quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Seis Cômicos": a peça mais viajada dos Peixes

Quando o espetáculo "Eles são Seis Cômicos" foi criado (no final de 2010, como conclusão da primeira edição da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro"), não imaginávamos as proporções que alcançaria. Hoje, um ano e meio depois, vemos nos "Seis Cômicos" uma das peças mais versáteis do grupo. Isso possibilitou que o espetáculo se tornasse o mais viajado no repertório da Cia. Teatral Um Peixe: ao todo, foram sete cidades (Sumaré, Cerquilho, Paranapiacaba/Santo André, São Caetano, Quadra, Barueri e, é claro, São Paulo), três festivais (que renderam ao espetáculo dois prêmios - melhor sonoplastia e melhor produção infantil - e dez indicações - incluindo direção e espetáculo) e cinco mostras, além de ter passado por grandes teatros (Teatro União Cultural, Teatro Municipal de Cerquilho, Teatro Municipal de Barueri...) e por um SESI.

E a jornada continua: no último fim de semana, "Eles são Seis Cômicos" participou da 4ª Mostra de Artes Cênicas de Quadra e da 1ª Mostra de Teatro Amador de Barueri. No primeiro caso, foi ótimo rever velhos amigos! Fomos muito bem recebidos e esperamos poder voltar mais vezes até Quadra pra agitar, uma vez mais, o público - que se mostrou muito participativo, o que, com toda a certeza, enriqueceu muito a noite!

Já no segundo dia, foi uma experiência incrível poder subir ao palco do Teatro Municipal de Barueri. Apesar de não conseguirmos lotar o espaço (com cerca de 600 lugares), tivemos uma plateia bem cheia, extremamente receptiva. Foi maravilhoso ouvir tantos aplausos em uma mesma noite: a cada cena que se encerrava, o público fazia questão de aplaudir os atores. Sem contar todas as vezes que alguma virtuose era realizada ou uma cena cômica era muito bem executada. Perdemos as contas!

Agora, novos projetos virão. Na próxima semana, os Peixes estarão - novamente - na cidade de Sumaré, participando do IX Festival de Peças Curtas com os espetáculos "Com dois enes" (em uma parceria com o diretor, aderecista e professor da EAD/USP, Rafael Rios) e "Viagem ao fundo da cartola". Em seguida, planejamos participar do XI Festival de Curtas de Teatro de Osasco (mas ainda falta saber o resultado da inscrição) e, se tudo der certo, de mais uma edição do Festival de Inverno no Teatro Ruth Escobar!

São os Peixes nadando contra a corrente pra desovar!

terça-feira, 8 de maio de 2012

IX Festival de Peças Curtas de Sumaré

Saudações, amigos dos Peixes!

É com grande orgulho que anunciamos que a Cia. Teatral Um Peixe foi aprovada pela segunda vez seguida no Festival de Peças Curtas de Sumaré!

Em sua nona edição, o festival reúne artistas estudantis, amadores e profissionais de diversos municípios do estado de São Paulo (e, vez ou outra, de outros estados). Em 5 dias de evento, os cerca de 30 grupos ficam alojados na cidade de Sumaré, convivendo no mesmo ambiente 24 horas por dia, participando de oficinas e trocando experiências. É uma verdadeira festa! Ao final do festival, os grupos reúnem-se para a cerimônia de premiação onde são indicados os melhores nas categorias melhor espetáculo infantil, 1º lugar espetáculo adulto, 2º lugar espetáculo adulto, 3º lugar espetáculo adulto, e premiações técnicas (diretor, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, ator mirim, atriz mirim, revelação do festival, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia e texto original/inédito ou adaptado). Os vencedores de cada categoria recebem troféu e, neste ano, o espetáculo vencedor na categoria adulto poderá fazer uma micro-temporada de dois dias no anfiteatro Dirce P. Dalben (local onde o festival se desenvolve).
Viagem ao Fundo da Cartola
No último ano, a Cia. Teatral Um Peixe participou da 8ª edição do festival com o espetáculo "Eles são Seis Cômicos", tendo recebido o prêmio de melhor sonoplastia, duas indicações ao prêmio de melhor ator e indicações aos prêmios de melhor figurino, cenário e maquiagem. Agora, levaremos os espetáculos "Viagem ao fundo da cartola" e "Com dois enes" (em uma parceria com o diretor, aderecista e professor da EAD/USP Rafael Rios).
Com dois enes
Abaixo, a programação do Festival:


06 DE JUNHO
19h - Abertura
19:30h - Carta pro Papai Noel (Grupo Dezz)
20h - Auschwitz: Campo de Concentração (Cia. Teatral Maktub)
20:30h - Bem me quer, mal me quer (Cia. de Teatro Educando com Arte)


07 DE JUNHO
14h - Os dois turrões (Sociedade Humana Despertar)
14:30h - As aventuras do palhaço Abobrinha (Cia. Circo da Mala)
15h - Quando chover! (Grupo GAT)
15:30h - Um apólogo (Trupe de Jabuticaba)
16h - A noiva (Cia. Teatral Teatromb)
16:30h - Neste mundo só tem louco (STRAMC)


19h - Fica comigo esta noite (Cia. Teatral Maktub)
19:30h - Os Embirrados (Grupo Teatral Diamante Negro)
20h - Vozes da Guerra (Cia. Teatral Arcádia)
20:30h - Morto, logo existo! (Cia. Movimento Mínimo)
21h - Linha do tempo (Cia. Experimental Tupinambá)
21:30h - A colcha mórbida de Berenice (Tapanaraca Mutatis Mutandis)
22h - Dois perdidos (Cia. Teatral 4 Cantos)


08 DE JUNHO
14h - Carlos e Neno (STCA Produções)
14:30h - A espera (Grupo Teatral Lange)
15h - Mãe preta (Grupo Teatral Vila Real)
15:30h - Os esnobes e a dengue (Somos Nós)
16h - Vidas Secas (Núcleo de Teatro do Centro Cultural de Pedreira)
16:30h - Agreste (Cia. Teatral Metamorfose)
17h - Antropofagia (Teatro Popular de Mococa)


19h - Amor por anexins (Escola de Artes Cênicas de Santos)
19:30h - O menino (Cia. de Teatro UTA)
20h - O outro lado da Lua (Teatro Popular de Mococa)
20:30h - Fresta de Luz (WM's Cia. de Teatro de Dança)
21h - Otelo (Cia. Teatral 3º Sinal)
21:30h - Com dois enes (Cia. Teatral Um Peixe)
22h - Agreste (Cia. Teatral Pentáculos)


09 DE JUNHO
14h - O aniversário do mágico de Nana Buh! (Mágicas Pirilampos!)
14:30h - Utabelinques - a sopa de pedra (Cia. de Teatro UTA)
15h - No mundo de Lucas (Cia. Teatral Liberdade Cênica)
15:30h - Viagem ao fundo da cartola (Cia. Teatral Um Peixe)
16h - O casamento suspeitoso (Grupo Teatral Lange)
16:30h - Duas mulheres como se não bastasse uma... (Escola de Artes Cênicas de Santos)


19h - Hitler: a história que ninguém contou (Cia. Teatral 4 Cantos)
19:30h - Palavras (Grupo de Teatro Estrada)
20h - O velho: do indizível ao invisível (Macamã - Arte e Cultura)
20:30h - A mais forte (Núcleo Teatral Taraumara)
21h - Charclô: a impontualidade do amor (Cia. Forrobodó de Teatro)
21:30h - Strip-tease (Coletivo Garrafa Verde)


10 DE JUNHO
15h - Espetáculo de encerramento: IDs e Egos (Núcleo Teatral Taraumara)
16h - Cerimônia de encerramento



Esperamos ansiosamente pela oportunidade de rever velhos amigos e, é claro, fazer outros novos! E, pra quem já está acostumado com a forma de ser dos Peixes, lembrem-se: a partir da meia-noite, Oficina da Madrugada no alojamento!!!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012 - Sétimo dia

O dia 28 de Abril de 2012 foi um divisor de águas na oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro"!

Tudo isso por dois simples motivos: o 1º diz respeito à primeira aula prática de maquiagem. O 2º, por conta da aula teórica sobre as características do Circo-Teatro. Mas vamos falar calmamente...

Oficina técnica - Maquiagem
A maquiagem é, de longe, uma das características que mais chamam a atenção na teatralidade circense. Para nós, não basta a combinação "pó e lápis". Pelo contrário! No circo-teatro, nós fugimos das propostas naturalistas/realistas e até a mais simples das maquiagens torna-se extremamente exagerada. No circo, trabalha-se com três cores fundamentais: branco, preto e vermelho. Nessa primeira aula prática de maquiagem, os artistas-aprendizes tiveram contato com a maquiagem branca.  



Algumas pessoas olham fotos dessas maquiagens e as consideram banais devido sua simplicidade, reproduzindo-as de forma irresponsável (e, na maioria das vezes, com materiais inadequados - o mais comum é a utilização do famoso "pinta-cara", aquela tinta facial de festinha infantil que você encontra em qualquer papelaria. Sugerimos a todos que queiram fazer esse tipo de maquiagem que utilizem pancake branco de boa qualidade - são mais caros, nós sabemos, mas o resultado é bem superior se comparado aos pancakes mais baratos - ou, para quem já domina a técnica, clown make up branco seguido de algum pó fixador - mas o controle de tonalidade é um pouco mais difícil). A maquiagem branca é, de longe, a mais reveladora das maquiagens. Mais do que tornar o seu rosto uma folha em branco pronta para ser desenhada, ela deixa todo e qualquer traço de expressividade em evidência. Olhos, boca, sobrancelhas, tudo fica mais nítido. Nesta experiência, os alunos puderam ver seus rostos "em branco" e, depois, com traços ressaltados (pintando sobrancelhas e olhos com lápis preto).

Por fim, uma das melhores partes: o momento de tirar a maquiagem. Limpar o rosto pode parecer um ato simplório, mas você já tentou limpar apenas metade dele e ver, lado-a-lado, rosto maquiado e limpo? É uma experiência reveladora! 


Expressão corporal
Na sequência, demos continuidade ao trabalho em cima do gesto com começo, meio e fim. Repetindo: o ator circense utiliza as mesmas estratégias corporais de um ator de pantomima. Ou seja, é necessário trabalhar o contegno, o gesto e a ostentio do ator. Isso é fundamental para que entendamos a partitura corporal.

História e interpretação

Por fim, um dos momentos mais importantes de nossa oficina: finalmente falamos o que é esse tal de Circo-Teatro. Esse é um assunto ao qual retornaremos milhares de vezes no decorrer do ano mas, para agora, é importante lembrarmos que a relação circo x teatro não é nenhuma novidade (pelo contrário, irá remontar às origens do que hoje chamamos circo) e que a teatralidade circense recebeu muitas influências das comédias de costumes e das farsas. Acima de tudo, devemos sempre lembrar de algumas características básicas do circo-teatro:
1 - O circense tem como regra "um espetáculo novo por dia", logo, são necessárias algumas estratégias que facilitem a criação de novas peças num curto período de tempo;
2 - A utilização de personagens-tipo;
3 - A intriga como desencadeadora da ação dramática, repleta de quiproquós e o caráter improvisacional que, muitas vezes, impera na dramaturgia circense;
4 - As marcas fixas;
5 - A máxima "comédia é pra rir, drama é pra chorar!" levada às últimas consequências.
No decorrer do ano, falaremos mais detalhadamente dessas e de outras características que aparecerão no Circo-Teatro. Agora, precisamos descobrir como tudo isso funciona na prática! Mas onde buscaremos registros visuais de técnicas como triangulação, corre-corre, bordões e disfarces? Isso nós iremos descobrir em nossa próxima aula!