quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Oficina de Teatro Grátis em São Paulo



OFICINA "REDESCOBRINDO O CIRCO-TEATRO" 2011 - REGULAMENTO

I – APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

Art. 1º - A Cia. Teatral Um Peixe, com o apoio do Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil, realizará a 2ª edição do ciclo de Oficinas “Redescobrindo o Circo-Teatro” de 19 de Março a 10 de Dezembro de 2011, sempre aos sábados, das 8h às 12h. As oficinas são gratuitas e têm como objetivo: a) a comunicação do gênero Circo-Teatro, sua história e suas características; b) a formação de público e novos agentes culturais; e c) o estabelecimento e manutenção de um público que se interessa em fazer e discutir teatro. Para tanto, serão disponibilizadas 30 vagas cuja seleção encontra-se discriminada no artigo 5.

Art. 2º - A Oficina “Redescobrindo o Circo-Teatro” compreenderá as seguintes atividades:
• História do teatro brasileiro do século XIX e do circo;
• Interpretação circense;
• Expressão corporal e vocal;
• Oficinas técnicas de cenografia, figurino, maquiagem, iluminação e música para teatro;
• Análise e interpretação de textos circenses;
• Montagem de conclusão de curso.

II – INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

Art. 3º - A Oficina “Redescobrindo o Circo-Teatro” disponibilizará 30 vagas para o ano letivo de 2011. Os interessados devem possuir 16 (dezesseis) anos ou mais, sem a necessidade de experiência em circo ou teatro.

Art. 4º - As inscrições estarão abertas de 19 de Fevereiro a 04 de Março e deverão ser realizadas no Centro Cultural do Jabaquara ou através do blog da Cia. Teatral Um Peixe (http://ciateatralumpeixe.blogspot.com), mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição.

Art. 5º - Caso o número de inscritos supere o número de vagas, a seleção dos artistas-aprendizes se dará por meio de sorteio que realizar-se-á no dia 05 de Março. A lista de convocação e de suplentes será divulgada no dia 07 de Março no painel de avisos do Centro Cultural do Jabaquara e no blog supracitado.

Art. 6º - A matrícula será efetivada presencialmente no dia 19 de Março, às 8h. O selecionado deverá estar munido de documento oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação etc.) e duas fotos 3x4.

Art. 7º - A ausência no dia 19 de Março será entendida como desistência do selecionado e sua vaga será transmitida a um suplente, obedecendo a ordem pré-estabelecida no dia do sorteio (05 de Março).

Art. 8º - A convocação dos suplentes se dará no dia 20 de Março via e-mail. O selecionado deverá comparecer ao Centro Cultural do Jabaquara no dia 26 de Março, às 8h, com os documentos citados no artigo 6º, devidamente trajado para a execução de atividades físicas e de posse dos materiais pedidos nos artigos 14, 17 e 18.

Art. 9º - Não haverá nova convocação após o dia 26 de Março, tendo as vagas sido preenchidas ou não.

Art. 10º - Os selecionados menores de idade deverão entregar, no ato de matrícula, autorização dos pais ou responsáveis autenticada em cartório.


III – REALIZAÇÃO

Art. 11º - Todas as atividades da Oficina “Redescobrindo o Circo-Teatro” serão gratuitas.

Art. 12º - As atividades serão realizadas nas dependências do Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil (Centro Cultural do Jabaquara), localizado à Rua Arsênio Tavolieri, 45, Jabaquara, São Paulo/SP, Telefone: (11)5011-2421, sempre aos sábados, das 8h às 12h.

Art. 13º - As aulas compreenderão, sempre, preparação vocal e corporal, aulas de história e interpretação, e atividades técnicas (cenografia, iluminação, figurino, maquiagem e música) de acordo com a programação divulgada no início das oficinas.

Art. 14º - Os artistas-aprendizes deverão trajar roupas adequadas para exercícios físicos intensos: short, bermuda, calça de moleton, camiseta, regata. Proibido o uso de calças jeans, vestidos, saias, minissaias e roupas com decotes; Levar um par de chinelos para locomover-se pelo espaço sem a necessidade de ficar calçando o tênis.

Art. 15º - É proibido sair durante os exercícios para ir ao banheiro ou beber água. Sugerimos que cada aluno leve sua própria garrafa de água.

Art. 16° - Todo e qualquer objeto pessoal é de RESPONSABILIDADE do aluno. Evite deixar bolsas, mochilas e demais pertences espalhados pelo local.

Art. 17º - Levar sempre uma toalha e outros itens de higiene pessoal que o artista-aprendiz julgar importantes.

Art. 18º - Levar um caderno, agenda, caderneta ou bloco de anotações, além de lápis, borracha e caneta para anotar conteúdos teóricos, tarefas para casa, indicações de livros, filmes e espetáculos.

Art. 19º - Chegar com quinze minutos de antecedência para ir ao banheiro, se trocar e conversar com os colegas. A oficina começará pontualmente às 8 horas.

IV – INFORMAÇÕES

Centro Cultural do Jabaquara: (11)5011-2421 (Almir ou Fátima)
Cia Teatral Um Peixe: (11)9871-4901 (André) e (11)9236-4557 (Carmem)
Blog: http://ciateatralumpeixe.blogspot.com
Email: cooligacaoumpeixe@yahoo.com.br, ardalpha@ig.com.br e carmem.arqui@ig.com.br

5 comentários:

  1. VOCÊ NÃO tEM GRANA PRA PAGAR UM SITE ?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, temos.

    O site dos Peixes já está em processo de construção e, se tudo der certo, pretendemos colocá-lo no ar ainda esse ano. Mas não temos pressa. Queremos um site que seja, ao mesmo tempo, bonito e funcional.

    Por enquanto, seguimos com o blog. Ah...e mesmo com o site, o blog permanecerá no ar. Achamos que a comunicação via blog é mais dinâmica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá! Pena que só fiquei sabendo de vcs hoje. Gostaria muito de partipar desta oficina.Se possível me avise das inscrições para 2012.
    email: anythafranco@yahoo.com.br
    grata e muita merda para todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá,só hoje fiquei sabendo de vcs. gostaria muito de fazer esta oficina. Se possível me avisem das incrições para 2012.
    email : anythafranco@yahoo.com.br
    muita merda para todos
    Um grande abraço
    Anytha Franco

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de fazer parte em 2012 meu email quinaroots@hotmail.com...valeu!!!

    ResponderExcluir