficina Fechada tratará do mesmo tema durante todos os dias de Encontro. As Oficinas Abertas são abertas ao público em geral, sem a necessidade de inscrição e sem limite de participantes.

Art.35º - Todos os grupos deverão levar materiais para compor a Exposição. Cartazes expositivos deverão sem impressos em formato A1 ou Banner, não sendo permitidos cartazes escritos à mão (salvo cartazes que se caracterizem como objetos cênicos). Também será permitida a exposição de objetos de cena, peças de figurino (preferencialmente em manequins), adereços, partes de cenário, fotos e outros materiais que o grupo julgue interessantes. Todas as peças deverão ser etiquetadas com o nome do grupo. A Organização do Encontro não se responsabilizará pelo sumiço ou depredação de qualquer material.

Art. 36º - Os casos omissos neste Regulamento serão deliberados pela Coordenação da 4ª PIRACEMA.



André Domicciano
Curador da PIRACEMA – Encontro de Teatro Amador de São Paulo
e Coordenador da Cia. Teatral Um Peixe

São Paulo, 05 de Maio de 2013.

Informações: (11) 992621902 / email: ardalpha@ig.com.br

quarta-feira, 1 de maio de 2013

ESPECIAL - Peixes completam 7 anos de vida!

ÍNDICE

Acompanhe, na ordem, o especial "Peixes completam 7 anos de vida!". 


Boa leitura!

Peixes completam 7 anos de vida! - Parte 7

O FUTURO: CARTOLAS, MONSTROS E BARÕES

Plínio e Garcia - Comicidade sem fala
Não poderíamos encerrar esse "especial" sem falar um pouco das realizações mais recentes dos Peixes e um pouco dos projetos futuros que já se encontram em andamento. Após o sucesso alcançado com "Eles são Seis Cômicos", o grupo passou a investir mais em um teatro experimental, com base na criação coletiva. Com isso, em 2012, surgiu o espetáculo "Viagem ao Fundo da Cartola".

André Domicciano
Baseado nas ideias (muitas vezes insanas) dos atores Plínio e Rafael Garcia (não, eles não são irmãos, apesar do mesmo sobrenome), o espetáculo conta a história de dois aprendizes de mágico que, um dia, caem dentro de uma cartola. Na tentativa de entender esse novo mundo que encontram (e, consequentemente, tentar voltar para casa), acabam se deparando com inúmeras situações-problema. As soluções, obviamente, não poderiam obedecer outra lógica senão a da dupla cômica do Circo (Clown/Branco e Augusto/Excêntrico). O espetáculo teve como proposta trabalhar em cima do silêncio (ou a ausência de). Para tanto, foi realizado um amplo trabalho de comicidade gestual/corporal, focando sempre na plasticidade e na precisão dos movimentos. Esse foi um grande desafio durante a criação do espetáculo, pois o grupo vem de uma escola "textocentrista". Comunicar, fazer a comédia acontecer e instaurar o riso na plateia através do movimento foi um grande aprendizado que vem refletindo nos demais trabalhos dos Peixes.

Músicos de "Viagem ao Fundo da Cartola"
A estreia do espetáculo se deu no IX Festival de Peças Curtas de Sumaré, onde arrancou, além do riso da plateia, excelentes críticas dos jurados, angariando, dessa forma, dois prêmios (melhor sonoplastia e maquiagem), uma indicação (melhor figurino) e a menção honrosa de melhor pesquisa em linguagem cênica infantil. Um mês depois, fomos até o Festival Curtas de Teatro de Osasco, onde conseguimos a 3ª colocação na categoria Melhor Espetáculo, o prêmio de melhor sonoplastia e as indicações de melhor operação de luz e figurino. Em Outubro, participamos pela terceira vez do Festival de Teatro Cidade de São Paulo, recebendo a indicação ao prêmio de melhor ator.

Rumo a um mundo mágico
Agora, um novo festival nos aguarda! Nessa última segunda-feira (29 de Abril), recebemos a notícia de que "Viagem ao Fundo da Cartola" havia sido aprovada no 5º Profest de Congonhas (MG). Será o primeiro festival de nível nacional dos Peixes!

Além desse trabalho experimental, continuamos a pesquisa em torno da teatralidade circense. Após a estreia de "Vamos à Guerra, Filhos da Terra!", começamos a preparar o terreno para "O Monstro de Jackson". Primeiro, foi realizada uma série de seminários para falar sobre medo, monstros e sociedade, tentando responder à pergunta "por que criamos monstros?". O resultado dessa pesquisa foi o texto "O Monstro de Jackson", que ficou pronto no final de 2010. Desde então, o grupo vem preparando o espetáculo (que, até o momento, tem se mostrado bem exigente).

"Vida dos Pássaros"
Ao mesmo tempo, seguindo os moldes de "Eles são Seis Cômicos" e "Viagem ao Fundo da Cartola", os Peixes começam um novo processo experimental chamado "O Manto do Barão". A proposta é unir contação de histórias e circo-teatro, trabalhando a relação existente entre a esfera do real e do imaginário. É um espetáculo que está num processo bem inicial ainda, mas que já mostra boas possibilidades. No geral, queremos que o público tenha a sensação de que está lendo um livro infantil cheio de gravuras (da mesma forma que "Viagem" fez em relação aos desenhos animados e "Seis Cômicos" com o universo do imaginário infantil).

"A caçada"
Projeto é o que não falta para a Cia. Teatral Um Peixe. Recentemente, realizamos a Mostra de Experimentos Teatrais do Jabaquara e, dentro de três meses, teremos a 4ª edição da PIRACEMA - Encontro de Teatro Amador. Também temos o mutirão de revitalização do Tendal da Lapa e mais uma série de ideias que, aos poucos, vão surgindo. Infelizmente, não podemos divulgar todas as nossas ideias (porque, como muitos sabem, infelizmente existem pessoas que preferem apropriar-se de boas ideias a tê-las por conta própria), mas podemos garantir que muita coisa boa está por vir!

Caindo até o fundo da cartola
Esses foram nossos primeiros 7 anos! Vamos lutar para que esse número se multiplique muitas e muitas vezes! 

Obrigado a todos que fizeram e fazem parte de nossa história!

Obrigado a Aline, Camila, Carmem, Danilão, Hagen, Pedro, Ramon, Chu, Tales, Jéssica, Toninho, Aelson, Hernandes, Plínio, Thiaguinho, André Guimarães, Biel, Mateus, Gabi, Covanzi, Garça, Luanda, Gabs, Bela, Quel, Alan, Aura, Flávio, Thithi, Jessilaine, Mari, Alvinho, Dani, Danilo, Dalila, Bia, Lene, Flávia, Magá, Nicolau, Pri, Joísco, Alê, Tina, Bhárbara, Isa, Ingrid, Jack, Luciano, Cauê, Ju, Nayara, Guto e Vi por acreditarem e tornarem tudo isso possível! Obrigado também a todos os alunos da Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" e aos muitos amigos queridos que fizemos em nossas jornadas, em especial Rafael Rios, Luís Carlos Laranjeiras, Almir, a equipe do Centro Cultural do Jabaquara e os muitos grupos que conhecemos por aí!

VOCÊS são a nossa história!