sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cia. Teatral Um Peixe



Criada originalmente em 2003, a Cia. Teatral Um Peixe é composta por atores amadores, de faixa etária que oscila entre 17 e 28 anos, com experiência teatral variada. No fim de 2005, inspirado pelas pesquisas na área de Circo-Teatro, o grupo foi novamente reunido, buscando desvendar os mistérios desse gênero teatral genuinamente brasileiro e realizar um trabalho intenso de resgate cultural. Para tanto, a pesquisa assumiu um caráter de oposição ao que é considerado o “método corrente de se fazer teatro”, muitas vezes excludente e favorecedor a uma classe de melhor estabilidade financeira ou com maior acesso cultural e educacional.

O coordenador da Cia. Teatral Um Peixe é o dramaturgo, diretor e teatrólogo André Domicciano. Formado pela Escola de TV e Artes Performáticas Chateaubriand e graduado em Letras pela Universidade de São Paulo, atua no setor artístico desde 1995, como diretor desde 2003 e no setor educacional desde 2001, tendo ministrado aulas de teatro em diversas instituições; e aulas, oficinas e palestras sobre Jogos de Representação em escolas, faculdades e centros de aperfeiçoamento de professores na cidade de São Paulo e no interior do estado. É autor dos espetáculos A Mansão Veit (2003, reescrito em 2006), Era Uma Vez Num Reino Distante Não Tão Distante (2004), Bagúio, Véio (2004), Copabacana (2007), Lá em Cima do Piano (2007), Vamos à Guerra, Filhos da Terra (2007) e O Monstro de Jackson (2010).

A Cia Teatral Um Peixe tem como objeto de estudo um gênero genuinamente brasileiro cujo auge se deu no início do século XX e que teve seu declínio com o advento da televisão: o Circo-Teatro. A Companhia acredita que seja importante apresentar tal gênero à sociedade contemporânea, buscando nessa recuperação uma formação de público e uma desmistificação do gênero tido, muitas vezes, pela classe artística, como sendo um gênero menor. Além disso, o grupo procura dar acesso aos jovens (e demais interessados) que não possuem condições de praticar a atividade teatral, seja por questões financeiras, seja por questão de falta de oferta, mostrando que toda e qualquer atividade artística ou cultural é direito do cidadão.

Em seus cinco anos de vida, a Cia. Teatral Um Peixe realizou a montagem de três espetáculos, tendo recebido 8 prêmios e outras 10 indicações, e passado por diversos espaços culturais, dentre Casas de Cultura, Centros Culturais, CEUs, parques municipais, escolas e Teatros. Atualmente, realiza o projeto "Redescobrindo o Circo-Teatro", aprovado duas vezes no Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, cujas principais ações são a pesquisa em torno das linguagens circenses, a construção de um novo espetáculo, a realização de um ciclo de oficinas gratuitas sobre Circo-Teatro e a organização da PIRACEMA - II Encontro de Teatro Amador.


ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Intervenção "Eles são Seis Cômicos"
(Dia 6 de Agosto - 18:30h)
Seis Cômicos resolvem as mais inusitadas situações através de jogos e brincadeiras características da encenação circense, indo da pantomima à gague, da improvisação à imitação. Espetáculo indicado aos prêmios de melhor maquiagem, figurino, cenário e atores, e vencedor do prêmio de melhor sonoplastia no VIII Festival de Peças Curtas de Sumaré.

Mesa-redonda "Teatro Amador e seus Espaços"
(Dia 13 de Agosto - 14:30h)
Afinal, qual o lugar que o teatro amador ocupa no cenário cultural paulistano? Esse diálogo busca entender qual o papel do artista amador, as suas responsabilidades e o seu espaço, tanto físico quanto ideológico, num panorama que é, historicamente, dominado por uma classe que privilegia apenas o "profissionalismo" e a "comercialização" da arte.

Intervenção "Redescobrindo o Circo-Teatro"
(Dia 13 de Agosto - 18h)
Estudo realizado nas oficinas "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2011 acerca das cenas circenses. O experimento propiciará um primeiro contato dos Peixes-Aprendizes junto ao público, apresentando o conteúdo prático desenvolvido no primeiro semestre das oficinas. Para tanto, serão apresentadas cenas extraídas de textos que ilustram três momentos da história circense: "Quem casa quer Casa" e "O Inglês Maquinista", de Martins Pena (momento pré-circo-teatro: farsa); "A Mulher do Trem" (circo-teatro); e "Burundanga", de Luís Alberto de Abreu (pós-circo-teatro: comédia popular brasileira).



Grupo de Teatro Amador Kainotomia



O grupo Kainotomia foi criado em 12 de Fevereiro de 2011, formado por um grupo de amigos que se conheceram em uma oficina de teatro no Centro Cultural Jabaquara.

A princípio, iriam somente apresentar a peça "Casamento Futebol Clube" porém, devido a uma serie de acontecimentos e algumas oportunidades, decidiram formar um grupo de teatro visando vôos maiores.

Kainotomia vem do grego e significa inovação. O grego entra como uma mistura da história do teatro com algo que o grupo vê necessidade nos palcos de hoje: a inovação. Por isso, o grupo defende a tese de trabalhar textos e espetáculos de autoria própria. Além dos palcos, o grupo Kainotomia visa inovar criando vínculo forte com o público na internet para uma maior divulgação, não só do grupo, mas também de parceiros e do teatro como um todo, através de seus canais virtuais, blogs e site oficial do grupo.

No ambiente virtual, o grupo cria vlogs, pod cast, vídeos com esquetes, divulgações de espetáculos e curtas, sempre com conteúdo autoral dos participantes do grupo Kainotomia.

O primeiro trabalho do grupo, "Casamento Futebol Clube", estreou no dia 12 de Junho de 2011, dia dos namorados. A peça foi destaque na comemoração de 400 anos do bairro do Itaim Paulista, tendo sido apresentada na sala Gianfrancesco Guarnieri, na Casa de Cultura do Itaim Paulista.


ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Espetáculo "Casamento Futebol Clube"
(Dia 13 de Agosto - 19h)
A peça retrata a vida de casais que têm em comum a amizade, o casamento e o amor pelo futebol. Dentre os homens, fica nítida a grande paixão pelo futebol e a vida boêmia entre um boteco de bairro, a vida de casados e o futebol de domingo com os amigos. Já as mulheres que, por uma visão mais machista (que, de certa forma, são, às vezes, mais machistas que os homens), se reúnem na casa de uma amiga e reclamam de suas vidas de casada, da ausência dos maridos e da falta de companheirismo, que é essencial em um relacionamento. Em um típico domingo (dia de jogo do Corinthians), os amigos Fernando, Ricardo, Douglas e Felipe se reúnem em um bar para tomar aquela cervejinha para, depois, irem assistir ao jogo na casa de Fernando. Enquanto isso, Natália (esposa de Fernando) se reúne com as respectivas esposas dos homens (que são amigos de seu marido) em sua casa para ter companhia em um dia de domingo. Depois de uma frustrante derrota de seu time, Fernando trata mal a esposa. Com a raiva do momento, Natália se reúne com as outras mulheres e arquitetam uma vingança contra o machismo dos homens. Vingança essa que deixa os rapazes preocupados e com dúvidas que geram uma confusão divertidíssima.



Cia. Máscara

Há dois anos o grupo desenvolve pesquisas voltadas para as questões do princípio da vida. Agora, esas pesquisas se voltam para contextos históricos.

A Cia. Máscara se formou em uma escola como iniciativa de amigos e, hoje, é o maior grupo amador da região, tendo como residência o Ninho Sansacroma. Com o tempo, o grupo de amigos tomou forma de Companhia de Teatro, começou a entender o que é um processo de pesquisa, ser um intérprete criador e como é trabalhar através de processos de atuação colaborativa.

A Cia. está dividida em dois pólos - "Experimental" e "Oficial" - ambos dirigidos por Lucas Almeida.

Em novembro de 2010, a Cia. Máscara estreou o resultado de sua primeira pesquisa, "Pandora" e, hoje, trabalha em uma pesquisa paralela chamada "América", além de um estudo complementar ao espetáculo "Pandora" que dará origem a sua nova montagem.


ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Espetáculo "Pandora"
(Dia 27 de Agosto - 19h)
Após os reinos dos Céus, Mares e o Submundo serem assumidos pelos Deuses Olímpicos, cabe a Epimeteu criar o Homem. Após a criação de tal forma irracional, Prometeu desobedece as vontades divinas e presenteia ao Homem o poder da sabedoria através do fogo dos Deuses. Zeus, furioso, manda acorrentar Prometeu a uma pedra para que possa ser torturado, enquanto Hefestos traça do bronze a mulher que tem o dom de seduzir o homem e o instinto da curiosidade. Mal sabe ela que, ao fim da missão de destruir os mortais, sua alma se perderá para sempre.   

Grupo Vital



O Grupo Vital nasceu em 26 de novembro de 1990 pela preocupação de sua fundadora, Elisabeth, com os jovens da periferia da Zona Sul de São Paulo. Sua filha tinha como costume reunir amigos no quintal de casa aos finais de semana para ouvir músicas. Com o passar do tempo, Elisabeth foi percebendo que aquele grupo de jovens aos poucos desaparecia.

Perguntado o porquê, sua filha relatava "Aquele foi preso, o outro morreu trocando tiro com a polícia, a outra engravidou e saiu até da escola" e assim por diante. Elisabeth falou mal dos governantes, dos pais, não poupou nem mesmo Deus e, de repente, pensou "de que adianta? Vou é fazer alguma coisa pra mudar, se não o mundo, pelo menos parte dele".

Assim surgiu o Grupo Vital. Aproveitando alguns textos que, desde os 16 anos, ela escrevia, transformou em peças teatrais e começou a apresentar ali mesmo na laje de sua residência. O trabalho fluiu e o grupo começou a apresentar em casas de cultura, hospitais, escolas, teatros, CEUs, bares, praças, bibliotecas, festas de rua, enfim, todos os locais para onde eram convidados.

Em 2005, participou do festival de teatro Semearte, onde obteve o prêmio de atriz revelação e duas indicações de melhor atriz.

Em 2006, participando do FESTCAL (Festival de Teatro do Campo Limpo), recebeu premiação de ator coadjuvante, duas indicações de melhor atriz, cenário e coreografia. Ganhou também certificados de honra ao conjunto de obras e participação no festival.

O Grupo Vital não possui patrocínio e nenhum tipo de ajuda, porém sobrevive "aos trancos e missas". O teatro é apenas conseqüência de seu trabalho que vai muito além. Seu objetivo é formar seres humanos melhores. Mostrar aos jovens que eles tudo podem, que têm o livre arbítrio de escolher seu destino, que a cultura é a porta escancarada para seu desenvolvimento e evolução.


ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Intervenção "Thriller"
(Dia 6 de Agosto - 14:30h)
Esse ano o grupo está trabalhando e pesquisando dança. Com isso, contam com o coreógrafo Diego Lima, que integrou e ajudou a fundar a Cia de dança Trapos e Farrapos. Por fazer cover de  Michael Jackson, Diego apresentará a coreografia Thriller.

Espetáculo "O sapato malhado e os recicláveis desprezados"
(Dia 6 de Agosto - 19h) 
O "Sapato malhado" traça uma radiografia patética do ser humano e o desprezo pelo lixo que fabricamos no decorrer da vida e descartamos sem nenhuma preocupação de qual será seu destino e o mal que causará a nós mesmos. O espetáculo reflete, com  hora humor e hora tragédia, a preocupação e responsabilidade que devemos ter com o lixo que se acumula no planeta de forma assustadora e insana.

Mesa-redonda "Desprezáveis ou recicláveis?"
(Dia 20 de Agosto - 17h)
O Grupo Vital está se empenhado em estudar profundamente o projeto que virou moda nesses últimos anos. SUSTENTABILIDADE. Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados. Qual a solução que estamos encontrando para lâmpadas queimadas, óleo doméstico usado, lixo hospitalar, bateria de celulares, pneus, esgotos que são derramados nos rios? Garantir os recursos naturais necessários para as próximas gerações virou ponto de honra para o Vital e queremos abordar e passar o que estudamos sobre o assunto, colaborando para a manutenção de recursos naturais e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.


Grupo Os Seres



O Grupo Seres surgiu em março de 2008, no “Centro Cultural Jacob Salvado Zveibil”, através do Programa Teatro Vocacional, cuja finalidade é desenvolver a vocação artística para o teatro em jovens e adultos. A artista orientadora do grupo foi Valéria Lauand, que acreditou e deu apoio aos jovens após cumprir sua temporada junto à companhia. O primeiro contato dos Seres com o palco foi na encenação de “Céu & Inferno” onde uma garota, ao saber que iria morrer no tempo de 60 minutos, precisaria decidir entre ir para o Céu ou o Inferno para descansar de sua jornada na terra. A história surpreende a todos em um grande e envolvente mistério.

O segundo trabalho surgiu através de depoimentos dos atores, registrados em diários de quando eram crianças. O grupo tirou de lá seus medos esquecidos (o medo da chuva, da escuridão, de perder a liberdade) e assim nasceu o espetáculo “Qual é o seu Medo?”. Em 2009, três células desse grupo (Leandro Costa, JhOo D'Oliver e Chico Tomaz) resolveram homenagear Valéria Lauand com o espetáculo “Vestir o Pai”, de Mário Viana.

O que era para ser apenas uma homenagem acabou se espalhando e transbordando quando o grupo entrou para o programa “Toda Terça Tem Teatro”, apresentando-se em 7 CEUs da Cidade de São Paulo e no CCJ (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso), onde tiveram o grande prazer de conhecer grandes artistas como Teca Espera, Walter Portela, Roberto Morettho, entre outros. Em 2010, continuou seu antigo trabalho com "Qual é o seu Medo?" enquanto estudava outros projetos.

No começo, Os Seres contavam com 44 integrantes, mas essa corrente foi sendo quebrada quando algumas células começaram a se despedir do palco. Hoje, o grupo possui 9 integrantes que agora, em 2011, começaram os ensaios de mais um espetáculo: “Cabaré – Clarice Taylor Parffur”, escrito por JhOo D'Oliver e Chico Tomaz. O espetáculo tem tudo para ser um belíssimo musical, tornando-se “perigoso para quem vive e delicioso para quem sente”.


ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Espetáculo "Vestir o pai"
(Dia 6 de Agosto - 15h)
Vestir o pai trata do relacionamento de uma família composta por Alzira, esposa e mãe dedicada à família, e seus dois filhos, Regina e Júnior, no momento em que o patriarca esta à beira da morte. A cena, que teria tudo para possuir um forte potencial dramático, é transformada em comédia quando, no quarto ao lado, os filhos Regina e Júnior e a futura viúva Alzira tentam decidir qual roupa o homem utilizará no caixão. A escolha acaba por trazer à tona os interesses mesquinhos na herança, o passado da família e alguns aspectos das relações familiares.

Intervenção "Cabaret Clarice Taylor Parffur"
(Dia 27 de Agosto - 14:30h)
A peça trata da vida de algumas meninas que entraram para a prostituição. Umas, por necessidade, outras, por prazer, abordando a questão das escolhas e preconceitos.







Doutores do Riso Curativo



O grupo formou-se em 2003, com a origem da Dellart Teatro Escola - que oferecia Oficinas de Teatro Livre Infantil, Jovem e Adultos na cidade de Guarulhos, bem como aulas de dança - tendo como finalidade produzir arte na cidade de Guarulhos.

O primeiro espetáculo que a Dellart Teatro Escola produziu em suas oficinas foi "Profanu Medievo", uma peça Medieval de autor anônimo, com linguagem de teatro de rua, linguagem essa na qual o grupo se especializou justificando, inclusive, o nome da Escola. Daí por diante foram vários os espetáculos produzidos pela Dellart Teatro Escola, como: "Os Saltimbancos" (2004); "Amor por Anexis" (2004); "A Revoluação das Mulheres" (2005); "Romeu e Julieta" (2005); "Quem casa quer casa" (2006); "A Cinderela que não era bela por ser branca demais" (2006); e "A Farsa do Advogado Pathelin" (2007). Espetáculos que estiveram em cartaz na sede da escola na Rua Abrahan Linconl, no anfiteatro da Biblioteca Municipal de Guarulhos, Teatro Nelson Rodrigues e no Teatro Adamastor (no Centro de Guarulhos), assim como várias apresentações de rua. Esses trabalhos consolidaram o grupo.

Já em 2005, a Dellart Teatro Escola migra seu trabalho para as ações clownescas, dos Doutores do Riso Curativo, onde já há 6 anos realiza visitas aos leitos hospitalares infantis pelos Doutores Palhaços.

Em 2009, o Projeto dos Doutores do Riso Curativo é contemplado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e tem como empresas parceiras já de imediato, a Verbo e Ação Projetos de Comunicação e a Verde Letra Editorial.

Produziu, já como Doutores do Riso Curativo, várias peças: "O que aconteceu com Peter Pan?" (2009); "Política, Educação, Cultura e Religião - A saga" (2009); "O Picadeiro que é o fim da picada" (2009); "Convenção Médica - Uma comédia" (2010); e "Descanso Médico" (2011).

Realiza oficinas de clown para iniciantes e para pessoas que se interessam pelo voluntariado, sempre com apresentação final com peças: "O nascimento dos Clowns" (2010); "Como é possível?" (2011); "Palhaçada reunida" (2011); "O que eu faria?" (2011).

Ainda em 2010, tem mais um projeto aprovado pelo Funcultura - Lei de fomento à cultura na cidade de Guarulhos, e produz o espetáculo de rua itinerante: "Profanu´s nas ruas da cidade" (2010), percorrendo mais de 20 praças e parques de Guarulhos, além de uma temporada no teatro em 2011, tendo como cenário uma vila medieval e uma carroça com mais de 4 metros de altura.

É coordenado por Estefânia Zonaro, diretora, atriz e clown, formada pela FPA com mais de 15 anos de experiência na produção sócio-cultural.



ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Espetáculo "Descanso Médico"
(Dia 20 de Agosto - 15h)
Traz ao palco as peripécias desses médicos especialistas em patologias, porcologias, marrecologias, gansologias e besteirologia, e que saíram de férias. Hospedados no Hotel Maksoud Piada, encontram as mais diversas maneiras de rir de si e dos outros. Claro que não deixam de trabalhar nunca pois, mesmo em férias, eles “lançam” seu mais “novo lançamento”: O PACderme, o protetor solar que vai revolucionar o seu conceito em tomar sol. Você não pode perder!



Grupo Teatral Novos Fulanos



Formado em março de 2006, através do Teatro Vocacional, o grupo originalmente chamava-se "Fulanos e Cicranos" e iniciou sua jornada trabalhando as obras de Nelson Rodrigues e, no ano seguinte, Guimarães Rosa.

Com uma nova orientação, em 2007, passou a se dedicar ao trabalho corporal, utilizando as músicas e danças da cultura Popular Nordestina. Com essa mudança de diretriz, o nome do grupo também se alterou e passou a ser Grupo Teatral Novos Fulanos.

Nesse momento, as obras de Ariano Suassuna tiveram uma grande importância para a formação da base do grupo. O espetáculo "A Pena e a Lei" se destacou perante os demais e foi o primeiro trabalho do grupo tendo o ato "O Caso do Novilho Furtado" e, posteriormente, “A inconveniência de Ter Coragem” ficando em cartaz de 2008 a 2010.

Com a saída de alguns membros e a perspectiva de mudança de rumo, o grupo passou a trabalhar outros temas, mantendo ainda os traços de humor adquirido com a experiência nesses anos de existência. A atual pesquisa do grupo trata da ditadura militar brasileira, sem focar um lado especifico da luta.


ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Mesa-redonda "Um palco amordaçado"
(Dia 6 de Agosto - 17h)
Trata da influência da Censura na criação cultural nos tempos de repressão.

Espetáculo "Você também pode dar um defuntinho legal"
(Dia 27 de Agosto - 15h)
O espetáculo narra a perseguição de um coronel do exercito brasileiro a um simples crítico cultural somente por acreditar que ele seja membro de um grupo terrorista.


Grupo de Teatro Arte Jovem


O Grupo de Teatro Arte Jovem deu início a suas atividades no dia 10 de junho de 2006, como um projeto para o Programa Escola da Família. Com pouco mais de dois meses montando o espetáculo "Clarão nas estrelas", de Vladimir Capella, juntou-se ao Grupo Arte Mirim - um projeto paralelo com crianças de oito a doze anos.

Iniciou-se, então, uma nova montagem do espetáculo “A Era do Poder”, de autoria própria, que retratava as relações entre traição, amizade e amor em meio a uma disputa entre o bem e o mal. “A Era do Poder” traz estes temas de forma leve, com personagens do mundo imaginário do público infantil, como fadas, duendes, bruxas e bruxos, seres que, desde muito cedo, habitam nossa mente.

Entre essas montagens, o Grupo de Teatro Arte Jovem trabalhou um pouco do riquíssimo folclore brasileiro, com peças como “A história do Bumba-meu-boi”, “O livro de lendas da Dona Carochinha” e fazendo participações em peças montadas pelo Grupo de Teatro Arte Mirim.

No começo de 2007, foi lançado ao Grupo o desafio de montar o espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado. Que, utilizando-se da fábula, fala sobre o amor entre seres diferentes, preconceito, o falso moralismo, entre outros temas que podem facilmente ser identificados na obra já adaptada por Vladimir Capella. No entanto, por ser um texto com direitos autorais, cabia ao Grupo Arte Jovem fazer sua própria releitura. O resultado foi apresentado na MAC 2007 no mês de julho. Um mês depois, também foi apresentado "A Era do Poder" no mesmo evento.


No mês de abril de 2007, o grupo iniciou uma parceria com o “Operação Cidadania”, um projeto da Secretaria de Assistência Social que visa levar arte, informação e serviços às comunidades de bairros carentes na cidade de Guarulhos. Nesse projeto, o grupo levou a sua montagem de “Gato Malhado” para escolas de diversos bairros, inclusive com apresentações no Poupatempo Guarulhos, recebendo, posteriormente, convite para apresentação em um evento voltado para as crianças no CIC (Centro de integração e cidadania) no bairro dos Pimentas.

No ano de 2008, o grupo se focou na pesquisa do “ser” em suas variadas formas, tentando trazer para o corpo todas as angústias do ser humano e mostrar a subjetividade que há em cada pessoa.

Assim, o grupo recebeu a proposta de trabalhar com poemas do poeta guarulhense João José de Macedo que acabara de lançar seu livro “Sombras do Crepúsculo”. A princípio, o grupo trabalhou apenas com poemas de forma a vivê-los tendo como proposta o “ser sombra” e o “ser crepúsculo” e a significância disso. Ao decorrer dos meses, essa mesma intervenção foi adaptada e melhorada, de forma que, inspirada na obra do poeta, foi escrito um novo texto que ainda leva o nome “Sombras do Crepúsculo”, visando o estudo mais aprofundado de todas as angústias e sentimentos envolvido no ser humano. A peça foi vencedora da Mostra de Artes Cênicas de Guarulhos (MAC 2008), na categoria vocacional.

Em 2009, o Grupo aprimorou e continuou trabalhando com o espetáculo "Sombras do Crepúsculo" na cidade de Guarulhos, com ocupação de teatros.

Em 2010 participou da I Piracema, organizada pela Cia. Teatral Um Peixe.

Em 2011, o Grupo aprofundou sua pesquisa em tormentos humanos e iniciou uma caminhada dentro de experimentações com improvisos.

Também em 2011, no dia 25 de Junho, o Grupo Arte Jovem faz sua ultima apresentação do espetáculo “Sombras do Crepúsculo” no auditório 8 do Centro Cultural Adamastor, no centro de Guarulhos, encerrando, assim, mais um ciclo e formatando seu elenco.



ATIVIDADES NA "PIRACEMA - II ENCONTRO DE TEATRO AMADOR"

Espetáculo "Experimento 1: 100 Direção, 100 Sentido!"
(Dia 20 de Agosto - 19h)
Trata-se de um experimento, onde o foco é o sentimento causado no ator pela imagem, som, e elementos contidos no espaço e em objetos cênicos, sendo o ator um próprio objeto desse espaço, Sendo assim, cada ator torna-se personagem ímpar de si mesmo, trazendo à tona suas mazelas e interferindo no improviso do outro.

Mesa-redonda "A vivência do ator e sua influência no processo criativo"
(Dia 27 de Agosto - 17h)
Sendo o ator-criador, peça indispensável dentro de um esquema de teatro livre, qual é a real interferência de suas vivências e experiências adquiridas para o processo de criação e qual a interferência de sua maturidade dentro desse processo?



 




sexta-feira, 15 de julho de 2011

[DIVULGAÇÃO] Vamos à Guerra, Filhos da Terra!


Texto e direção: André Domicciano


Realização: Cia. Teatral Um Peixe, Secretaria Municipal de Cultura e Programa de Valorização de Iniciativas Culturais 2011 (VAI)


Para apoderar-se de um peixe sagrado, Mestre Ist Ling deve casar o filho Homeru com a tutelada de Mama Dragão, guardiã do peixe. No entanto, Homeru se apaixona por Júlia, a filha do cangaceiro Raimundo. Espetáculo marcando a volta da Cia. Teatral Um Peixe ao Teatro Ruth Escobar.


Gênero: Comédia circense
Duração: 80 min.


Teatro Ruth Escobar - Sala Gil Vicente (R. dos Ingleses, 209 - Bela Vista, São Paulo/SP)
18, 19 e 20 de Julho de 2011, às 21h. Entrada gratuita.


Esperamos todos lá!

terça-feira, 5 de julho de 2011

[DIVULGAÇÃO] PIRACEMA - II Encontro de Teatro Amador


A PIRACEMA - Encontro de Teatro Amador chega à sua segunda edição, maior e mais forte. Idealizado em meados de 2009 pela Cia. Teatral Um Peixe, o Encontro propõe a troca de experiências entre as diversas companhias amadoras espalhadas pela cidade de São Paulo e - por que não? - por todo o Estado.

Nesta nova edição, a PIRACEMA vem recheada de novidades. Em primeiro lugar, dobramos o número de grupos participantes (de quatro, passamos para oito). Também estamos trazendo uma nova atividade: as Intervenções. Nos 4 dias de evento, teremos espaço garantido para a apresentação de cenas curtas, estudos cênicos, coreografias e outros experimentos. O destaque fica para a intervenção "Jogos de Improviso Intergrupos", cujo objetivo é propor um momento de relação direta entre os grupos, uma espécie de intercâmbio improvisacional. Ali, veremos atores que nunca trabalharam juntos, vindos de escolas e linguagens completamente diferentes, atuando em conjunto. O espaço das Intervenções também receberá grupos de fora, como é o caso da Cia. Yesso e da Vidraça Cia. de Teatro, ambas vindas de Mogi Mirim só para participar da PIRACEMA, e convidados especiais, como é o caso do professor da EAD/USP, Rafael Rios. Os alunos da Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2011 também terão seu momento no palco de Intervenções, fazendo seu primeiro teste junto ao público e trazendo um pouco do aprendizado desenvolvido nesse primeiro semestre de oficina. Mas a Intervenção que melhor ilustra o propósito da PIRACEMA será realizada no dia 27 de Agosto, quando Gabriel Alex (da Cia. Teatral Um Peixe) e Mailson Saldanha (do Grupo Teatral Novos Fulanos) se juntarão para apresentar "Arena Conta Zumbi". É ótimo ver dois grupos firmando parcerias! E que venham bons frutos dessa brincadeira em conjunto!

Ao todo, a PIRACEMA contará com 29 atrações, todas gratuitas e abertas ao público. Serão 4 oficinas com o convidado Rafael Rios, 4 Mesas-Redondas, 8 espetáculos teatrais, 12 Intervenções e uma apresentação do quarteto de saxofones "Saxofonando". Também não podemos nos esquecer da Exposição que será montada no saguão do Centro Cultural e do já famoso Lanche Coletivo.

Mais uma vez, contamos com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), sem o qual este Encontro não seria possível, e com o apoio da Subprefeitura do Jabaquara.

A PIRACEMA é um Movimento em favor do Teatro Amador. Se você conhece ou faz parte de alguma companhia amadora, faça parte dessa festa. Venha fazer amigos e se divertir muito! Ajude-nos a divulgar e a fortalecer o Núcleo Amador de São Paulo!


PIRACEMA - II Encontro de Teatro Amador. Dias 6, 13, 20 e 27 de Agosto de 2011, das 13h às 21h. Centro Cultural do Jabaquara (R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara, São Paulo/SP. Tel: (11)5011-2421). Entrada gratuita.

Consulte a nossa PROGRAMAÇÃO.