domingo, 22 de maio de 2011

[OFICINA] Uma aula essencial

Ontem, 21 de Maio de 2011, foi um divisor de águas na Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2011. Foi o dia mais esperado do ano: o dia do Teste de Essência!

Para aqueles que ficaram curiosos em saber como funciona o tal teste, um lembrete: é segredo de profissionais! Hauahauahauahau! Sinto informar, mas esse conhecimento só é passado de "pai para filho". Se você quiser saber como a coisa funciona, matricule-se na Oficina 2012 e veja com seus próprios olhos! Hehehe!

Aula de maquiagem
Antes de falar do resultado dos testes, é preciso destacar o que aconteceu na aula de Maquiagem, com a coordenadora do Núcleo de Maquiagem & Figurino da Cia. Teatral Um Peixe, Luanda Mangeni. Ontem, os alunos tiveram um primeiro contato com a maquiagem circense e aprenderam a utilizar o pancake branco. Divididos em duplas, os alunos se auto-maquiaram, procurando transformar seus rostos em "folhas brancas". O resultado pode ser conferido abaixo:





Após a pintura branca, os alunos foram instruídos a desenhar em seus rostos algo que lembrasse um adereço que eles haviam levado à oficina. Esse desenho deveria ser feito apenas com lápis de olho preto.



O resultado dessa brincadeira vocês podem conferir abaixo, com as fotos de alguns alunos já maquiados:



  

Vocês podem conferir todas as fotos em meus álbuns no Orkut:

Depois dessa festança que fizemos com a maquiagem, partimos para o tão-aguardado Teste de Essência. Individualmente, os alunos submeteram-se à exigente análise (só pra assustar...hehehe) dos Coordenadores da Cia. Teatral Um Peixe. Abaixo, a lista com o Arquétipo de cada aluno:
Isadora - Sobrete
Tom - Galã
Júlio César - Galã-Central
Rita - Coquete
Priscila - Sobrete
Rose - Coquete
Alexandre - Cômico (Excêntrico)
João Francisco - Cômico (Clown)
João Paulo - Cômico (Caricato)
Bhárbara - Cínica/Dama-Galã
Nicolau - Cômico (Trump)
Mariapia - Sobrete
Daniella - Ingênua
Tina - Sobrete
Natame - Ingênua
Gleidson - Baixo-Cômico
Gracielle - Sobrete
Magali - Dama-Galã (Cômica)
Anne - Sobrete
Alessandra - Dama-Galã (Autoritária)
Bia - Dama-Galã (Maternal)

Para saber mais sobre cada Arquétipo, leia a postagem anterior: http://ciateatralumpeixe.blogspot.com/2011/05/oficina-dia-21-de-maio-teste-de.html
E assim terminamos o 9º dia de Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2011. Na semana que vem teremos aula de Cenografia e começaremos a trabalhar com a criação de intrigas a partir dos Arquétipos!

Até lá!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

[OFICINA] Dia 21 de Maio: Teste de Essência

O dia 21 se aproxima e, com ele, o TESTE DE ESSÊNCIA!

Talvez seja o dia mais aguardado do ano, já que é nele que descobriremos o arquétipo de cada um dos alunos.
E já que nesse sábado próximo falaremos apenas de arquétipo circense, decidi fazer um resumão explicativo para que as pessoas que perderam a aula do dia 31 de Abril fiquem por dentro.

Então, vamos aos Arquétipos. Antes de mais nada, é importante lembrar que na encenação circense trabalhamos com dois tipos de arquétipos: os Brancos e os Mascarados. Os Brancos caracterizam-se por possuírem uma veia mais "realista" (coloco entre aspas porque, como já estudamos, o circo NÃO é realista), enquanto os Mascarados são facilmente identificados por seus traços exagerados e levada cômica. Cada tipo de Arquétipo possui cinco essências. As essências brancas: Galã, Ingênua, Cínico, Dama-galã e Galã Central. E as mascaradas: Cômico, Baixo-cômico, Sobrete, Coquete e Caricato. Além dessas 10 principais, temos outras três "menores", cuja ocorrência não é tão recorrente e das quais não falaremos muito. Mesmo assim, vale lembrar: Galãzinho (uma espécie de versão masculina da Ingênua), Ingênua-cínica (uma Ingênua que sofreu muito e decidiu trilhar o caminho "do mal". Todas as maldades que ela faz se justificam por amor) e Galã-bandeja (não se trata exatamente de um arquétipo, mas mais de um tipo. Trata-se de um galã extremamente bonito, de corpo escultural, que era colocado em cenas de multidão ou festa - daí seu nome - para ser chamariz do público feminino).

Focaremos, então, nas 10 essências principais. São elas (todas as fotos são do espetáculo "A Mansão Veit", da Cia. Teatral Um Peixe):
         
GALÃ
Thiago Marangoni como Marcos
Normalmente, é o "mocinho" do espetáculo. Bonito, inteligente e sedutor. Em alguns momentos, cafajeste. Costuma dividir o protagonismo da peça com a Ingênua, com quem, na maioria das vezes, faz par romântico. Em geral, é o "herói" da trama, mas isso não impede que assuma outras funções, como a do Galã-cínico que inicia a intriga querendo algo em benefício próprio mas, no meio da história, conhece e se apaixona pela Ingênua, fazendo com que seus planos se modifiquem.

INGÊNUA
Gabrielly Negreti como Ivonete
Da mesma forma que o Galã, é a protagonista da história, a "mocinha". Bonita, recatada, de ar juvenil (mas nem sempre infantil) e aspecto frágil, costuma ser a vítima predileta dos Cínicos. Com isso, acaba se tornando sempre um dos elementos desencadeadores da Intriga: a Ingênua em perigo faz com que o Galã se ponha em uma missão de resgate.

CÍNICOS
Pedro Rodrigues como Marisal
Fecham o eterno "triângulo amoroso" com o Galã e a Ingênua. Na maioria das vezes, são chantagistas, aproveitadores, mentirosos e vilanescos (às vezes, cartoonizados). Dificilmente apresentam-se de forma pura, como um arquétipo isolado. O mais comum é ver o arquétipo de Cínico associado a outro, como o Galã, a Coquete, a Dama-galã.





DAMA-GALÃ
Luanda Mangeni como Olávia  Veit
No passado, eram representadas por atrizes mais velhas ou experientes, fazendo normalmente os papéis maternais (mães, avós) ou de autoridade (rainhas, matronas, sogras etc). Sempre discretas, possuem ar majestoso e respeitável, vestindo-se de maneira impecável, no melhor da moda parisiense. Muitas vezes, são retratadas como autoritárias, assumindo a típica função da megera ditadora.



GALÃ CENTRAL
Plínio Garcia como Bartolomeu Veit
Sua nomenclatura nada tem a ver com a figura do Galã. Na verdade, trata-se da versão masculina da Dama-galã (com quem, normalmente, faz par). Também são representados por atores mais velhos ou experientes (no Circo, costumavam ser os donos da companhia) e, geralmente, trabalham em oposição à Dama-galã: se ela é uma megera ditadora, ele é o maridinho acuado; se ela é maternal, ele é o típico patriarca Freyriano etc.

CÔMICO
Mateus Alves como Meneslau
Como seu nome indica, é o elemento responsável pela comicidade da Intriga. Muitas vezes, era o próprio palhaço do circo, mas isso não significa que um Cômico precise estar vestido como tal (nariz vermelho, roupas largas, sapatos desproporcionais). Nas pequenas comédias circenses, costumava ser o protagonista do espetáculo, dando, inclusive, título à peça (como em "Picolino, o gostosão"). Nas peças mais elaboradas, deixa a posição central e, normalmente, assume a função de criado, armando inúmeros quiproquós na tentativa de prejudicar os patrões e ajudar o par romântico.

BAIXO-CÔMICO
Aelson Lima como Dr. Nakata
Também chamados de "escadas", os Baixos atuam sempre ao lado de um Cômico, sendo responsáveis pela organização das ideias, preparando o público para o riso (que, na maioria das vezes, é gerado pelo parceiro Cômico). Possuem um nível de organização mental altíssimo, são extremamente perspicazes, limpos e de humor inteligente.




SOBRETE ou SOUBRETTE (no original francês)
Aline Hernandes como Elisa
Em geral, são uma versão feminina do Baixo-Cômico. Também possuem alto nível de organização mental, limpeza e humor inteligente. No entanto, costumamos descrevê-las como sendo "mulheres com algum tipo de problema": ou são histéricas, ou são esquecidas, ou são tudo ao mesmo tempo.






COQUETE
Carmem Garcia como Madame Cassandra
Um tipo de Sobrete. A diferença está no aspecto altamente sexualizado da Coquete: deve possuir corpo escultural, uma beleza ímpar, voz melodiosa (se souber cantar e dançar, melhor). Nas Intrigas, costuma assumir papel Cínico, investindo no Galã e atentando contra a Ingênua. Normalmente, é representante de mulheres independentes e, em muitos casos, é mostrada como sendo fútil e adúltera.

CARICATO
Rafael Garcia como Maurício
É a extrapolação do Cômico. Costuma ser apelativo ao extremo, do tipo que jogaria tortas na cara dos parceiros. Possuem grande aspecto improvisacional e criatividade única, sabendo sentir o público para encaixar uma piada imprevista. Difíceis de controlar, podem tanto jogar o espetáculo na estratosfera, com suas piadas certeiras, como podem destruí-lo sem dó nem piedade, querendo aparecer mais que o necessário.  


  

E estes são os Arquétipos presentes no Circo-Teatro. Sábado é o grande dia! Quem será o quê? Descobriremos em breve, no grande TESTE DE ESSÊNCIA da Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2011!

Até lá!

domingo, 15 de maio de 2011

[INFORME] VIII Festival de Peças Curtas de Sumaré

É com grande satisfação que anunciamos que o espetáculo "Eles são Seis Cômicos", da Cia. Teatral Um Peixe, foi APROVADO no VIII Festival de Peças Curtas de Sumaré.

Não só fomos aprovados como também somos o ÚNICO representante do Município de São Paulo no Festival, ao lado de grupos de Campinas, Santos, Mogi Mirim, Quadra, Itupeva etc.


Abaixo, segue a programação:

22/jun
19hs - ABERTURA
20hs - A VELHA ATRIZ - Cia Teatro Educando com arte (ITUPEVA)
20h30 - Rua da Armagura - Grupo Teatral Mktub (SUMARÉ)
21hs - O Encontro - Cia Teatral Folia de Rua (JABOTICABAL)
21h30 - Quem não tem cão caça com Gato - Grupo Teatral Escalada (CAMPINAS)
22h - Na Caverna - Teatro Popular de Mococa (MOCOCA)

23/jun
14hs - Feliz Aniversario - Núcleo de Teatro CEBE (MOGI MIRIM)
14h30 - O Incrível Homem Primitivo - Vidraça Cia de Teatro (MOGI MIRIM)
15hs - Fofo! - Grupo Teatral Tapanaraca (ITAPETININGA)
15h30 - Casamento é coisa seria - Pentáculos (ITUPEVA)
16hs - Os Amantes da Corte - Grupo Teatral Lange (CESARIO LANGE)
20h - Desculpa! Estamos em obra - WM'S Cia de teatro e dança (MOGI MIRIM)
20h30 - Rendição a Saudade - Cia Cupim de Teatro (NOVA ODESSA)
21hs - A Culpa foi da televisão - Grupo Teatral Escalada (CAMPINAS)
21h30 - O casamento do Delicado - Cia Teatral Liberdade Cênica (CAMPINAS)
22hs - Nelson - Cia Teatral 4 Cantos (QUADRA)

24/jun
14hs - IDS e EGOS - Núcleo Teatral Taraumara (CAMPINAS)
14h30 - Eles são Seis Cômicos - Cia Teatral Um Peixe (SÃO PAULO)
15hs - O Navio Negreiro - Cia Teatro Educando com arte (ITUPEVA)
15h30 - Uma Menina - Grupo Teatral Diamante Negro (PATROCINIO PAULISTA)
16hs - Cartomante do Parque - Grupo Teatral Tapanaraca (ITAPETININGA)
20hs - Y Viva García Lorca - Núcleo Teatral Taraumara (CAMPINAS)
20h30 - O Profeta do Espanto - Cia Teatral Himeid (CAMPINAS)
21hs - Pega Ladrão Papai Noel - Grupo Sonhos em Movimento (CAMPINAS)
21h30 - Paixão de Cristo - Cia Teatral Cenarte (CAMPINAS)
22hs - Vida Besta - Cia Teatral Metamorfose (BIRIGUI)

25/jun
14hs - Os Saltimbancos - Grupo Catavento de Teatro (NOVA ODESSA)
14h30 - Mulher de Jagunço - Grupo Yesso (MOGI MIRIM)
15h - Zumbilunos - Cia Bantarvi (CAMPINAS)
15h30 - Dona Baratinha e os 7 pecados Capitais - Cia Teatro Shekinah (SUMARÉ)
16h - Brincando de Gente - Cia teatral Cenarte (CAMPINAS)
16h30 - A Historia é uma Historia - STAMC (CAMPINAS)
20h - A Construção - Teatro Ditirambo (VALINHOS)
20h30 - Querô. Uma reportagem Maldita - Cia Teatral Arcádia (SANTOS)
21hs - O Anjo - Cia Teatral 4 Cantos (QUADRA)
21h30 - Vestido de Noiva - Cia Teatral Arcádia (SANTOS)

26/jun
10hs - Encerramento das Oficinas
16hs - Espetáculo de encerramento
18hs - Entrega dos certificados e premiação
  
Gostaríamos de parabenizar a todos os grupos selecionados e agradecer à comissão organizadora do Festival de Sumaré por mais esta oportunidade de comunicarmos nosso trabalho e nossa pesquisa fora de São Paulo. Também ficamos muito felizes em ver que amigos queridos (como a Cia. Teatral 4 Cantos, de Quadra) nos acompanharão em mais essa jornada! Em breve nos encontraremos em mais um Festival!

Até Junho!

terça-feira, 3 de maio de 2011

[INFORME] O Teatro Brasileiro perde um de seus mestres

Ontem, 2 de Maio de 2011, o dia amanheceu mais cinzento. Não era a chuva, nem a neblina. Era um dia de luto para todos os atores brasileiros. Aos 85 anos, um de nossos maiores ícones, o diretor José Renato Pécora, nos deixou.


Após anos fora dos palcos, José Renato estava em cartaz com o espetáculo "Doze Homens e Uma Sentença", em São Paulo. Durante a sessão de domingo, José Renato cometeu um erro em cena, confundindo a fala "o velho queria ganhar um pouco mais de atenção" com "o velho queria ganhar um pouco mais de tempo". Até parece que, inconscientemente, sabia o que estava por vir...

Saindo do espetáculo, jantou e, em seguida, se dirigiu à rodoviária para voltar ao Rio de Janeiro. Não gostava de avião, preferia as viagens de ônibus e gostava de ver o sol nascer na cidade maravilhosa. No entanto, não teve a oportunidade de ver o amanhecer uma última vez. Ainda em São Paulo, teve um infarte ao qual não resistiu.

Nós, da Cia. Teatral Um Peixe, lamentamos mais uma perda que sofremos nessa frente de batalha que é o teatro. Fundador do Arena, José Renato sabia muito bem o que é lutar.

A nós, resta uma missão: não deixar que toda a luta, todas as conquistas feitas por nossos mestres se percam. Não podemos ser simplórios ou preguiçosos. Não podemos nos contentar em ser medíocres. Honremos aqueles que vieram antes de nós. Honremos a memória de Guarnieri, de Paulo Autran, de Dercy Gonçalves e, agora, de José Renato.

É triste, mas é um fato: nossos mestres estão nos deixando. Será que estaremos à altura para assumir a responsabilidade de manter vivo um teatro sem mestres?