terça-feira, 31 de julho de 2012

PIRACEMA - Dia 4 de Agosto


Neste sábado, a partir das 13:30h, começa a PIRACEMA - III Encontro de Teatro Amador de São Paulo. O evento é organizado pela Cia. Teatral Um Peixe, através do Prêmio "Ensaiando Um País Melhor", e será realizado nas dependências do Centro Cultural do Jabaquara (R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara, São Paulo/SP) nos dias 4, 11, 18 e 25 de Agosto e 1 de Setembro.

Confira, abaixo, a programação do primeiro dia:

13:30h - Oficina "A improvisação como técnica de criação do acontecimento cênico".
Ministrada pelo historiador Carlos Mastandréa, a oficina investigará as possibilidades dramáticas e expressivas da improvisação baseando-se no método de análise ativa de Constantin Stanislavsky. Duração: 1:30h.
Carlos Mastandréa
15h - Intervenção "Entre a missa e o almoço" (Alunos da Cia. Teatral Um Peixe).
Este entreato cômico de Arthur Azevedo faz parte da pesquisa prática sobre Teatro Brasileiro no séc. XIX desenvolvida na Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012. Nele, vemos seis beatas que, entre a missa e o almoço, reúnem-se na casa da Viscondessa para falar da vida alheia. Duração: 30 min.


15:30h - Espetáculo "O nome não importa" (Enchendo Laje & Soltando Pipa Cia. Teatral).
Afinal, o que é opressão? A Enchendo Laje & Soltando Pipa Cia Teatral investiga esse tema a partir dos contos “Pamonha” e “O Inimigo”, de Anton Tchekov, apresentando personagens onde se dissolvem as imagens de opressor e oprimido em diferentes situações, diferentes papéis. Quem é você? A sua resposta não importa? Duração: 40 min.
Espetáculo "O nome não importa"

17:30h - Mesa-redonda "Prostituição: um universo de delícias e perigosidades" (Grupo Os Seres).
Prostituição. Drogas. Homossexualidade. Fama. Esta mesa-redonda apresenta o resultado de uma pesquisa feita pelo Grupo Os Seres por meio de vídeos, citações, depoimentos e troca de informações. Sem querer evidenciar ou defender nenhum tipo de posição, a discussão não tem o propósito de expor ou prejudicar qualquer assunto colocado em pauta. O tema é apenas um reflexo do processo de criação teatral. Duração: 50 min.

18:30h - Intervenção "Acho que dá!" (Grupo Teatral Novos Fulanos)
Comédia de situação onde acidentes e/ou coincidências fazem com que ordens não dadas sejam cumpridas e insinuações ideológicas nos tornem incapazes de termos livre arbítrio. Duração: 30 min.

Intervenção "Acho que dá!"

19h - Espetáculo "Alma em Folclore" (Cia. Máscara)
Dizem que, à noite, tudo aquilo de misterioso se torna visível para os que não creem. Assim se fazem os mitos indígenas do folclore. Naquelas festas, o moço dançava e seduzia. Em tempos, a cabocla grávida não tinha pai para o filho apto a nadar. Assim retrata-se no espetáculo a história do sedutor das noites. O destino de muitos que exploraram as terras latinas era cair nas desgraças das entidades protetoras da natureza e, se alguém provar o contrário, que lance sua antítese sobre a tese do povo herdeiro das terras ameríndias. Nesse cenário de explorações culturais e festas trazendo episódios dramáticos desse nosso espetáculo, está a história da cabocla destinada, então, a viver eternamente nas águas para lá firmar seu reino. Só não pôde, até hoje, compreender por que ela não pode amar. Duração: 50 min.
Espetáculo "Alma em Folclore"

20:30h - Intervenção "Viagem ao Fundo da Cartola" (Cia. Teatral Um Peixe)
Dois aprendizes de mágico caem dentro de uma cartola e deparam-se com um mundo fantástico do qual não conseguem sair. Na tentativa de voltar para casa, os dois acabam armando inúmeras confusões com um habitante da cartola, recorrendo a diversas gagues circenses para resolver as situações mais inusitadas. Apenas uma regra prevalece: é proibido falar. Espetáculo ganhador dos prêmios de melhor sonoplastia e maquiagem, além da indicação para figurino, no IX Festival de Peças Curtas de Sumaré e de melhor sonoplastia e 3º melhor espetáculo, além das indicações para figurino e operação de luz, no XI Festival Curtas de Teatro de Osasco.
Intervenção "Viagem ao Fundo da Cartola"

Ao todo, a PIRACEMA contará com 35 atrações, todas gratuitas e abertas ao público sem a necessidade de inscrições ou seleções. Fique de olho em nosso blog para maiores informações! Toda semana teremos um "resumão" deste que é o maior evento voltado ao Teatro Amador em São Paulo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário