sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Peixes em 2013

Antes de mais nada, um feliz 2013 a todos os amigos da Cia. Teatral Um Peixe! Esperamos que esse ano seja repleto de realizações e conquistas para todos nós.


O ano de 2012 terminou com um saldo bastante positivo para os Peixes. Veja o porquê:

1 - Foi o ano em que estreamos o espetáculo "Viagem ao Fundo da Cartola" (uma criação insana das mentes de Plínio e Rafael Garcia). A peça (criada originalmente para ser um curta) conta a história de dois aprendizes de mágico que, certo dia, caem dentro de uma cartola. Na tentativa de escapar, encontram um habitante da cartola e, como não poderia faltar a nenhuma comédia circense, armam inúmeras confusões (baseadas em gagues clássicas). O espetáculo teve sua estreia no IX Festival de Peças Curtas de Sumaré, sendo muito bem aceito pelo público e pelo júri, obtendo, dessa forma, os prêmios de melhor sonoplastia e maquiagem, além da indicação de melhor figurino. Também recebemos a menção honrosa de melhor pesquisa em linguagem cênica infantil. Segundo os jurados, nós deveríamos receber o prêmio de melhor espetáculo infantil mas, infelizmente, estouramos o tempo em 2 minutos (o máximo era 25 minutos de peça). Ficou o aprendizado! Duas semanas depois, participamos do XI Festival Curtas de Teatro de Osasco, recebendo as indicações para melhor figurino e iluminação, o prêmio de melhor sonoplastia e a 3ª colocação no festival (que nos rendeu um prêmio em dinheiro). Em Outubro, foi a vez do 4º Festival de Teatro Cidade de São Paulo. Com um desempenho bem abaixo do esperado, recebemos apenas a indicação ao prêmio de melhor ator. Dessa forma, "Viagem ao Fundo da Cartola" torna-se o espetáculo dos Peixes que conseguiu mais prêmios em menos tempo.


2 - Foi o ano em que viajamos, conhecemos novos espaços e reencontramos velhos amigos. Uma coisa é certa: o teatro une as pessoas. Não tem nada melhor que fazer amigos e isso os Peixes sabem fazer muito bem! E são essas amizades que nos fazem viver experiências únicas: em Maio, viajamos até Quadra (lar da Cia. 4 Cantos) para participar da 4ª mostra de artes cênicas de Quadra com o espetáculo "Eles são Seis Cômicos". No dia seguinte, fomos até Barueri com o mesmo espetáculo participando da 1ª Mostra de Teatro Amador da cidade. Que teatro, hein!? Esperamos voltar mais vezes! E assim vamos incrementando nossa "turnê" pelo Estado de São Paulo. Próxima parada?


3 - Foi o ano em que recebemos o Prêmio "Ensaiando Um País Melhor". Fazer teatro envolve uma série de dificuldades. Uma delas, com certeza, é a questão financeira. Teatro É caro e, por mais versátil que você seja, em algum momento você terá que gastar dinheiro. Só que não é muito legal você tirar dinheiro do seu bolso pra fazer teatro. Isso significa que você está pagando pra trabalhar! É nessas horas que é bom ter uma lei de incentivo do seu lado. Poder trabalhar com aquilo que gosta e ainda gastar sem peso na consciência é tudo de bom! Isso traz crescimento ao grupo: podemos investir em equipamentos, podemos dar asas à imaginação e concretizar exatamente aquilo que estava preso em nossas mentes. Depois de dois anos de VAI, esse prêmio foi um grande alívio! E agora? Como sustentaremos nosso trabalho esse ano? Boa pergunta...

4 - Foi o ano da 3ª edição da PIRACEMA - Encontro de Teatro Amador de São Paulo. Maior que nunca, a PIRACEMA foi o maior evento que o Centro Cultural do Jabaquara já viu! Em 5 dias, tivemos 35 atrações, 16 coletivos e cerca de 1200 pessoas, entre artistas, convidados e público espontâneo. Com a já conhecida qualidade que só os Peixes sabem proporcionar, a PIRACEMA foi um exemplo de organização. Tudo redondinho, dentro dos eixos. Nada feito nas coxas, de última hora. Com dois meses de antecedência, a programação estava pronta. Além disso, o evento está cada vez mais ganhando visibilidade fora do município. Em 2012, recebemos grupos de Mogi Mirim, Quadra e até do Rio de Janeiro! Se continuar desse jeito, em breve teremos um evento Nacional!


5 - Foi o ano do 3º ciclo da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro". Foram recebidas cerca de 125 inscrições, das quais apenas 40 pessoas foram contempladas com uma vaga na única oficina de Circo-Teatro do Brasil. Amadurecida, a oficina teve grande procura por pessoas com experiência na área e acima dos 25 anos. Recebemos inscrições de pessoas do Macunaíma, Célia Helena, Wolf Maya, ELT, ETA, SP Escola de Teatro e até da ECA. Isso indica o nível de importância que uma oficina especializada possui. Infelizmente algumas pessoas tiveram alguns problemas (a maioria, estudo ou trabalho) e abriram mão da oficina. Mesmo assim, formamos 18 artistas de alto nível. São pessoas que estão preparadas para formar seu próprio grupo, ingressar em algum já existente ou dar continuidade aos estudos em alguma instituição de nível superior. Nos 9 meses de oficina, tiveram aulas de história do Circo-Teatro, interpretação circense, corpo, voz, maquiagem, figurino, cenografia, iluminação e música para teatro. Formação assim só os Peixes oferecem!


Agora é hora de pensarmos neste ano que começa. No dia 26 de Janeiro faremos nossa tradicional reunião de coordenação onde decidiremos os rumos que o grupo tomará em 2013. Muita coisa já foi decidida na reunião que tivemos no dia 8 de Dezembro. Vamos às mais importantes:

1 - A 4ª edição da PIRACEMA - Encontro de Teatro Amador ACONTECERÁ! Tendo em vista o crescimento do evento, ainda estamos avaliando os espaços que podem recebê-lo. A ideia é manter o formato (4 ou 5 dias de evento, dependendo do tamanho e disponibilidade do espaço), receber mais 4 coletivos (totalizando 16 grupos oficiais e mais uns tantos convidados) e reestruturar as mesas-redondas (que passarão a ser temáticas e compostas por 3 ou 4 grupos);

2 - Os Peixes NÃO REALIZARÃO oficinas em 2013! Tendo em vista a experiência positiva que tivemos no último ano, achamos que é o momento ideal para voltarmos à pesquisa teatral. Dessa forma, dentro de alguns anos poderemos reabri-la com muito mais material e qualidade. É um passo importante, já que nós entendemos que o foco do grupo está no desenvolvimento de linguagens, técnicas e estéticas teatrais. Dessa forma, não cristalizaremos o trabalho nem viveremos na mesmice. Queremos trazer coisas novas acerca de teatralidade circense, tanto para nosso público quanto para nossos artistas-aprendizes.

3 - Pretendemos estrear "O Monstro de Jackson" em Julho. Este, inclusive, é um dos motivos que favoreceu a não-realização das oficinas em 2013. Sem as oficinas, teremos mais tempo para produzir nosso novo espetáculo (que já completa mais de dois anos de trabalho). É a maior peça dos Peixes e, também, a mais exigente. Ter tempo para realizá-la garante sua qualidade (algo que os Peixes prezam acima de tudo). Também continuaremos com nosso trabalho paralelo, de caráter experimental. O objetivo é levantar uma nova peça curta até Junho. O trabalho já se encontra em andamento.

4 - Queremos participar de alguns festivais e continuar viajando por cidades do interior. Percebemos, nesses últimos três anos, o quanto nosso nome ganhou peso e reconhecimento fora de São Paulo. É incrível, mas aqui não somos tão conhecidos quanto em outras cidades. Temos, inclusive, fama de ser um grupo de qualidade. Queremos ampliar isso. A princípio, parece ser uma boa ideia formar um público fora para ter reconhecimento dentro da cidade. De qualquer forma, essa frente de trabalho terá peso secundário em 2013. A partir do momento em que as viagens se mostrarem improdutivas ou interferirem na produção de "O Monstro de Jackson", elas serão repensadas.

5 - Buscaremos novas leis de incentivo que acompanhem o crescimento do grupo. Temos que pensar exatamente qual a amplitude de nossas ações e que leis podem contemplá-las. O grupo tem, cada vez mais, assumido um trabalho de ordem estadual. É possível que a saída esteja aí...


Agora é lutar para que dê tudo certo neste ano! Será um ano de novos desafios e grandes mudanças, onde buscaremos sempre o crescimento e o amadurecimento do trabalho. Para isso, é necessário estudo e, acima de tudo, compromisso para com aqueles que acompanham nosso trabalho. Que 2013 seja, mais uma vez, um ano positivo para os Peixes!