terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Começo de Ano é com os Peixes!

Passado o Carnaval, começa oficialmente o ano!


Em primeiro lugar, é importante lembrar que a oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012 começa neste sábado (03/03), no Centro Cultural do Jabaquara (R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara), às 8h. Os artistas-aprendizes aprovados devem comparecer ao local munidos de documento oficial com foto e duas fotos 3x4 para efetuar suas matrículas. O atraso ou ausência serão considerados desistência e a vaga será repassada a um suplente. É importante que o aluno esteja vestido adequadamente e leve os itens pedidos no regulamento.

Neste primeiro semestre, o foco da Cia. Teatral Um Peixe estará na montagem de seu novo espetáculo ("O Monstro de Jackson", de André Domicciano), na montagem de uma nova peça curta para participar de festivais do gênero e na participação em alguns poucos festivais. O espetáculo que receberá prioridade será, novamente, "Eles são Seis Cômicos", a primeira peça infantil do grupo, vencedora de dois prêmios (Produção Infantil e Sonoplastia) e indicada a outros dez (incluindo melhor direção e espetáculo).

E se você ainda não assistiu este brilhante espetáculo que vem encantando adultos e crianças, não deixe de conferir alguns trechos em nosso canal no Youtube:



Fique de olho em nosso blog para maiores novidades sobre a única oficina de Circo-Teatro do Brasil e sobre nossos espetáculos!

[ATUALIZADO EM 29/02]
Foi só falar em "possíveis participações em Festivais" e a primeira resposta positiva já apareceu. Segue uma rápida divulgação:


A primeira apresentação do ano da Cia. Teatral Um Peixe já está marcada! 


4ª MOSTRA ESTUDANTIL DE ARTES CÊNICAS da cidade de Quadra 

Local: Centro de Capacitação / Quadra-SP 

"O Pulso ainda pulsa"
Homenageado: André Luiz Camargo

"Eles são Seis Cômicos". Criação coletiva da Cia. Teatral Um Peixe e direção de André Domicciano. Dia 26 de Maio, às 20:30h. Ingressos R$3,00.

Queremos ver nossos amigos lá!

[ATUALIZADO EM 06 DE MARÇO]

É com grande orgulho que anunciamos que o espetáculo "Eles são Seis Cômicos", da Cia. Teatral Um Peixe, foi aprovado para participar da 1ª Mostra de Teatro Amador de Barueri. Assim que as datas e horários de apresentação forem publicadas, faremos a divulgação completa.

[ATUALIZADO EM 12 DE MARÇO]


Saíram as datas da Mostra de Teatro Amador de Barueri. Os Peixes se apresentarão no dia 27 de Maio (domingo), às 18h, no Teatro Municipal de Barueri. Os ingressos custam R$10 (inteira).

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Lista de Aprovados - Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012

Boa noite a todos!


É com grande satisfação que divulgamos a lista com os 40 novos artistas-aprendizes da Cia. Teatral Um Peixe e seus 20 suplentes:

APROVADOS

  1. Adjailson de Oliveira Cabrera
  2. Alinne Tuffengdjian
  3. Amanda Barbieri Marques
  4. Andressa Alencar do Nascimento
  5. Armando Ribeiro
  6. Augusto M. B. Rubira
  7. Carolina Hovaguimian Monteiro
  8. Carolina Silva Meira
  9. Caroline Guandalini de Rocabado
  10. Cláudia Brandão Matos
  11. Clayton Francisco dos Santos
  12. Dayse Rodrigues de Carvalho Mendonça
  13. Deise Michele de Souza
  14. Eduardo Rizzi
  15. Eliana de Oliveira Pessoa
  16. Gisele Ramos dos Santos
  17. Ingrid Dieguez Rocha
  18. Isabel Cristina Del Matto
  19. Jacqueline de Lima Barbosa
  20. Jaqueline Ferreira de Souza
  21. Jefferson Santos Moreira
  22. Jeisa Caroline Limeira
  23. Jennifer Abadia Oliveira Barbosa
  24. Jennifer Glass
  25. Jéssica Tuffengdjian Gouveia
  26. Joana Erika Chaves Araujo
  27. José Carlos Lourenço
  28. José Ozimar Silva Santos
  29. Juliana Reis de Azevedo
  30. Julieth Oliveira Barbosa
  31. Júlio Takemura
  32. Jully Nascimento
  33. Maiara Andréa Alves
  34. Marilene Rosa de Jesus
  35. Mônica Oliveira Silva de Sousa
  36. Natália Valéria de Silva
  37. Priscila Tavares Viviani
  38. Rafael de Sá Oliveira
  39. Robert Vinícius da Silva Santos
  40. Talita de Souza Romão

SUPLENTES

  1. Graziela Venâncio Marques
  2. Izildinha Garcia da Silva
  3. Jenifer Alves Lima
  4. Rodrigo Porcino Moura
  5. Marcos Souza Santos
  6. Isabel Cristina Franco Rodrigues
  7. Nayara Santana Amâncio
  8. Caue Reigota Pacheco
  9. Gabriela Carvalho dos Santos
  10. Lindaci Matos Santos de Oliveira
  11. Marcos Aurélio Ramos
  12. Débora Sant Ana Costa
  13. Ana Paula Piola Araújo
  14. Janaína Soares Silva
  15. Jaqueline Pereira
  16. Camila da Rocha Correia
  17. Gislena Ferreira Lemos
  18. Livia Gonçalves Branco
  19. Talita Carvalho Guerra
  20. Tatiane M. Araújo

As aulas começam no próximo sábado, dia 3 de Março, no Centro Cultural do Jabaquara (R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. Próximo ao metrô). Os APROVADOS deverão comparecer às 8h para efetuação da matrícula, portando documento oficial com foto e duas fotos 3x4. Os menores de 18 anos deverão entregar autorização dos pais autenticada em cartório no ato de matrícula. Os aprovados que não comparecerem no dia 3 ou que chegarem após as 9h serão considerados DESISTENTES e terão suas vagas repassadas aos Suplentes. Se assim desejarem, os primeiros cinco Suplentes poderão comparecer no dia 3 e aguardar uma possível desistência.

Lembrem-se de estarem trajados adequadamente para a realização de exercícios e levarem os materiais pedidos no regulamento!



Nos vemos sábado!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012: Música


Na segunda-feira, falamos um pouco sobre as aulas de Cenografia da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012. Hoje, então, falaremos um pouco mais sobre as aulas de música.

Com certeza, a música é uma das coisas que mais chama a atenção no trabalho da Cia. Teatral Um Peixe. Sendo atores circenses, nos valemos de todos os recursos que eram (e, em alguns casos, ainda são) utilizados no Circo-Teatro no início do século XX. Um desses elementos é a execução de música ao vivo. Não só fazemos isso pela tradição circense, mas também porque não gostamos de recorrer a recursos mecânicos (como o muito utilizado playback) que, de acordo com a Lei de Murphy, sempre falham no pior momento e da pior forma possível. 
Músicos no II Festival de Teatro de Cerquilho
Músicos na 2ª edição do Festival de Teatro Cidade de São Paulo

A relação circo-música remonta às origens do que hoje chamamos "artes circenses" e esteve presente em diversos momentos da história do circo brasileiro. Aqui, vale lembrar uma passagem do icônico Circo Nerino (um dos maiores circos brasileiros que, infelizmente, fechou suas portas em meados da década de 1960), registrado na obra de Verônica Tamaoki e Roger Avanzi (o palhaço Picolino II), ao falar dos "Sete Músicos Infernais":

[...]durante muitos anos foi apresentado no Circo Nerino. Exigia o entrosamento de sete bons palhaços: o maestro, o saxofonista, o bombeiro-percussionista, o anão tocador de tuba, o clarinetista perna de pau, o barrigudo também tocador de tuba e o trombonista. Eles entravam no picadeiro em fila indiana, com o tema da ópera Aída, de Verdi. E, assim que entravam, o povo já começava a rir do anão que mal conseguia carregar a tuba. Quando se posicionavam, o maestro exibia as muitas medalhas que trazia no peito e...na bunda! Assim que ele levantava a batuta para dar início à audição, a estante das pautas de música explodia. Então, a barriga do barrigudo pulava em solavancos, o clarinetista caía da perna de pau e o anão escondia-se dentro da tuba. (TAMAOKI, 2004, p. 35)
 Percussão (cajón, carrilhão, conga, blocs, egg shake e queixada) e viola

É claro que esse tipo de intervenção requer o domínio de um instrumento musical (coisa que era obrigatória entre os circenses. Costumamos dizer que o artista circense é um artista completo: além de realizar as inúmeras proezas comuns ao circo - como malabarismo, equilibrismo e técnicas acrobáticas - deve saber tocar pelo menos um instrumento musical, cantar, dançar e representar). Em nossa oficina, inscrevem-se pessoas com as mais variadas experiências artísticas: gente que nunca fez teatro, pessoas com formação teatral (em escolas e faculdades) e músicos variados (indo do violão ao piano, do saxofone à percussão). Como sempre dizemos, aqui valorizamos os talentos individuais dos artistas-aprendizes. Na oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro", trabalharemos a musicalidade cênica de cada artista (mesmo ele não dominando algum instrumento): noções de ritmo, musicalização de cenas, criação de sons e instrumentos inusitados etc.
Alunos da oficina fazendo dueto de acordeon e tin wistle
Escaleta
As aulas de música serão ministradas pelo Diretor Musical, Preparador Vocal e Coordenador do Núcleo de Música da Cia. Teatral Um Peixe, Gabriel Alex, ganhador do prêmio de Melhor Sonoplastia no VIII Festival de Peças Curtas de Sumaré com o espetáculo "Eles são Seis Cômicos".

O diretor musical, Gabriel Alex, em ação

Venha estudar com um grupo que é sinônimo de qualidade! Fala a verdade: oficina gratuita com tudo isso você nunca viu, né!?

Tutorial para baixar a Ficha de Inscrição

Bom dia a todos!


Hoje recebemos uma notificação de que algumas pessoas não estão conseguindo baixar a Ficha de Inscrição da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012. Em primeiro lugar, devemos explicar que, por ser um blog, esta página não pode armazenar arquivos. Sendo assim, precisamos utilizar um site de armazenamento (como o 4Shared, o MegaUpload, etc.) para tanto.

Então, não se assustem ao se depararem com uma "página em inglês"...

Sabendo da dificuldade que algumas pessoas podem ter em lidar com a internet, preparamos um rápido Tutorial para baixar a Ficha de Inscrição. Vamos a ele:

1 - Em primeiro lugar, clique no link "Ficha de Inscrição" (é uma das primeiras opções na barra da direita do blog, logo abaixo de "Adicione aos seus favoritos"). Se estiver difícil encontrá-lo, clique AQUI.

2 - Você será direcionado para o site 4Shared (www.4shared.com) e encontrará a seguinte tela (se não abrir essa tela e aparecer uma notificação de que a página não pode ser visualizada, verifique o Firewall de sua internet: Iniciar > Painel de Controle > Rede e Internet > Opções de Internet > Segurança. Depois, coloque o nível de sua segurança em "Médio-Alto" ou "Médio" e clique em "Aplicar". Veja se funciona):

3 - Perceba que logo abaixo do título "oficina redescobrindo o circo-teatro 2012 (ficha de inscrição)" existe um quadro azul com os dizeres "Download Now". Clique nele!

4 - Você será direcionado para outra tela:

5 - Um contador de 20 segundos (dentro do círculo central) iniciará automaticamente. Espere! E não caia na tentação de clicar no botão laranja "Click Here >>"! Passados os 20 segundos, a tela sofrerá uma pequena modificação e ficará assim:

6 - Agora, clique em "Download file now" (que indiquei com duas setas vermelhas na imagem acima) e pronto! O download da Ficha de Inscrição será feito imediatamente! 

7 - Agora, abra o arquivo (que deve estar dentro da sua pasta padrão de downloads), preencha a ficha e siga as instruções de envio. Fácil!


Para quem teve dificuldades, pedimos desculpas pelo transtorno! Felizmente, foram poucas as pessoas que alegaram não estar conseguindo baixar a ficha de inscrição. Mesmo assim, para a Cia. Teatral Um Peixe, uma pessoa que reclama já é motivo suficiente para que tentemos facilitar as coisas! 

Afinal, é por VOCÊ que trabalhamos! 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012: Cenografia

A oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" diferencia-se de outras oficinas por oferecer aos artistas-aprendizes uma formação básica completa. Nos 9 meses de oficina, os alunos recebem aulas de História do Circo-Teatro, Interpretação Circense, Expressão Corporal e Técnicas de Acrobacia, Expressão Vocal, Figurino, Maquiagem, Cenografia, Iluminação e Música.

Ao final do processo, os artistas-aprendizes realizam uma montagem completa de um espetáculo circense, preparando seu próprio figurino, cenário e maquiagem. Dessa forma, após formados, os artistas-aprendizes são considerados aptos a seguir seus estudos participando de algum grupo de circo-teatro ou criando sua própria cia. e realizando seus próprios projetos.

Hoje, falaremos mais detalhadamente das aulas de Cenografia.
Aula de Maquete
Aula de Maquete
Aula de Maquete

Antes de mais nada, é importante salientar o que definimos por "Cenografia". O Dicionário do Teatro Brasileiro (Perspectiva, 2ª ed., 2009) cita os mestres Gianni Ratto e Cyro del Nero (dois dos nossos maiores cenógrafos), definindo "Cenografia" com a expressão "grafia de cena". A função da cenografia, entretanto, não é especificamente técnica (a esta chamamos "cenotecnia" ou "cenotécnica") e, sendo assim, citamos Pamela Howard para uma melhor definição: 

"Cenografia é o espaço cênico dramatizado [...]. Dramático no sentido de encontrar uma atmosfera, comover por meio do espaço. Ser teatral. Um espaço só se torna cenografia quando inserido num contexto dramático, em cena, com a presença de uma narrativa, de atores, de luz e de som" (HOWARD, 2002, p.13).


Elemento cenográfico: a fabulosa máquina do Inglês Maquinista 
É dentro dessa visão que os artistas-aprendizes da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012 exercitarão as técnicas de Cenografia. As aulas abordarão desde os diferentes tipos de espaço cênico e de cenografia (iconográfica, pictográfica etc.) até algumas técnicas de cenotecnia, como o estudo de textos circenses, a elaboração de um projeto cenográfico, a construção de maquetes e a confecção de elementos cênicos.


Confecção de bonecão

As aulas serão ministradas pelo coordenador do Núcleo de Cenografia da Cia. Teatral Um Peixe, Plínio Garcia, ganhador do prêmio de melhor cenografia no I Festival de Teatro de Cerquilho com o espetáculo "A Mansão Veit" e indicado ao mesmo prêmio no VIII Festival de Cenas Curtas de Sumaré e no 3º Festival de Teatro Cidade de São Paulo com o espetáculo "Eles são Seis Cômicos".

Ao final do curso, os alunos confeccionarão seu próprio cenário, figurino e maquiagem
Venha estudar com um grupo que é sinônimo de qualidade! Fala a verdade: oficina gratuita com tudo isso você nunca viu, né!?

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Série "Depoimentos: oficina Redescobrindo o Circo-Teatro"

A Cia. Teatral Um Peixe tem como missão oferecer um trabalho de qualidade ao público. É um compromisso que assumimos com todas as pessoas que nos assistem ou que acompanham nosso trabalho. O mesmo vale para a oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" que, desde 2010, oferece uma formação completa para todas as pessoas que desejam conhecer a teatralidade circense.

Nossa oficina, com certeza, é diferente de tudo que você já viu! Aqui, o artista é tratado com imenso respeito, carinho e alegria, tendo seu talento individual valorizado. Além disso, a equipe da Cia. Teatral Um Peixe é formada por artistas gabaritados, premiados nos mais variados festivais de teatro do estado de São Paulo.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre a qualidade do trabalho que desenvolvemos, é só acompanhar a partir de agora a Série "Depoimentos: oficina Redescobrindo o Circo-Teatro", um apanhado de fotos-depoimentos de alguns alunos que passaram por nossa oficina. Tentaremos atualizar essa página toda semana, até o dia 20 de Fevereiro, sempre com novos depoimentos.

Abaixo, os depoimentos dos alunos Gleidson, Alexandre, João Francisco e Pricilla:


[Atualizado em 07 de Fevereiro de 2012]

Confira os depoimentos das alunas Rose e Tina:

Gostou? Ficou interessado? Então acesse agora o REGULAMENTO da Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012 e faça sua inscrição!

Venha estudar com um grupo que é sinônimo de qualidade! Venha trabalhar com a Cia. Teatral Um Peixe!